A NBA anunciou em março passado os planos para criar uma filial na Europa em colaboração com a federação mundial FIBA. Atualmente, a Euroliga, organizada de forma independente da FIBA, é considerada a principal competição de clubes do basquetebol europeu, onde também compete o Bayern. A principal prova da FIBA é atualmente a Liga dos Campeões, em que o Benfica participa. O arranque da NBA Europe não é esperado antes de 2027.
"Está previsto que haja lugares fixos para cerca de oito a dez clubes e mais quatro a seis vagas atribuídas por mérito desportivo", explicou Weiss, que também é tesoureiro da FIBA: "A Liga imediatamente abaixo deverá ser a atual Liga dos Campeões. Assim, cria-se um sistema em pirâmide com subidas e descidas, tal como conhecemos na Europa."
Uma cooperação com a EuroLeague, por sua vez, já não está em cima da mesa. "As negociações terminaram porque a Euroliga as cancelou", afirmou Weiss: "No fim, a Euroliga voltou a mostrar arrogância e declarou que não estava interessada. Perante isso, a NBA decidiu: 'Então fazemos sozinhos.'"
O dirigente de longa data revelou ainda que "há vários investidores norte-americanos interessados em investir numa equipa europeia."
