Mais

Altos e Baixos: Liverpool implacável, Manchester United em depressão e a família Mbappé

Salah em destaque no Liverpool
Salah em destaque no LiverpoolSTU FORSTER/Getty Images via AFP/Flashscore
O Liverpool continua implacável, somando a quarta vitória em quatro jogos na Premier League, enquanto os seus principais rivais seguem em dificuldades. Do outro lado do Canal da Mancha, Ethan Mbappé estreou-se a marcar como profissional pelo Lille, no mesmo dia em que o irmão mais velho voltou a encantar os adeptos do Real Madrid.

Alto: Liverpool

Com 12 pontos em 12 possíveis, os Reds estão em posição ideal para manter o título da Premier League até à próxima primavera. É claro que ainda faltam muitos meses de competição, e qualquer cenário é possível. Mas não há dúvidas de que o atual campeão será a equipa a ser batida.

Os comandados de Arne Slot dominaram o Burnley no domingo, mas demoraram um pouco para fazer a diferença. Foi preciso o penálti de Mohamed Salah para selar os três pontos. Foi um alívio para os Reds, que foram recompensados nos instantes finais.

Mais uma vez, a vitória foi a prova de sua força mental inabalável. E não é a primeira vez que conseguem a vitória no final do jogo. Tal como o Manchester United de Sir Alex Ferguson, o Liverpool de Slot sabe como ser convincente.

Nunca antes uma equipa da Premier League tinha conseguido vencer quatro jogos seguidos graças a um golo nos últimos dez minutos.

Baixo: Manchester United

Para os Red Devils, a história é triste. Também eles fazem parte do livro dos recordes, pois há 33 anos que não tinham um início de época tão mau.

Derrotada por 3-0 pelos rivais Citizens no domingo, a equipa de Ruben Amorim está em 14.º lugar após quatro jogos. Com quatro pontos na tabela, o progresso ainda não está claramente presente e isso está inevitavelmente a tornar-se cada vez mais preocupante. Todos os observadores concordarão que o treinador português está numa posição cada vez mais frágil.

Com o Chelsea pela frente, a lista de jogos não favorece os Mancunianos e pode prolongar a depressão.

Alto: Ethan Mbappé e Kylian

Foi provavelmente a melhor história do fim de semana na Ligue 1, pois o membro mais novo da família Mbappé, Ethan, deu a vitória à sua equipa no domingo. O médio de 18 anos ajudou o Lille a subir de volta ao 2.º lugar na tabela. Para ele, foi um momento de celebração, já que nunca tinha marcado um golo no mundo profissional.

Não é o caso do seu irmão mais velho, que voltou a mostrar o seu talento no sábado à tarde na Real Sociedad. O avançado do Real Madrid abriu o marcador aos 12 minutos de jogo, antes de fazer uma assistência decisiva para Arda Güler. Tudo isso enquanto estava reduzido a dez. Como resultado, Mbappé e os merengues seguem firmes no topo da La Liga, determinados a mantê-la pelo maior tempo possível.

Baixo: Marcus Thuram derrotado no encontro familiar

Não é sempre que dois irmãos se enfrentam em campo, muito menos num clássico. No entanto, é exatamente isso que tem acontecido na Serie A entre Inter e Juventus há pouco mais de um ano.

No sábado, Kéfren recebeu Marcus no Estádio Allianz para um jogo importante, em que as duas equipas lutam pelo topo da tabela. Tal como em fevereiro, foi a Juve que levou a melhor, mas desta vez em grande estilo. Com o marcador em 4-3, graças a um golo nos descontos do jovem montenegrino Vasilije Adzic, de 19 anos, os Bianconeri seguem na pegada do Nápoles, com nove pontos em três jogos.

Mas o que nos interessa nesta segunda-feira é o facto de Marcus Thuram ter marcado o terceiro golo do Inter (76), antes de o seu irmão empatar sete minutos depois! Portanto, foi o médio de 24 anos que saiu vitorioso deste duelo.

Alto: Bayern de Munique

Quem pode parar os bávaros? Provavelmente ninguém no início da temporada, já que parecem implacáveis. Com Harry Kane, Michael Olise, Luis Díaz e Serge Gnabry, o quarteto ofensivo de Vincent Kompany é impressionante.

Pela primeira vez em sete anos, o Bayern enfrentou o Hamburgo na Allianz Arena e, tal como na última década, o Rekordmeister não teve qualquer problema frente ao seu rival histórico. 5-0 e os golos chovem após três jornadas da Bundesliga. Na quarta-feira, são os Blues do Chelsea que se deslocam à Allianz Arena para a ronda inaugural da fase principal da Liga dos Campeões, e toda a Europa está provavelmente ansiosa por este confronto.

A questão é saber até onde chegará esta equipa do Bayern de Munique.

Baixo: Valência

O último baixo do fim de semana é o Valência, que sofreu uma goleada do Barcelona: 6-0. E isso pode tornar-se um hábito, se as estatísticas servirem de referência. Em janeiro passado, os blaugrana já tinham vencido o clube ché por uma diferença de seis golos (7-1).

E, de um modo geral, o Valência tem um mau registo na Catalunha. Para encontrar provas de um empate, é preciso recuar até 2020 (2-2), enquanto para uma vitória, é preciso recuar quase dez anos (1-2).

Apesar de a equipa de Carlos Corberán ter conseguido a sua primeira vitória da época contra o Getafe antes da pausa internacional, a campanha 2025-2026 continua a ser difícil...