Mais

Análise: Jorrel Hato interessa a Chelsea e Liverpool e parece pronto para a Premier League

Jorrel Hato, jogador do Ajax
Jorrel Hato, jogador do AjaxBEN GAL / Orange Pictures / DPPI via AFP
O jovem astro do Ajax, Jorrel Hato, parece prestes a dar o salto para a Premier League, com Chelsea e Liverpool monitorando o zagueiro altamente cotado.

O Ajax tem um grande histórico de lançar alguns dos melhores jovens talentos do mundo e Hato parece pronto para ser o próximo prodígio a sair dessa fábrica de talentos e chegar a uma equipa de elite europeia.

De acordo com uma reportagem do The Athletic, o Chelsea fez uma sondagem sobre o jogador de 19 anos, que é avaliado em cerca de 60 milhões de euros pelo seu atual clube, embora se entenda que um negócio possa ser fechado por cerca de 40 milhões de euros.

Claro que a equipa de Enzo Maresca não é a único de olho no jovem neerlandês. O Liverpool está a ter uma janela de verão impressionante e também está interessado em levar Hato para Inglaterra, enquanto o Real Madrid está à espreita.

Mas será que o jovem está pronto para dar esse salto e, se estiver, qual seria o clube ideal para ele? Vamos analisar o que o futuro pode reservar a Hato.

Estilo de jogo

Provavelmente o seu melhor atributo é a versatilidade. Hato é tão capaz de atuar como lateral-esquerdo quanto como defesa-central, mas não espere vê-lo a avanar pela linha lateral como Milos Kerkez, o novo reforço do Liverpool; ele é mais do tipo que se desloca para o centro do campo.

É notavelmente sereno para um defesa tão jovem, embora já tenha feito mais de 100 jogos pelo Ajax, então talvez isso não devesse surpreender. Hato não tem receio de esperar o momento certo para encontrar o passe ideal e, na maioria das vezes, faz exatamente isso.

O gráfico de Hato
O gráfico de HatoOpta by Stats Perform

Numa época em que defesas que sabem jogar com bola são essenciais para qualquer equipa de topo, Hato tem qualidade para se tornar o próximo grande nome na sua posição. A sua perceção e tempo de entrada nos desarmes também estão presentes, então é um verdadeiro polivalente.

Claro que há espaço para evolução, mas isso virá com o tempo. O ritmo da Premier League provavelmente seria um grande desafio, e ele também não é dos mais altos, com apenas 1,75 m, mas nunca se sabe, pode ser que ainda cresça...

O mapa de passes
O mapa de passesOpta by Stats Perform

Liverpool, Chelsea ou Real Madrid?

A escolha mais óbvia seria o Chelsea. Os londrinos têm um plantel jovem, o que facilitaria a integração de Hato, mas também precisam de reforços defensivos, apesar dos milhões gastos nos últimos anos.

Além disso, é provável que tenha mais minutos em Stamford Bridge. Wesley Fofana não é confiável, Trevoh Chalobah ainda corre o risco de ser vendido por algum motivo desconhecido e Marc Cucurella é a única opção real para a lateral esquerda.

No entanto, se estiver disposto a pensar a longo prazo, o Liverpool seria perfeito para ele. As comparações com Virgil van Dijk, que aos 34 anos não jogará por muito mais tempo, seriam inevitáveis, mas são jogadores completamente diferentes.

Van Dijk é ótimo devido à sua fisicalidade, usando-a a seu favor quando, na raríssima ocasião, comete um erro. Em poucas palavras, é enorme e rápido, o defesa perfeito para a Premier League. Quando pendurar as botas, Hato pode dar o passo em frente, só precisa de alguém ao seu lado que faça o trabalho sujo.

Por fim, o Real Madrid. É pouco provável que a equipa de Xabi Alonso esteja disposta a gastar tanto dinheiro noutro jovem defesa, agora que contratou Dean Huijsen, mas nunca se pode ter a certeza.

De acordo com o L'Équipe, o Real Madrid ainda está interessado em Ibrahima Konaté, do Liverpool, e perguntou se estariam dispostos a vendê-lo este verão. Caso contrário, o clube quer fazer um negócio semelhante ao que levou Trent Alexander-Arnold para a capital espanhola, por isso talvez queiram um pouco mais de experiência.

Veredicto

Quer seja neste verão ou no próximo, Hato vai mudar-se para um dos melhores clubes da Europa. Dado o histórico recente de contratações de jovens talentos e a capacidade de lhe dar oportunidades na equipa principal quase de imediato, pensamos que uma mudança para o Chelsea seria a melhor opção para ele.