Feminino: Gotham FC sagra-se campeão norte-americano e faz história

Momento especial para o Gotham
Momento especial para o GothamČTK / AP / Kevin Kolczynski

O Gotham FC conquistou o título da National Women's Soccer League (NWSL) dos Estados Unidos. Clube norte-americano arrancou a temporada com Jéssica Silva no plantel, que entretanto se mudou para a Arábia Saudita

Reveja aqui as principais incidências da partida

As notas das jogadoras
As notas das jogadorasFlashscore

Na final dos play-offs, a equipa venceu em São José por 1-0 frente ao Washington Spirit. Foi o culminar de uma caminhada notável.

O Gotham foi a oitava e última equipa a garantir presença na fase a eliminar. Nunca antes, na história da NWSL, uma equipa vinda desta posição tinha conquistado o troféu.

"É tudo tão surreal", afirmou a internacional norte-americana Rose Lavelle, autora do golo decisivo aos 80 minutos: "Sabemos que na fase regular não atingimos o nosso potencial. Nos play-offs, o objetivo era mostrar o melhor de nós."

Para a formação de Nova Iorque, este é já o segundo campeonato da NWSL, depois do triunfo em 2023. Nessa altura, o Gotham estabeleceu um novo recorde ao conquistar o título após terminar a fase regular no sexto lugar.

Na presente temporada, o Gotham eliminou sucessivamente o vencedor da fase regular Kansas City Current (2-1), o detentor do título Orlando Pride (1-0) e agora o vice-campeão Washington.