Thomas Müller tornou-se o jogador de futebol mais bem sucedido da Alemanha, com 35 títulos. Marcou também o seu 300.º golo na vitória na Taça do Canadá.
Recorde as incidências da partida
Thomas Müller sorriu maliciosamente. Depois, entrou no relvado e atirou água para a cara dos colegas de equipa. O jogador de futebol mais bem sucedido da Alemanha comemorou o seu 35.º título e o seu 300.º golo como profissional - os próximos marcos da sua carreira única - ao estilo típico de Müller.
"Ganhar o campeonato canadiano é mais importante para mim do que aumentar a minha coleção pessoal de troféus", afirmou. O facto de ter ultrapassado o também vencedor do Mundial-2014, Toni Kroos (34 títulos), com a vitória do Vancouver Whitecaps por 4-2 contra o rival local Vancouver FC e de se ter imortalizado com o novo recorde alemão não interessava assim tanto ao antigo jogador do Bayern de Munique.
Müller dá um passo atrás
"O elevado número de troféus é, naturalmente, bom, mas, em última análise, o que conta para mim é a experiência partilhada com os jogadores e os adeptos - é isso que me dá alegria", afirmou Müller.
O jogador deu imediatamente provas disso. Repetidas vezes, segurou orgulhosamente o troféu para os 18.372 adeptos e saltou exuberantemente no pódio com os seus companheiros de equipa. No final da noite, tirou o boné da cabeça e fez uma dança célebre com movimentos de anca soltos.
300 golos marcados
Müller não parou de festejar nesta noite histórica. Depois da final da Taça, em que ele próprio preparou o 1-0 e marcou o 2-0, o avançado foi presenteado com um bolo no relvado pelo seu 300.º golo como jogador profissional.
"Contamos golos nos treinos?", perguntou em tom de brincadeira, apagando as velas com uma gargalhada.
O penálti convertido na etapa inicial selou o quinto golo de Müller na sua sexta partida com a camisola dos Whitecaps desde a estreia, em 18 de agosto. O jogador marcou 250 golos com a camisola do Bayern e 45 com a seleção alemã.
"O hamster mais bem-sucedido da Alemanha"
Enquanto o Vancouver conquistava a sua quarta taça consecutiva, Müller tornava-se o jogador de futebol alemão mais bem-sucedido. "Prefiro dizer: 'O hamster com mais títulos da Alemanha'", disse Müller ao Sport Bild: "A questão é sempre: como é que se pesam estes títulos? Um é campeão nacional mais vezes, o outro tem mais vitórias na Liga dos Campeões".
Kroos, que termina a sua carreira em 2024, ganhou o troféu seis vezes. Müller - que ainda tem contrato com o Vancouver até ao final de 2026 - "só" conquistou o título duas vezes. "As estatísticas são uma coisa bonita, nada mais e nada menos. Não jogo futebol pelo meu legado de títulos, mas porque simplesmente adoro estar em campo", disse o ícone do Bayern.