Ugarte, de 24 anos, transferiu-se do Paris Saint-Germain para o Manchester United em 2024, numa operação de 50 milhões de euros, mas não conseguiu deixar marca nos Red Devils. O médio uruguaio foi titular em apenas sete jogos esta época, tendo participado em 16 partidas em todas as competições.
De acordo com Tim van Duijn, do Voetbal International, o Ajax está a apontar ao médio defensivo para reforçar o seu meio-campo. O gigante de Amesterdão procura um médio de características defensivas após a saída de Jordan Henderson durante o verão, e o contrato de empréstimo do médio do Liverpool James McConnell foi rescindido este mês.
Ugarte estará interessado em juntar-se ao Ajax, tendo em mente a necessidade de jogar para garantir minutos antes do Mundial-2026, que se realiza daqui a cinco meses.

Outro nome apontado ao Ajax é o antigo ídolo dos adeptos Daley Blind. O polivalente jogador de 35 anos representa atualmente o Girona, da LaLiga, onde o seu contrato termina no final desta época.
Blind disputou 333 jogos pelo Ajax e poderá assumir o papel de mentor para os jogadores mais jovens do plantel. O antigo internacional neerlandês deverá integrar a equipa técnica do clube de Amesterdão após terminar a carreira.
