Desportivo: O domínio de Messi e a busca de Ronaldo pelo recorde
Esta semana, o duelo dos grandes craques apresenta-se em duas fases diferentes. De um lado do Atlântico, Lionel Messi está a celebrar um impressionante despertar de outono no outono da sua carreira. Só em outubro, o jogador de 38 anos marcou sete golos e deu seis assistências em apenas quatro jogos.
No sábado à noite, no entanto, foi um caso de tremer: um golo de Messi no final não foi suficiente para evitar que o conjunto da Flórida perdesse com o Nashville SC nos play-offs. O importantíssimo jogo 3 da série terá, portanto, de decidir se Messi e companhia serão eliminados na primeira fase dos play-offs.
Com 62 golos sensacionais (42 golos, 20 assistências) em 49 jogos no ano civil de 2025, o argentino alcançou a sua segunda melhor contribuição global desde 2020. O treinador Javier Mascherano coloca-o em poucas palavras: "Ninguém é insubstituível no futebol, exceto Messi".
Entretanto, Cristiano Ronaldo continuou a bater o seu recorde na Arábia Saudita. O jogador de 40 anos marcou os dois golos da vitória do Al-Nassr sobre o Al-Fayha por 2-1, incluindo um golo de grande penalidade aos 15 minutos dos descontos. "O meu coração estava a bater um pouco mais rápido do que o normal hoje", admitiu o português após o jogo.
Na época 2025/26, CR7 marcou 14 golos em 14 jogos e está a aproximar-se da marca mágica dos 1000 golos na carreira. Faltam-lhe atualmente 48.
Esta semana, o GOAT-o-meter está ligeiramente a favor de Ronaldo. Depois de um outubro excecional para Messi, o português se destaca com os dois gols da vitória no Campeonato Espanhol. O argentino pode seguir o exemplo com um impacto decisivo no confronto do próximo fim de semana na MLS.

Fora de campo: idílio familiar x provocação em entrevista
Fora de campo, os dois astros mostram lados bem diferentes de si mesmos. Lionel Messi está a desfrutar da vida familiar em Miami e celebrou o 13.º aniversário do seu filho Thiago com uma festa brilhante do Barcelona, com direito a bolo do Camp Nou e decorações blaugranas. "Que bom celebrar-te, Thiagui!", postaram Leo e a esposa Antonela juntamente com as calorosas fotografias de família.
Cristiano Ronaldo, por sua vez, causou furor com declarações claras. Numa antevisão da sua entrevista a Piers Morgan, cuja primeira parte será publicada na terça-feira, contrapôs-se à afirmação de Wayne Rooney de que Messi é o melhor jogador, dizendo:"Não concordo. Não preciso de ser modesto".
Confessou também o seu amor pelo Brasil ("Beijo todos os brasileiros") e desmentiu os rumores sobre o seu estatuto de multimilionário. Na vida privada, o homem de família apareceu na festa de Halloween com a filha Bella, que lhe pregou um pequeno susto com uma máscara.
Futuro: Preparação para o Campeonato do Mundo e decisões contratuais
O futuro promete emoção. Para Lionel Messi, o que está em jogo é a classificação para os play-offs da MLS em Nashville, na noite de domingo, 9 de novembro. De qualquer forma, Messi permanecerá no Miami e seu contrato foi renovado até 2028.
Cristiano Ronaldo quer finalmente vencer a liga saudita com o Al-Nassr e prepara-se com a sua equipa para os próximos jogos do campeonato e da Liga dos Campeões Asiáticos 2. O grande objetivo continua a ser o Campeonato do Mundo de 2026, onde poderá ter lugar o lendário duelo entre Portugal e a Argentina e, talvez, o último duelo de grandes craques.
