Mais

Análise: Enzo Fernández está finalmente a justificar o investimento feito pelo Chelsea

Enzo Fernández, médio argentino do Chelsea
Enzo Fernández, médio argentino do ChelseaPaul Phelan / ProSportsImages / DPPI via AFP / Profimedia

Enzo Fernandez começa a justificar o investimento recorde feito pelo Chelsea.

O Chelsea desembolsou cerca de 122 milhões de euros para contratar Enzo Fernández ao Benfica, em janeiro de 2023, apenas seis meses depois de este ter chegado ao clube português, oriundo do River Plate, e durante algum tempo esse valor pesou-lhe como uma nuvem negra.

Agora, quase três anos após a sua chegada, o médio de 24 anos começa a mostrar-se como um jogador que justifica um valor superior a 100 milhões de euros. Sob o comando de Enzo Maresca, o seu futebol foi refinado até ao ponto de ser peça-chave no progresso do Chelsea.

É o Frank Lampard disfarçado?

É raro ver Enzo Fernández falhar um jogo pelo Chelsea. Desde que chegou já soma 125 presenças, embora uma lesão no joelho, sofrida ao serviço da seleção argentina, possa afastá-lo da equipa por algum tempo.

Os números de Enzo Fernández
Os números de Enzo FernándezFlashscore

Maresca tem-lhe atribuído uma carga de trabalho significativa. Além de ter impacto no último terço do terreno, o médio também tem de cumprir tarefas defensivas ao lado de Moises Caicedo. Na verdade, já realizou o terceiro maior número de desarmes no Chelsea na Premier League, com 14.

Com um papel mais "box-to-box" sob orientação do italiano, do que aquele que tinha com Mauricio Pochettino na sua primeira época completa em Londres, o argentino começa a fazer lembrar um certo médio inglês.

Desde janeiro, Enzo Fernández lidera o Chelsea em golos e assistências, somando 19 participações diretas em golos. O seu remate de curta distância no triunfo por 5-1 frente ao West Ham evidenciou uma qualidade importante que desenvolveu nesta função mais adiantada.

Depois de Estêvão ultrapassar dois defesas do West Ham, levantou a cabeça e viu Enzo Fernández, que tinha feito uma incursão decisiva para a pequena área adversária. Não falhou, e o Chelsea passou para 3-1.

Nas três primeiras jornadas da Premier League, nenhum jogador fez mais movimentos deste género do que Enzo Fernández, com 15. Ao longo das suas sete presenças até agora, Enzo Fernández também apresenta o xG mais elevado do Chelsea, com 3,75, mostrando que está a aparecer nos sítios certos.

Ainda tem algum caminho a percorrer se quiser atingir os números de Lampard, e, honestamente, provavelmente nunca o fará, já que a lenda do Chelsea foi uma exceção. No entanto, Enzo Fernández é atualmente o melhor marcador do Chelsea na Premier League, com três golos.

Um líder tão necessário

Pelo segundo ano consecutivo, o plantel do Chelsea apresenta a média de idades mais baixa da Premier League, com 23,2 anos. Com tanta juventude, é natural que falte liderança e experiência para saber como reagir em situações adversas.

Enzo Fernández é um dos poucos jogadores desse grupo que já provou o que vale ao mais alto nível, tendo desempenhado um papel fundamental na conquista do Mundial-2022 pela Argentina, onde foi distinguido com o prémio de Jovem Jogador da FIFA.

Com a condição física de Reece James a revelar-se inconsistente, não surpreende que Enzo Fernández tenha recebido a braçadeira de capitão. A sua linguagem corporal em campo demonstra claramente que está disposto a dar tudo pelo clube.

O selecionador argentino, Lionel Scaloni, falou recentemente sobre a evolução da liderança de Enzo Fernández desde que chegou ao Chelsea.

"Há muitos futebolistas aqui com esse perfil. É evidente que o Enzo, pela idade, está destinado a ser um jogador que ficará muitos anos. Apreciamos muito que tenha permanecido no Chelsea e que seja o jogador emblemático do Chelsea, um grande clube", elogiou.

Veredicto

Vários relatos têm associado Enzo Fernández a uma possível transferência para o Real Madrid no próximo verão, embora pareça improvável que os espanhóis estejam dispostos a pagar o valor necessário para o tirar do Chelsea.

Enzo Fernández é agora uma peça indiscutível na equipa de Maresca. Foi preciso tempo e muito dinheiro para chegar a este ponto, e nenhuma das partes quererá que isso mude tão cedo.