FC Porto assina parceria estratégica com o norte-americano FC Cincinnati

FC Porto assina parceria estratégica com o FC Cincinnati
FC Porto assina parceria estratégica com o FC CincinnatiFC Porto

O FC Porto anunciou esta quarta-feira um protocolo desportivo e institucional com o FC Cincinnati, emblema da Liga norte-americana de futebol (MLS), inserido numa estratégia de expansão no mercado dos Estados Unidos.

O protocolo, assinado esta quarta-feira no museu do FC Porto, no Estádio do Dragão, prevê colaborações nas áreas de desenvolvimento de talento, com enfoque na formação, estruturas técnicas e scouting, partilha de boas práticas em inovação, tecnologia, dados e medicina desportiva.

“Este protocolo foi alinhado ao longo de cerca de um ano e passa não só pelo desenvolvimento de jogadores, mas também pelo scouting e por estratégias comerciais que possam nascer desta relação”, afirmou Villas-Boas, citado em comunicado veiculado pelos dragões, destacando o novo parceiro como “um dos clubes mais inovadores e dinâmicos da MLS”.

No âmbito desta parceria, o FC Porto pretende também explorar oportunidades comerciais no mercado norte-americano, sendo que o líder azul e branco manifestou ainda a vontade de abrir a primeira escola de futebol do FC Porto no país.

O FC Cincinnati, fundado em 2015, compete desde 2019 na MLS, e, segundo os portistas, tem apresentado um "crescimento estruturado", tendo atingido as meias-finais do campeonato na última época.

O presidente do clube do estado do Ohio, Jeff Berding, também se mostrou satisfeito pela assinatura do acordo: "Nos próximos 10 anos, queremos ser um clube respeitado a nível global, alimentados pelo crescimento do futebol nos Estados Unidos. Para o conseguirmos, temos de aprender com os melhores. Ter esta oportunidade de parceria com este clube fantástico, um dos clubes de maior sucesso do mundo, como provam todos estes troféus aqui no museu, é incrível".