O Ajax tem um grande histórico de lançar alguns dos melhores jovens talentos do mundo e Hato parece pronto para ser o próximo prodígio a sair dessa fábrica de talentos e chegar a uma equipa de elite europeia.
De acordo com uma reportagem do The Athletic, o Chelsea fez uma sondagem sobre o jogador de 19 anos, que é avaliado em cerca de 60 milhões de euros pelo seu atual clube, embora se entenda que um negócio possa ser fechado por cerca de 40 milhões de euros.
Claro que a equipa de Enzo Maresca não é a único de olho no jovem neerlandês. O Liverpool está a ter uma janela de verão impressionante e também está interessado em levar Hato para Inglaterra, enquanto o Real Madrid está à espreita.
Mas será que o jovem está pronto para dar esse salto e, se estiver, qual seria o clube ideal para ele? Vamos analisar o que o futuro pode reservar a Hato.
Estilo de jogo
Provavelmente o seu melhor atributo é a versatilidade. Hato é tão capaz de atuar como lateral-esquerdo quanto como defesa-central, mas não espere vê-lo a avanar pela linha lateral como Milos Kerkez, o novo reforço do Liverpool; ele é mais do tipo que se desloca para o centro do campo.
É notavelmente sereno para um defesa tão jovem, embora já tenha feito mais de 100 jogos pelo Ajax, então talvez isso não devesse surpreender. Hato não tem receio de esperar o momento certo para encontrar o passe ideal e, na maioria das vezes, faz exatamente isso.

Numa época em que defesas que sabem jogar com bola são essenciais para qualquer equipa de topo, Hato tem qualidade para se tornar o próximo grande nome na sua posição. A sua perceção e tempo de entrada nos desarmes também estão presentes, então é um verdadeiro polivalente.
Claro que há espaço para evolução, mas isso virá com o tempo. O ritmo da Premier League provavelmente seria um grande desafio, e ele também não é dos mais altos, com apenas 1,75 m, mas nunca se sabe, pode ser que ainda cresça...

Liverpool, Chelsea ou Real Madrid?
A escolha mais óbvia seria o Chelsea. Os londrinos têm um plantel jovem, o que facilitaria a integração de Hato, mas também precisam de reforços defensivos, apesar dos milhões gastos nos últimos anos.
Além disso, é provável que tenha mais minutos em Stamford Bridge. Wesley Fofana não é confiável, Trevoh Chalobah ainda corre o risco de ser vendido por algum motivo desconhecido e Marc Cucurella é a única opção real para a lateral esquerda.
No entanto, se estiver disposto a pensar a longo prazo, o Liverpool seria perfeito para ele. As comparações com Virgil van Dijk, que aos 34 anos não jogará por muito mais tempo, seriam inevitáveis, mas são jogadores completamente diferentes.
Van Dijk é ótimo devido à sua fisicalidade, usando-a a seu favor quando, na raríssima ocasião, comete um erro. Em poucas palavras, é enorme e rápido, o defesa perfeito para a Premier League. Quando pendurar as botas, Hato pode dar o passo em frente, só precisa de alguém ao seu lado que faça o trabalho sujo.
Por fim, o Real Madrid. É pouco provável que a equipa de Xabi Alonso esteja disposta a gastar tanto dinheiro noutro jovem defesa, agora que contratou Dean Huijsen, mas nunca se pode ter a certeza.
De acordo com o L'Équipe, o Real Madrid ainda está interessado em Ibrahima Konaté, do Liverpool, e perguntou se estariam dispostos a vendê-lo este verão. Caso contrário, o clube quer fazer um negócio semelhante ao que levou Trent Alexander-Arnold para a capital espanhola, por isso talvez queiram um pouco mais de experiência.
Veredicto
Quer seja neste verão ou no próximo, Hato vai mudar-se para um dos melhores clubes da Europa. Dado o histórico recente de contratações de jovens talentos e a capacidade de lhe dar oportunidades na equipa principal quase de imediato, pensamos que uma mudança para o Chelsea seria a melhor opção para ele.