À procura de um novo fôlego: Strand Larsen e a missão de relançar Glasner no Crystal Palace

Jorgen Strand Larsen trocou o Wolves pelo Crystal Palace
Jorgen Strand Larsen trocou o Wolves pelo Crystal PalaceČTK / imago sportfotodienst / IMAGO

Apesar do fecho do mercado de transferências de janeiro ter sido discreto, ainda houve alguns negócios realizados nos últimos instantes, sendo um deles particularmente interessante por várias razões.

É evidente que o ambiente nos bastidores do Crystal Palace não é dos melhores neste momento.

Será a contratação de Strand Larsen um gesto de reconciliação para Glasner?

O capitão, Marc Guéhi, pôde assinar pelo Manchester City no início da janela, enquanto o treinador principal, Oliver Glasner, poucos meses depois de ter levado os Eagles à sua primeira conquista da Taça de Inglaterra, admitiu sentir-se "completamente abandonado" pela direção, em parte devido à saída de Guéhi.

De facto, o austríaco terá certamente provocado a ira do proprietário do Palace, Steve Parish, ao afirmar: "Isto já dura há semanas e meses."

"Não sentimos qualquer apoio, e o pior é venderem o nosso capitão um dia antes de disputarmos um jogo da Premier League. Sempre mantive o silêncio, mas não posso, porque tenho de defender estes jogadores."

Enorme humilhação na Taça de Inglaterra

Jogadores que não conseguiram repetir a forma que lhes valeu a vitória em Wembley e a entrada no futebol europeu.

A equipa não venceu nenhum dos últimos 12 jogos em todas as competições, incluindo a eliminação na Terceira Ronda da Taça de Inglaterra frente à equipa com pior classificação, o Macclesfield.

Esse desaire foi, de longe, o maior da história da mais antiga competição de taças do mundo.

Com Jean-Philippe Mateta também a tentar forçar a saída de Selhurst Park antes do fecho do mercado, o panorama não era animador para o Palace.

Exames médicos de Mateta acabam com sonho do AC Milan

No futebol, o destino costuma agir de forma inesperada, e não só Mateta não conseguiu a transferência desejada para o AC Milan devido a um alegado problema nos exames médicos, como os londrinos voltaram a bater o recorde de transferências ao contratar o goleador do Wolves, Jorgen Strand Larsen.

O internacional norueguês, de 25 anos, assinou um contrato de quatro anos e meio, num negócio que pode chegar aos 48 milhões de libras (55,7 milhões de euros), e sabe-se que vai vestir a camisola número 22.

A primeira dúvida que os adeptos do Palace podem ter é se Strand Larsen vai jogar ao lado de Mateta, formando uma dupla ofensiva promissora, ou se foi contratado para assumir o papel de avançado de referência que desempenhou tão bem no Wolves na época passada.

No que diz respeito ao desempenho na Premier League em 2025/26, apenas um golo e uma assistência são números surpreendentes, sobretudo tendo em conta o valor pago pelos londrinos pelos seus serviços.

Strand Larsen: Em vez de Mateta ou em conjunto...

Uma época coletivamente desastrosa do Wolves pode ser vista como atenuante; no entanto, os 14 golos e quatro assistências em 35 jogos da Premier League em 2024/25 (além de mais cinco golos e duas assistências nas taças) são um indicador mais fiel da sua qualidade na finalização.

Com o Palace apenas nove pontos acima dos três últimos da tabela e atualmente na 15.ª posição, nem os oito golos de Mateta na Premier League esta temporada foram suficientes para travar a queda.

Posição atual do Crystal Palace na Premier League
Posição atual do Crystal Palace na Premier LeagueFlashscore

Os dois são, naturalmente, jogadores de características muito diferentes.

O francês é um ponta-de-lança físico e à moda antiga, que causa enormes dificuldades aos defesas adversários.

Quando Eberechi Eze jogava em sintonia com ele no Palace, a parceria resultava porque as suas qualidades complementavam-se.

Poderá Glasner estar a pensar em utilizar Strand Larsen numa espécie de "função Eze" ou até afastar Mateta para dar lugar ao norueguês?

Números impressionantes no Wolves

Nesta fase, tentar tirar o melhor partido de ambos poderá ser a melhor solução.

Strand Larsen também pode desempenhar com eficácia o papel de avançado físico, segurando a bola de costas para a baliza e envolvendo os colegas no ataque sempre que necessário.

Gráfico radar de Jorgen Strand Larsen - Premier League 2024/25
Gráfico radar de Jorgen Strand Larsen - Premier League 2024/25Opta by Stats Perform

Sem receio de disputar duelos individuais quando o jogo assim o exige, o norueguês participou em 566 duelos nas duas épocas nos Wolves, sendo apenas João Gomes a registar mais.

Pelo ar, ninguém se aproximou dos 305 duelos tentados por Strand Larsen, e para uma equipa do Wolves que continua nos lugares inferiores da tabela, o empenho do avançado é digno de nota.

Importa recordar que também pode jogar nas costas do avançado de referência e aparecer nas costas das defesas, onde a sua eficácia de remate de 63,2% tem sido fundamental.

Mapa xG de Jorgen Strand Larsen - Premier League 2024/25
Mapa xG de Jorgen Strand Larsen - Premier League 2024/25Opta by Stats Perform

Apenas os 120 remates de Matheus Cunha em 24/25 e 25/26 superaram os 87 de Strand Larsen, mas a taxa de conversão do norueguês, de 23%, foi muito superior à de Cunha, que ficou pelos 14,2%.

Reconhecido também pela sua entrega e inteligência tática, o novo número 22 pode ser precisamente o tipo de jogador capaz de revitalizar o ataque do Palace e potenciar colegas que precisam de dar a volta por cima.

Análise de Jason Pettigrove
Análise de Jason PettigroveFlashscore