Mais

Messi aponta à Bota de Ouro e a um inédito MVP na última jornada da MLS

Messi quer o MVP e a Bota de Ouro da MLS
Messi quer o MVP e a Bota de Ouro da MLSRich Storry / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

A Liga norte-americana (MLS) encerra esta madrugada a sua temporada regular com uma intensa luta para melhorar posições para os play-offs e Lionel Messi a aspirar à dobradinha nos grandes reconhecimentos individuais: a Bota de Ouro e o prémio de MVP.

O astro argentino já foi eleito Jogador Mais Valioso (MVP) na época passada, a primeira que disputou de forma completa com o uniforme do Inter Miami.

Nesta época pode tornar-se o primeiro futebolista a revalidar o galardão nas três décadas de vida da Liga e também o segundo a possuir dois MVP na sua vitrina, acompanhando o sérvio Preki (1997 e 2003).

"Não há qualquer tipo de dúvidas" de que Messi é o MVP, disse o treinador Javier Mascherano na conferência de imprensa de sexta-feira. "Mesmo dando a vantagem de ter jogado bastante menos partidas do que os restantes".

"Poderíamos medir o Leo apenas pelos dados, e ele é o melhor, mas vai além disso", apontou. "É o que reflete em campo, a importância que tem dentro da equipa e, sobretudo, o que faz desfrutar todos os que têm a possibilidade de o ver".

O troféu de melhor marcador

A Bota de Ouro para o melhor marcador da Liga norte-americana seria uma novidade no incomparável palmarés do capitão albiceleste, vencedor de um recorde de oito Bolas de Ouro na sua carreira.

Antes da última jornada de sábado, Messi lidera a lista de marcadores com um registo excecional de 26 golos em 27 partidas, superando em dois golos o gabonês Denis Bouanga (Los Angeles FC) e em três o inglês Sam Surridge (Nashville).

O argentino lidera a corrida apesar de ter disputado três e seis jornadas a menos do que Bouanga e Surridge, respetivamente. "Se pudermos ajudar o Leo a ganhar a Bota de Ouro, seria fantástico", antecipou Mascherano. "Vamos tentar fazer tudo o possível para o ajudar".

Liderança do Oeste em jogo

Além do apoio ao seu capitão, o Inter Miami tem outro objetivo claro na visita de sábado ao Nashville de Sam Surridge. Os pupilos de Mascherano, que ocupam a terceira posição da Conferência Este, têm a possibilidade de subir um lugar caso o FC Cincinnati tropece frente ao CF Montreal.

O Cincinnati tem 62 pontos, os mesmos que o Inter mas com vantagem no desempate, e nenhum deles pode já alcançar o líder, Philadelphia Union, que conta com 66 pontos.

A classificação da temporada regular determina a vantagem de campo para os play-offs, que arrancam a 24 de outubro, e Mascherano avançou que contará tanto com Messi como com Rodrigo De Paul sem limitações, apesar de ambos terem jogado o amigável de terça-feira da Argentina frente a Porto Rico.

O Nashville, por seu lado, está na sexta posição do Este com 54 pontos e também pode subir dependendo dos resultados de New York City e Charlotte, quinto e quarto classificados, ambos com 56 pontos.

No Oeste, o primeiro lugar da conferência estará em jogo na jornada final de sábado, conhecida como o "Decision Day". Aos Vancouver Whitecaps do alemão Thomas Müller, líder provisório com 63 pontos, basta pontuar frente ao FC Dallas para terminar no topo da tabela. A sua única ameaça é o San Diego FC (60 pontos) do mexicano Hirving "Chucky" Lozano, que visitará os Portland Timbers com a ambição de um primeiro lugar que coroaria uma histórica temporada de estreia na MLS.