Mais

Análise: Arsenal em grande forma antes do clássico da Premier League com o Manchester City

Erling Haaland marca um golo contra o Arsenal
Erling Haaland marca um golo contra o ArsenalDavid Blunsden / Actionplus / Profimedia
No domingo à tarde, a equipa do Manchester City de Pep Guardiola desloca-se ao norte de Londres para defrontar o Arsenal de Mikel Arteta, depois de ter menos 48 horas de descanso do que os anfitriões.

Siga as incidências da partida

Os Gunners iniciaram a temporada 2025/26 da Premier League em boa forma, com três vitórias e uma derrota em quatro jogos.

Arsenal em forma antes do teste do City

Atualmente em segundo lugar, atrás do Liverpool, a única equipa que o derrotou esta época, o Arsenal concedeu o menor número de golos (um) e marcou o maior número (oito) na liga.

Embora o City tenha recuperado, graças à grande vitória na última jornada contra o vizinho Manchester United, só venceu dois dos quatro jogos da Premier League até agora, perdendo os outros dois.

Oito golos marcados não se coadunam com o estilo ofensivo de Guardiola, enquanto concedeu quatro.

O histórico de confrontos
O histórico de confrontosFlashscore

No entanto, o City tem em Erling Haaland o avançado mais em forma do mundo.

O norueguês marcou recentemente seis golos na pausa internacional, fez dois contra o United e está no topo da lista dos melhores marcadores da época (cinco golos) e o seu golo contra o Nápoles permitiu-lhe bater o recorde de Ruud van Nistelrooy como o jogador que atingiu os 50 golos na Liga dos Campeões mais rapidamente (49 jogos).

Haaland tem também o maior número de remates de qualquer jogador da Premier League até agora nesta época (19) e o maior número de remates à baliza (oito), além de ter quatro golos nos seus seis jogos na principal divisão inglesa contra os Gunners.

19 golos nos 20 jogos da Premier League que disputou na capital é o melhor rácio de minutos por golo (um a cada 93 minutos) para um jogador que tenha jogado pelo menos 1000 minutos desde o início da Premier League numa equipa visitante frente a um clube londrino.

Antevisão em vídeo do encontro
Flashscore

City geralmente cai após jogos europeus

O Arsenal tem levado a melhor sobre o City no Emirates Stadium nos últimos tempos, vencendo as duas últimas partidas no norte de Londres. Isso iguala o número de jogos que os visitantes perderam nos 14 confrontos anteriores (7 vitórias, 5 empates e 2 derrotas), e é o maior registo de derrotas consecutivas do City fora frente aos Gunners desde 2009.

Os visitantes também perderam cinco dos sete jogos da liga disputados logo após uma partida da Liga dos Campeões a meio da semana - incluindo a derrota por 5-1 em fevereiro para um Arsenal impetuoso.

Para contextualizar, as cinco derrotas anteriores do City após uma partida europeia ocorreram num período de 46 jogos em cinco anos (27 vitórias, 14 empates).

Arsenal e Manchester City lutam pelo título
Arsenal e Manchester City lutam pelo títuloFlashscore

Além disso, o Arsenal não concedeu nenhum golo nos últimos três jogos em casa pela liga (incluindo a temporada passada), marcando nove golos no processo, e apenas o Newcastle de Eddie Howe concedeu menos golos esperados do que o Arsenal (2,4) nesta temporada.

Desde 1960/61 que os Gunners não venciam os seus primeiros três jogos em casa de uma época "a zero", e um quarto jogo consecutivo em casa sem conceder golos representaria a primeira vez que o Arsenal conseguiria esse feito desde dezembro de 2021, evidenciando alguma melhoria defensiva da equipa de Arteta.

Gyokeres vs Haaland para a vitória?

Em Viktor Gyokeres, os londrinos têm um artilheiro que ainda não está ao nível de Haaland, mas que se mostra muito promissor como ativo e ponto focal da sua equipa.

Os seus três golos na Premier League até ao momento mostram como o internacional sueco pode ser certeiro, uma vez que tem a quinta melhor taxa de conversão de remates (42,9%) até ao momento. Em comparação, Haaland está em 14.º lugar, com 26,3%.

Como acontece em todos os duelos diretos entre as duas equipas, há muito em jogo no resultado, apesar de este Super Sunday acontecer tão cedo na temporada.

Para começar, se o City não vencer novamente, será a quinta vez consecutiva que não consegue levar a melhor sobre os Gunners num jogo da liga. Isso é algo que nunca aconteceu com Guardiola em toda a sua carreira de treinador.

Se o Arsenal sair vitorioso, será a primeira vez numa década que conseguirá vencer dois jogos consecutivos contra o City, então a motivação está lá para colocar um pouco de distância entre eles e os vencedores em série da Premier League.

Lesões são um problema para as duas equipas

Ambas as equipas têm sido afetadas por lesões de jogadores importantes, e isso pode muito bem ser algo que também afete o resultado deste jogo.

O Arsenal não conta com Gabriel Jesus, Kai Havertz, Bukayo Saka, Martin Odegaard e Ben White. Para o City, Rayan Cherki, Rayan Ait-Nouri, John Stones e Mateo Kovacic estão definitivamente fora, enquanto Omar Marmoush provavelmente terá um teste de aptidão tardio para determinar se começa ou desempenha algum papel na partida.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

O jogo promete ser mais um duelo de fazer crescer água na boca entre duas equipas que gostam de trocar passes e de acelerar o ritmo.

Apesar de ainda estarmos no início da época, o City não se pode dar ao luxo de sofrer a terceira derrota em cinco jogos, e a agressividade com que pressiona o Arsenal e a forma como os anfitriões conseguem combater isso será provavelmente a história da tarde.

Análise de Jason Pettigrove
Análise de Jason PettigroveFlashscore