Análise da época do Liverpool na Premier League: "reds" pagam a fatura do início lento

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Análise da época do Liverpool na Premier League: "reds" pagam a fatura do início lento
O Liverpool decepcionou em 2022/23, mas terminou a temporada em alta
O Liverpool decepcionou em 2022/23, mas terminou a temporada em altaProfimedia
Antes de o Liverpool dar um pontapé na bola na temporada 2022/23 da Premier League, não teria sido descabido sugerir que outro segundo lugar estava perfeitamente ao alcance dos "reds".

Mas a equipa de Jurgen Klopp começou a sua campanha em má forma, aparentemente exausta de uma temporada 2021/22 difícil, na qual disputou um total de 63 jogos em todas as competições.

Nos primeiros seis jogos da Premier League desta temporada, o Liverpool conquistou apenas nove pontos em 18 possíveis.

Talvez a vitória por 9-0 sobre o Bournemouth em agosto tenha dado aos adeptos uma falsa sensação de segurança para o que estava por vir.

Classificação dos jogadores na goleada do Liverpool
Classificação dos jogadores na goleada do LiverpoolFlashscore

Depois de terminar entre os três primeiros em cada uma das quatro campanhas anteriores, havia a expetativa de que os reds acabariam por se sair bem e subir na tabela. Mas a meio da época, o Liverpool encontrava-se em sexto lugar, com 28 pontos. No final de janeiro, seria também eliminado das Taças de Inglaterra e da Liga.

Após o recomeço do Campeonato do Mundo, os reds voltaram a entrar numa fase de má forma e correram o risco de cair para o último lugar, com apenas duas vitórias em seis jogos. Por volta da jornada 30, no final da época, o Liverpool começou finalmente a assemelhar-se a si próprio e somou os pontos necessários para tentar chegar à Europa.

Uma série de sete vitórias levou os reds do oitavo para o quinto lugar no final de 2022/23, enquanto o Arsenal vacilava na corrida pelo título e uma feroz batalha pela descida, que envolveu o Everton, continuava. Durante este período de boa forma, o Liverpool venceu o rival Manchester United por 7-0 em Anfield.

No entanto, alguns meses depois, Manchester United e Newcastle ficaram em terceiro e quarto lugares, condenando o Liverpool a uma temporada na Liga Europa. No entanto, os reds podem considerar-se afortunados com a subida de divisão e o regresso à boa forma para 2023/24.

Classificação final da Premier League
Classificação final da Premier LeagueFlashscore

Transferências de verão

Klopp acrescentou três nomes à equipa principal no verão passado, sendo Darwin Nunez a aquisição mais notável. A transferência de Fábio Carvalho passou um pouco despercebida na altura, mas o jovem de 20 anos impressionou com dois golos em 13 jogos esta época.

O lateral-direito Calvin Ramsay, de 19 anos, ainda não fez a sua estreia na Premier League pelo Liverpool, mas participou duas vezes noutras competições e mostrou-se brilhante. Uma lesão sofrida em fevereiro impediu-o de jogar durante o resto da época.

A esperança é que ambos os jovens possam vir a impressionar no futuro, especialmente Fábio Carvalho, mas só o tempo dirá.

Já Darwin, de 23 anos, apesar do consenso geral, teve uma primeira temporada impactante em Anfield, marcando nove golos e fazendo três assistências no seu período de estreia.

Darwin marcou ao Manchester United
Darwin marcou ao Manchester UnitedProfimedia

Transferências de inverno

Depois de uma participação positiva no Campeonato do Mundo com a seleção neerlandesa, ficou claro que Cody Gakpo iria transferir-se para a Premier League. Alguns nomes foram citados como possíveis destinos, entre eles o do Manchester United, mas o Liverpool conseguiu garantir o jogador antes da concorrência.

O jogador de 24 anos mostrou alguns lampejos de brilhantismo nos primeiros jogos com a camisola encarnada, terminando a época com uma série de desempenhos impressionantes - com sete golos no campeonato e algumas assistências.

Arthur, da Juventus, seria a segunda contratação de Klopp no inverno, já que o Liverpool precisava desesperadamente de reforços para o meio-campo, mas não chegou a jogar, em grande parte devido a lesões.

O acordo de compra do brasileiro parece agora estar fora de questão.

Análise da temporada

Muito se falará sobre o Liverpool terminar em quinto lugar em 2022/23, mas não precisa ser tão dramático quanto parece inicialmente. Obviamente, é um fracasso, tendo em conta as alturas de onde os reds caíram, e algo sintomático de uma falta de investimento real por parte dos proprietários do clube.

O Liverpool foi obrigado a pagar por um início de temporada lento e desconcertante. Os homens de Klopp também tiveram dificuldades após a pausa para o Campeonato do Mundo, apesar de os adeptos esperarem que houvesse uma espécie de renascimento após o Inverno.

Se tivermos em conta a extenuante época de 2021/22 e lhe atribuirmos alguma culpa pelos desempenhos desanimados da presente época, então certamente que o lamento que 2022/23 foi deverá fazer renascer o clube na próxima temporada.

É verdade que o Liverpool terá de se contentar com a Liga Europa no próximo ano - um preço adequado a pagar por uma queda drástica de forma -, mas há razões para os adeptos de Anfield serem positivos a longo prazo.

Principais jogadores e futuras contratações

Alisson Becker e Mohamed Salah foram os dois destaques do Liverpool na temporada. De acordo com os números da Opta, o guarda-redes brasileiro foi o que mais evitou golos na Premier League, enquanto o egípcio contribuiu com 31 golos no outro lado do campo.

Os números de Salah em 22/23 na Premier League
Os números de Salah em 22/23 na Premier LeagueFlashscore

Roberto Firmino, James Milner, Alex Oxlade-Chamberlain e Naby Keita disputaram os seus últimos jogos pelo Liverpool. Estes homens terão de ser substituídos de alguma forma, seja através de jogadores que já fazem parte do plantel, seja através de várias novas contratações no próximo verão.

O meio-campo tem sido um grande problema para o Liverpool, muitas vezes dominado nesta área nos últimos tempos, e é um quebra-cabeças que Klopp precisa de resolver no mercado de transferências. A estrela argentina do Brighton, Alexis Mac Allister, tem sido fortemente associada, tal como Mason Mount, do Chelsea, mas só o tempo revelará o seu futuro.

As novas contratações são uma necessidade absoluta para o Liverpool neste verão, mas vamos nos concentrar nos jogadores que já estão no clube.

Os médios Curtis Jones, de 22 anos, Harvey Elliott, de 20, e Stefan Bajcetic, de 18, certamente desempenharão papéis ainda mais significativos no próximo semestre, com os três a impressionarem em 2022/23.

Com a saída de Firmino do clube, espera-se que Cody Gakpo, que começou a encontrar forma em Anfield, absorva a lacuna significativa deixada pelo brasileiro. No entanto, o peso não recairá inteiramente sobre o neerlandês.