Philadelphia Union 2-2 (4-2 após penáltis) Chicago Fire

Gregg Berhalter, ex-selecionador dos Estados Unidos, desenhou um plano defensivo altamente eficaz para o Chicago Fire, que conseguiu colocar o Philadelphia sob pressão, apesar de a equipa visitante partir como favorita nesta série da 1.ª ronda da Conferência Este.
Um golo de Indiana Vassilev, aos 70 minutos, e outro de Milan Iloski pouco depois, deram ao Union uma vantagem de 2-0.
“Gostava que o jogo tivesse terminado 2-0, mas isto são os playoffs”, afirmou Vassilev à Apple TV. “Eles jogaram muito melhor do que nos dois últimos jogos em que os defrontámos, e há que dar-lhes crédito por isso. É bom vencer em casa, tivemos uma boa época e agora trata-se de seguir em frente”, acrescentou.
Mas o francês Jonathan Bamba, aos 84 minutos, e Jack Elliott, aos 90+4’, restabeleceram a igualdade para o Chicago, levando a decisão do encontro para as grandes penalidades.
Joel Waterman atirou à barra na quarta tentativa do Chicago, o que permitiu ao venezuelano Jesús Bueno marcar o 4-2 final e garantir a vitória no desempate na marca dos onze metros para o Philadelphia.
O segundo jogo da série disputa-se no próximo sábado, no Soldier Field, em Chicago. Uma vitória do Philadelphia Union, seja no tempo regulamentar ou nas grandes penalidades, garantirá o apuramento para as meias-finais da conferência.
Vancouver Whitecaps 3-0 FC Dallas

Num BC Place repleto, o Vancouver Whitecaps goleou o FC Dallas por 3-0 e adiantou-se na eliminatória da 1.ª ronda da Conferência Oeste.
A equipa orientada pelo dinamarquês Jesper Sørensen foi amplamente dominadora, mas só aos 43 minutos o mexicano Daniel Ríos inaugurou o marcador, de cabeça, após um cruzamento de Ali Ahmed.
Os Whitecaps, que terminaram 19 pontos acima do Dallas na fase regular, reforçaram o domínio na segunda parte, com golos de Müller, aos 60 minutos, de grande penalidade, e do japonês Kenji Cabrera, aos 83’.
Assim, a formação canadiana, que já soma um segundo lugar na Taça dos Campeões da CONCACAF e o título da Taça do Canadá, fica agora a um passo das meias-finais da Conferência Oeste.
O segundo jogo da série disputa-se no sábado, no Toyota Stadium, em Frisco, no Texas.
San Diego 2-1 Portland Timbers

No último jogo do dia, o San Diego FC venceu o Portland Timbers por 2-1, numa estreia histórica nos playoffs, marcada pela ausência do mexicano Hirving “Chucky” Lozano, envolvido em problemas internos.
Lozano, de 30 anos e principal figura desta equipa estreante na MLS, ficou novamente fora da convocatória da formação californiana, pelo segundo jogo consecutivo.
De acordo com vários relatos, o jogador terá manifestado o seu desagrado à equipa técnica após ter sido substituído no encontro frente ao Houston Dynamo, disputado a 4 de outubro.
“Sou uma pessoa apaixonada e competitiva, que quer sempre dar o melhor”, escreveu Chucky numa publicação nas redes sociais. “Não reagi da melhor forma e assumi a responsabilidade”, acrescentou.
O San Diego resolveu o encontro em apenas sete minutos, com golos de Onni Valakari (23’) e de Anders Dreyer (30’), finalista ao prémio de Jogador Mais Valioso da fase regular.
Os Timbers, orientados pelo britânico Phil Neville, reduziram por intermédio de Kristoffer Velde (36’).
