Jhon Durán (22 anos) tornou-se num verdadeiro viajante do futebol. Destacou-se no Envigado. Transferiu-se para o Chicago Fire. Em 2022/2023 foi contratado pelo Aston Villa. Após duas épocas e meia na Premier League, em que marcou 20 golos e fez uma assistência, protagonizou uma transferência histórica para a Arábia Saudita: o Al Nassr pagou 77 milhões de euros (mais variáveis) para garantir os serviços do avançado.
Inicialmente, a sua passagem pelo futebol árabe foi positiva. Marcou 12 golos em 18 jogos. No entanto, começaram a surgir rumores de desentendimentos com a direção. Nesse contexto, o avançado decidiu rumar à Turquia para representar o Fenerbahçe, o segundo maior clube do país.
A sua experiência no futebol turco foi negativa: cinco golos em 20 partidas. Conflitos, lesões. Durán não resistiu e, logo nas primeiras oportunidades, optou por terminar o empréstimo para procurar um novo destino, o Zenit.

O Zenit é uma das equipas mais prestigiadas da Rússia. Contudo, devido às sanções (relacionadas com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia), nem o Zenit nem qualquer outro clube russo participam em competições internacionais.
O avançado terá um empréstimo com opção de compra por 35M de euros. Há um ano, o Al Nassr pagou quase 80M pela sua transferência.
Do jovem que brilhou na Premier League resta pouco. Agora, Durán parte para a Rússia na tentativa de relançar uma carreira que muda de rumo constantemente.
