Acompanhe as incidências da partida
Uma equipa do City que recentemente os eliminou em dois jogos na Taça da Liga, e que pode realmente pressionar o Arsenal ao conquistar os três pontos, aproximando-se a apenas dois dos Gunners (que só jogam no domingo, no dérbi do Norte de Londres).
Três pontos vitais para ambas as equipas
A formação de Pep Guardiola está invicta nos últimos quatro jogos da Premier League, enquanto o Newcastle pôs fim a uma sequência de quatro partidas sem vencer ao derrotar o Tottenham por 1-2.
Os Magpies marcaram e concederam 37 golos em 26 jogos da Premier League na época 2025/26, o que pode ser divertido para os adeptos neutros, mas certamente frustrante para Howe e a sua equipa técnica.

Esta situação deixa-os a oito pontos do Chelsea na luta por um lugar na Liga Europa.
Os visitantes vão inspirar-se na vitória sobre o City em St. James' Park, em novembro, para encontrar o modelo de como superar uma equipa que costuma estar em grande nos últimos 12 jogos de uma temporada da Premier League.
City venceu os últimos 16 jogos em casa frente ao Newcastle
No entanto, têm pela frente uma tarefa complicada, já que o City venceu 10, empatou dois e perdeu apenas um dos jogos em casa na Premier League esta época.
Por outro lado, o Newcastle somou apenas 13 pontos em 39 possíveis fora de casa, venceu apenas um jogo da Premier League nos últimos cinco e tem um registo terrível no Etihad.

O City está invicto nos últimos 21 jogos da Premier League em casa frente aos Magpies, tendo vencido todos os últimos 16, o que representa a segunda maior sequência deste género na história do futebol inglês.
Com 20 partidas entre as equipas disputadas no recinto deste sábado, é o local onde uma equipa visitante mais jogou sem nunca vencer na história da Premier League.
O confronto Woltemade vs Haaland
Se o Newcastle conseguir surpreender, isso significaria que alcançou a sua primeira dupla vitória sobre o City numa temporada da Premier League desde 1983/84 e a primeira na principal divisão desde 1955/56.
Harvey Barnes foi o herói do jogo de novembro, ao marcar ambos os golos, mas nenhum jogador do Newcastle conseguiu marcar em casa e fora frente aos Cityzens na mesma época desde que Alan Shearer o fez em 2004/05.
Com oito golos de cabeça, o quarto melhor registo da divisão, os visitantes podem causar grandes problemas se o City não estiver preparado para disputar bolas aéreas, com Nick Woltemade, de 1,98m, a ser esperado para ganhar a maioria dos lances na área.
Nenhuma equipa fez mais cruzamentos de bola corrida para a área esta época e, além dos jogadores do Newcastle terem acertado no ferro 14 vezes, o avançado alemão já soma sete golos, mostrando um padrão claro no estilo de jogo da equipa.
Gordon em grande forma
Bruno Guimarães conta com nove golos esta época, mas o brasileiro é um dos vários jogadores do Newcastle que estão fora deste encontro.
Emil Krafth, Fabian Schar e Tino Livramento estão definitivamente ausentes, enquanto Yoane Wissa, Sven Botman e Lewis Miley aguardam ainda testes físicos de última hora.
Espera-se muito também de Anthony Gordon, depois do seu impressionante poker a meio da semana, que lhe permitiu estabelecer vários recordes numa exibição individual de excelência.
Erling Haaland também vai precisar de alguma precisão dos jogadores dos flancos do City, já que com 22 golos – 11 deles foram o primeiro golo do jogo – nenhum outro jogador tem mais na Premier League em 2025/26.
City pode aproveitar nos últimos 15 minutos
Apesar disso, o norueguês também vai ser submetido a um teste físico de última hora para garantir a sua presença, tal como Savinho e Max Alleyne. Guardiola está certamente ainda sem Jeremy Doku, Josko Gvardiol e Mateo Kovacic.
Quanto ao momento em que se podem esperar golos, os Magpies não concederam qualquer golo nos primeiros 15 minutos de jogos da Premier League esta época.

No entanto, com 14 golos concedidos nos últimos 15 minutos das partidas, são a equipa com pior registo da Premier League nesse período.
A capacidade de marcar golos do City está bem distribuída ao longo dos jogos e podem encontrar boas oportunidades à medida que o encontro se aproxima do fim, graças à longa viagem a meio da semana, que certamente vai fazer com que os jogadores do Newcastle comecem a acusar o cansaço.
Howe pode apostar numa estratégia defensiva?
Embora jogar de forma mais defensiva seja o oposto do que Howe defende, tendo em conta a força do adversário e a deslocação do Newcastle ao Azerbaijão, essa abordagem pode ser a melhor hipótese dos visitantes conseguirem pelo menos um ponto.
Entrar com o habitual esquema 4-3-3 frente a um City que estará mais determinado do que nunca a conquistar os três pontos, será quase de certeza jogar a favor de Guardiola e permitir aos anfitriões dominar o jogo.
Com apenas 11 jornadas por disputar após esta, o tempo está a esgotar-se para o Newcastle recuperar terreno na luta pelo acesso às competições europeias.

