A capacidade dos Seagulls de comprar jogadores por uma pechincha e depois vendê-los por grandes somas é insuperável.
A brilhante estratégia de recrutamento do Brighton
Além disso, o clube se manteve competitivo apesar de ter perdido jogadores como Moises Caicedo, João Pedro, Yves Bissouma, Marc Cucurella, Leandro Trossard, Alexis Mac Allister, Ben White e Robert Sanchez.
O último a sair da linha de produção pode ser Carlos Baleba, de 21 anos, mas a janela de transferências deste verão pode ser um pouco cedo demais para que os clubes consigam pagar a alta valorização do Brighton.
Embora tenha sido amplamente noticiado que o Manchester United está a rondar e que o próprio jogador está preparado para pressionar por uma mudança para Old Trafford, os Red Devils não estão interessados em pagar nem perto da taxa de 130 milhões de euros que se acredita que os Seagulls querem por um jogador que assinaram para substituir Caicedo em 2023 por apenas 25 milhões de euros do Lille.
É uma declaração de "mãos livres" tão grande quanto possível por parte do Brighton, por isso a questão que se coloca é se o jogador vale a pena tal despesa...
O que o Manchester United procura?
Em termos de desarmes, uma parte importante do arsenal de um médio defensivo, Baleba fez 79 na época passada na Premier League, ganhando 46 deles, o que corresponde a uma taxa de sucesso de 58,2%.
Casemiro, sem dúvida um dos jogadores que Ruben Amorim pretende substituir por Baleba, tem, de facto, um registo superior neste aspeto, com 83 tentativas e 50 vitórias, o que corresponde a uma taxa de execução de 60,2%.
O facto de um jogador de 33 anos estar a registar médias mais elevadas numa das principais facetas do jogo é, à primeira vista, alarmante, mas, como outras estatísticas mostrarão, há mais do que isso.

As 77 tentativas de desarme de Manuel Ugarte são ligeiramente inferiores às de Baleba, mas o facto de ter ganho 49 desarmes dá-lhe uma percentagem ainda mais impressionante de 63,6% de desarmes.
Por isso, só em desarmes, o jogador do Brighton fica atrás dos jogadores que o United já tem nas suas contas.

Uma área em que Baleba se destaca, no entanto, é no que diz respeito ao desarme de jogadas. As 197 posses de bola conquistadas na primeira divisão inglesa em 2023/24 superam facilmente as 103 de Casemiro e as 122 de Ugarte.
A mobilidade e a capacidade de antecipação são também muito superiores, sendo que a dupla do United parece muitas vezes estática em comparação. Em termos de passes, a precisão de 87,9% de Baleba resulta de 1143 passes bem sucedidos em 1300 tentados. As 960 tentativas de Casemiro e as 770 finalizações estão muito abaixo do seu rival, assim como a sua precisão de 80,2%.
Ugarte, com 88,6%, é o melhor do trio, mas há que ter em conta que foi o jogador que fez menos passes (897) e completou 795.

A disciplina de Ugarte também merece atenção, uma vez que os seus 11 cartões amarelos na época passada são quase tantos como os dos outros dois nas duas últimas épocas - 15 de Baleba e 12 de Casemiro.
O facto de Amorim não ter podido contar com o uruguaio em alguns jogos de importância vital é mais uma razão para o treinador do United ponderar as suas opções no meio-campo defensivo.
As 415 conduções de bola de Baleba na última época do campeonato, dos quais 200 foram em progressão, indicam a vontade do jogador do Brighton de levar a equipa para a frente a partir das zonas centrais do campo. Uma área onde ele também ganhou a posse de bola em nada menos que 107 ocasiões.
Muito espaço para evoluir
Ganhar duelos no um contra um, naquela zona à frente dos defesas, é considerado fundamental para um médio defensivo, pelo que vale a pena analisar com mais pormenor as 359 tentativas do jogador do Brighton - significativamente mais do que Casemiro (222) e Ugarte (277).
199 duelos ganhos significam que ele é bem-sucedido neste parâmetro específico em 55,4% das vezes. Mais do que os 52,7% de Ugarte, mas menos do que os 63,5% de Casemiro. Mais uma vez, aqui, a dimensão da amostra deve ser vista de forma positiva para Baleba.

Para não falar da idade dos três jogadores. Com apenas 21 anos, Baleba já é um monstro na sua posição e, no entanto, é o mais novo em três anos. Numa equipa melhor do que o Brighton, com todo o respeito pelos Seagulls, a evolução do jogador poderia ainda ser estratosférica.
Basta olhar para os jogadores que já deixaram o AMEX Stadium e partiram para coisas melhores para dar um exemplo do que o camaronês pode alcançar no cenário certo.
Do ponto de vista do Manchester United, é óbvio o que a presença de Baleba faria em termos de reforço de uma área do campo que tem sido o calcanhar de Aquiles dos Red Devils.
United de volta à estaca zero?
É muito bonito contratar jogadores como Benjamin Sesko e Matheus Cunha, mas se ninguém conseguir travar os ataques adversários com desenvoltura, então Amorim vai, infelizmente, voltar rapidamente à estaca zero.
Se o United pode ou quer pagar o preço pedido por Baleba é uma questão discutível neste momento, mas a resposta será conhecida dentro de duas semanas, quando a janela se fechar.
