Lionel Messi e Jordi Alba, do Inter Miami, foram suspensos depois de terem faltado ao jogo All-Star da Major League Soccer no início desta semana, informou a liga esta sexta-feira.
A MLS disse num comunicado que Messi e Alba não estariam disponíveis para o confronto de sábado contra o FC Cincinnati "devido à sua ausência" na exibição All-Star desta semana.
“De acordo com as regras da liga, qualquer jogador que não participe no All-Star Game sem a aprovação prévia da liga não pode competir na próxima partida do seu clube”, disse a liga num breve comunicado.
Messi e Alba tinham sido escolhidos para jogar por uma equipa combinada da MLS na quarta-feira contra uma equipa formada por jogadores da Liga mexicana, como parte da pausa All-Star. No entanto, os dois jogadores retiraram-se do mesmo sem explicar os motivos.
A desistência em cima da hora deixou Messi e Alba sujeitos a sanções. De acordo com as regras da MLS, os jogadores selecionados para o jogo All-Star devem participar, a menos que tenham uma razão válida – como uma lesão – para não o fazer.
O comissário da MLS, Don Garber, disse que a liga não teve outra escolha a não ser suspender os jogadores das atividades deste fim de semana, descrevendo como uma “decisão muito difícil”.
“Eu sei que Lionel Messi ama esta liga. Não acho que haja um jogador – ou alguém – que tenha feito mais pela Major League Soccer do que Messi. Compreendo, respeito e admiro totalmente o seu compromisso com o Inter Miami e respeito a sua decisão. Infelizmente, temos uma política de longa data em relação à participação no All-Star Game e tivemos de a aplicar. Foi uma decisão muito difícil", apontou.
Garber, no entanto, disse que a MLS iria rever a política existente no futuro.
“Vamos analisar bem a política daqui para a frente. Estou empenhado em trabalhar com os nossos jogadores para determinar como a regra deve evoluir", garantiu.
Em declarações na quarta-feira, Garber disse que a liga deveria ter tido conhecimento mais cedo sobre a ausência, mas expressou alguma simpatia pelo calendário extenuante. Lionel Messi, de 38 anos, disputou nove jogos em 35 dias e fez 90 minutos em cada partida, incluindo quatro jogos no Mundial de Clubes da FIFA.
"O Inter Miami teve um calendário diferente de qualquer outra equipa. A maioria das nossas equipas teve uma pausa de 10 dias. Miami não teve. Então, temos que gerir isso como liga", vincou.