Até agora, nesta época, tal como em 2024/25, as coisas estão a correr bastante bem para Arne Slot e para a sua equipa do Liverpool.
Com cinco jogos na Premier League e cinco vitórias, o Liverpool tem um registo perfeito, com cinco pontos de vantagem sobre os seus perseguidores mais próximos.
Liverpool continua de onde parou
É claro que ainda é muito cedo para fazer previsões sobre o título, mas o que está claro é que os Merseysiders não só começaram 2025/26 de onde pararam, como também melhoraram significativamente em muitas áreas.
Isso, por si só, deve ser uma perspetiva assustadora para os pretendentes ao trono.
Grande parte da conversa sobre transferências durante o verão centrou-se em Alexander Isak e na saga "será que ele vai assinar?", bem como na contratação de um dos melhores jogadores da Bundesliga, Florian Wirtz.
A isto juntou-se Hugo Ekitike, que já mostrou o seu valor nesta equipa do Liverpool, e os laterais Jeremie Frimpong e Milos Kerkez. Por isso, não é de admirar que os adeptos de Anfield estivessem entusiasmados.
Para não falar das renovações de Virgil van Dijk e Mo Salah, que acabaram com qualquer ideia de saída de qualquer um dos jogadores.
Gravenberch tornou-se uma peça fundamental
Apesar da importância de todos os jogadores mencionados acima, um em particular tem sido a cola que une tudo: Ryan Gravenberch.
O neerlandês foi contratado ao Bayern de Munique por Jurgen Klopp no último dia da janela de transferências de verão de 2023, mas é justo dizer que foi utilizado esporadicamente na Premier League durante 2023/24.
Embora os registos mostrem que fez 26 jogos nessa época, apenas 12 deles foram como titular e o total de 1120 minutos na Premier League é, na verdade, pouco mais de 12 jogos completos.
Quando o compatriota Slot assumiu o comando técnico, as coisas mudaram para melhor: Gravenberch foi titular em todos os 37 jogos da Premier League em que participou em 2024/25.

Rapidamente se tornou evidente para todos porque é que o jovem de 22 anos precisava de se tornar o pilar do meio-campo do Liverpool.
Um jogador físico, mas elegante, Gravenberch passava facilmente de uma posição em que colocava o pé para quebrar um ataque adversário num minuto para usar a sua velocidade e atleticismo para passar pelas engrenagens e criar oportunidades ou abrir as vias de passe para os seus colegas de equipa.
Composto e físico
A forma como recebia os passes à meia-volta e obrigava os adversários a recuarem devido à sua velocidade em curtas distâncias tornou-se uma caraterística do jogo do Liverpool, e uma precisão de 89,5% nos passes, apesar de trabalhar nas zonas mais congestionadas do campo, mereceu o reconhecimento que Gravenberch acabou por receber.

A sua serenidade com a bola, mesmo sob forte pressão, fazia lembrar o Barcelona de Sergio Busquets no seu auge, e nessa altura - como agora - era raro vê-lo desperdiçar um passe.
Defensivamente, também foi e continua a ser um bom jogador, recuperando a posse de bola em 408 ocasiões em todas as competições até hoje.

Um jogador que também gosta de lances individuais, Gravenberch nunca desceu abaixo dos 50% de sucesso neste domínio, tal como a sua taxa de sucesso nos desarmes.
Com 110 interceções e 88 desarmes feitos durante a sua passagem pelo clube, fica claro que ele também pode ser um destruidor quando necessário.
Um jogador moderno
O ex-jogador do Liverpool, Michael Owen, é um dos muitos que se encantam com as exibições de Gravenberch.
"Olho para os jogadores de meio-campo de todo o mundo e penso: 'quem é melhor do que ele? Quem tem melhor desempenho do que ele?' Não vejo muitos. Acho que ele é uma das descobertas da última temporada".
É a mistura de capacidade técnica e compreensão dos aspetos físicos do neerlandês, ao mesmo tempo que procura sempre pressionar agressivamente os adversários, que o torna um dos grandes jogadores da atualidade.
É por isso que o Liverpool está prestes a oferecer-lhe um novo contrato.
Novo contrato
Atualmente, sabe-se que o jogador ganha cerca de 150 mil libras por semana (172 mil euros) num contrato que vai até junho de 2028. Embora não haja urgência em chegar a um novo acordo, a ideia de torná-lo um dos jogadores mais bem pagos do plantel evidenciaria a sua importância para o clube.
Mesmo nesta fase inicial da sua carreira no Liverpool, Gravenberch parece ser uma pechincha de 40 milhões de euros e, se conseguir manter-se livre de lesões durante a maior parte do tempo, será a peça central da equipa de Arne Slot, potencialmente vencedora.
Com os melhores anos da sua carreira ainda à sua frente, não há limites para o que poderá alcançar com o clube.
