Mais

MLS: Homenagear Busquets e lutar pelo Supporters Shield, a dupla tarefa do Inter Miami

Sergio Busquets quer mais um título com o Inter Miami antes de se retirar
Sergio Busquets quer mais um título com o Inter Miami antes de se retirarMichael Chisholm / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Homenagear Sergio Busquets e lutar pelo Supporters Shield: o Inter Miami tem uma dupla missão na penúltima jornada da fase regular da MLS que se disputa este fim de semana, com Thomas Müller e Son Heung-min a lutar pelo primeiro lugar da Conferência Oeste.

Siga as incidências da partida

Campeão do Mundial com Espanha em 2010 e bússola do melhor Barcelona, Busi vai retirar-se do futebol no final da época.

As Garças, que o espanhol representa desde meados de 2023, vão prestar-lhe homenagem no final do jogo contra o New England Revolution na madrugada de domingo, no Chase Stadium, em Fort Lauderdale, Flórida.

No evento participarão os seus companheiros de equipa, incluindo Lionel Messi e o resto da legião ex-culé, como o atual treinador Javier Mascherano, e os jogadores Jordi Alba e Luis Suárez, assim como membros da direção do Inter Miami e familiares.

Espera-se que seja projetado um vídeo em que participam vários jogadores com quem partilhou tempo de jogo ao longo da sua gloriosa carreira, na qual se afirmou como um dos melhores médios defensivos da história. E também que Busi, mais habituado a falar dentro do campo do que fora dele, dirija algumas palavras aos adeptos do jovem clube da Flórida.

"É um grande jogador e uma grande pessoa", disse o defesa argentino do Inter Gonzalo Luján. "Desejo-lhe o melhor no que vier, quero desfrutar destes últimos jogos".

Primeiro o jogo

Mas antes do merecido tributo a um jogador a quem alguns vaticinam uma promissora carreira como treinador, o Inter Miami tentará regressar às vitórias após empatar na visita a Toronto (1-1) e perder em casa frente ao Chicago Fire (3-5).

O duelo contra os Revs apresenta-se como um dos jogos mais importantes da época para Mascherano e companhia, pois podem manter vivo o sonho de revalidar o troféu Supporters' Shield, atribuído à melhor equipa da fase regular.

A situação, contudo, é complicada a duas jornadas do fim da fase regular: precisam de vencer o New England e esperar um deslize do Philadelphia Union, líder da Conferência Este com 63 pontos.

Uma vitória do Philadelphia frente ao New York City FC colocaria um ponto final nas aspirações da equipa de Javier Mascherano, quarta com 56 pontos e um jogo a menos.

El Jefecito foi muito crítico da sua estratégia depois de a sua equipa ter perdido dolorosamente a meio da semana frente ao Chicago Fire, numa noite apagada de Messi, e procurou o feedback dos seus jogadores para evitar os mesmos erros.

"Tenta-se sempre convencer os jogadores com a ideia, mas o mais importante é que se sintam confortáveis", disse.

Luta pelo primeiro lugar no Oeste

Na Conferência Oeste, por outro lado, a 38.ª jornada pode ser vital na luta pelo primeiro lugar, atualmente ocupado pelo San Diego FC com 57 pontos. Os líderes visitam no sábado o Dynamo em Houston, com o risco de três equipas - Vancouver Whitecaps, Minnesota e LAFC - provocarem um golpe de estado. Os Whitecaps, do alemão Thomas Müller, segundos com 57 pontos e um jogo a menos, vão defrontar um San José Earthquakes que precisa de pontos para se manter em lugares de play-off.

A equipa de Müller entra em campo depois de se ter sagrado campeã da Taça do Canadá.

A estrela sul-coreana Son Heung-min, do Los Angeles FC (LAFC), tentará por sua vez não ficar para trás na luta pelo primeiro lugar quando os angelinos, quartos com 53 pontos, receberem o Atlanta United. O LAFC tem tudo para terminar a fase regular no topo, pois tem dois jogos a menos. O Minnesota, terceiro com 55 pontos, recebe em casa o Sporting KC.

No Oeste também pode ficar decidida a distribuição dos dois últimos bilhetes para os play-offs.

Austin FC e Portland Timbers garantiriam o apuramento caso vençam ou empatem frente ao St. Louis City e ao Seattle Sounders, respetivamente.