Análise: Morgan Gibbs-White mantém o nível apesar das dificuldades do Nottingham Forest

Morgan Gibbs-White agradece aos adeptos
Morgan Gibbs-White agradece aos adeptosNick Potts, PA Images / Alamy / Profimedia

Com Sean Dyche a ser o mais recente treinador a ser despedido do Nottingham Forest, talvez esteja na altura de Evangelos Marinakis analisar a fundo o plantel antes de voltar a tomar medidas drásticas.

Afinal, quando Nuno Espírito Santo, Ange Postecoglou e Dyche não conseguem tirar o melhor de um grupo que tem ficado aquém das expectativas, é natural que se levantem questões noutros setores, em vez de se atribuir toda a responsabilidade pelas dificuldades dos Tricky Trees a cada treinador.

Forest pode cair para os três últimos

Marinakis parece ser um proprietário adepto do "contrata e despede", o que em nada contribui para a estabilidade do clube, nem da equipa principal.

Uma equipa que agora ocupa a 17.ª posição na tabela da Premier League, apenas três pontos e um lugar acima do West Ham.

Os Hammers, agora orientados por Nuno, conseguiram finalmente uma boa sequência de resultados e estão à beira de sair da zona de despromoção pela primeira vez em muito tempo. Uma diferença de quatro golos entre o seu jogo em casa frente ao Bournemouth e a deslocação do Forest a Liverpool no próximo fim de semana pode fazer com que ambos troquem de posição.

Com apenas 11 jogos por disputar após esses encontros, não se pode censurar os jogadores mais conceituados do Forest por começarem a pensar noutras paragens.

Morgan Gibbs-White tem sido, de forma consistente, um dos melhores elementos do clube dos Midlands, com sete golos e quatro assistências, apenas atrás de Igor Jesus em todas as competições pelo Forest em 2025/26.

Em outubro de 2024, tornou-se o primeiro jogador do seu clube a representar a seleção inglesa desde 1997, estreando-se sob o comando de Lee Carsley numa vitória por 2-0 da Inglaterra sobre a República da Irlanda na Liga das Nações.

Brilho de Gibbs-White não esmorece

Desde então, o seu destaque tem-se mantido, sendo agora noticiado que o Manchester City volta a demonstrar forte interesse nos seus serviços.

Apesar de Gibbs-White ter renovado com o Forest no ano passado, sabe-se que ficou lisonjeado com o interesse do City na altura e, caso o seu clube acabe mesmo por descer de divisão, é provável que a sua venda seja autorizada por valores entre 60 e 70 milhões de libras (70 a 80 milhões de euros).

Mas afinal, o que é que o City, ou qualquer outro interessado, pode esperar pelo seu investimento?

Desde logo, a sua entrega e vontade não estão em causa e, juntamente com Elliot Anderson, Gibbs-White continua a ser dos jogadores mais ativos em campo durante os jogos.

Na verdade, os seus 71 remates esta época igualam o registo de Igor Jesus e são pelo menos mais 23 do que qualquer outro jogador do plantel do Forest.

Apenas Neco Williams (27) rematou mais vezes de fora da área do que os 26 de Gibbs-White e as suas 119 ações na área adversária só são superadas por Jesus.

Mapa de passes de Morgan Gibbs-White - Premier League 2025/26
Mapa de passes de Morgan Gibbs-White - Premier League 2025/26Opta by Stats Perform

Os 53 dribles tentados colocam-no também entre os quatro melhores do Forest neste capítulo na presente temporada, enquanto Hudson-Odoi é o único colega a superar as 40 ocasiões criadas por Gibbs-White em jogo corrido.

Destaca-se também na eficácia de passe, com 81,9% de sucesso em todas as competições esta época, as suas 51 tabelas bem-sucedidas são o melhor registo do clube e os seus seis passes de rotura completos ficam apenas a um do máximo de Anderson (sete).

Energia, vontade e entrega

Não surpreende ninguém ver que Gibbs-White já soma mais de uma centena de recuperações de bola nesta temporada, sendo que apenas Jesus, Williams e Anderson participaram em mais duelos individuais do que os seus 294.

Se todos estes dados já impressionam, entre os jogadores de campo que realizaram 20 ou mais desarmes esta época, ninguém se aproxima da taxa de sucesso de 70% de Gibbs-White.

Gráfico radar de Morgan Gibbs-White - Premier League 2025/26
Gráfico radar de Morgan Gibbs-White - Premier League 2025/26Opta by Stats Perform

É precisamente essa energia, determinação, vontade de vencer e qualidade global que tanto agradam a Pep Guardiola e que fariam muita falta ao Forest.

Ainda mais se descerem de divisão, pois terão de encontrar um substituto à altura para subir de imediato à Premier League.

Desça ou permaneça, Gibbs-White pode sair de cabeça erguida

Considerando que não se pode apontar nada à postura profissional de Gibbs-White, mesmo numa época tão desapontante, os adeptos devem-lhe o respeito e consideração caso decida que uma mudança é o melhor para a sua carreira.

Talvez tanto como qualquer outro, fez tudo ao seu alcance para manter o Forest na divisão e, mesmo agora, não parece disposto a aceitar que o seu clube possa estar numa trajetória descendente da qual não consegue sair.

Mapa de toques de Morgan Gibbs-White - Premier League 2025/26
Mapa de toques de Morgan Gibbs-White - Premier League 2025/26Opta by Stats Perform

A sensação de dificuldade nesta fase é notória, mas apesar de tudo, Morgan Gibbs-White é um dos poucos que pode continuar a encher o peito de orgulho e vestir a camisola com honra.

O destino do Forest será decidido nos próximos 12 jogos da Premier League e só então um dos melhores jogadores da história recente do clube decidirá se o City Ground continuará a ser a sua casa ou se chegou o momento de o City e outros potenciais interessados colherem os frutos do seu enorme trabalho.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore