Análise: Nico Williams não é o sucessor ideal de Salah no Liverpool

Nico Williams do Athletic Club durante o jogo frente à Real Sociedad
Nico Williams do Athletic Club durante o jogo frente à Real SociedadCesar Ortiz Gonzalez / Alamy / Profimedia

Apesar de ainda faltarem alguns meses para o final da época 2025/26, muitas negociações de transferências de verão começam muito antes do apito final do último jogo da temporada. Especialmente no caso dos jogadores de topo, a preparação de qualquer transferência tem de ser feita com meses de antecedência, ficando apenas por acertar os detalhes contratuais quando o mercado abre oficialmente e os clubes podem negociar.

Ponto sem retorno para Salah?

Um jogador que pode muito bem mudar de ares antes sequer de a bola rolar no Mundial é o talismã do Liverpool, Mohamed Salah. O Faraó Egípcio queimou as pontes com os Reds com uma explosão de emoções que sugeriu que alguém no clube queria responsabilizá-lo pelo mau momento da equipa.

Tendo em conta que só conseguiu marcar quatro golos e fazer seis assistências em 18 jogos na Premier League esta época, há argumentos válidos para dizer que a sua forma também tem culpa no cartório. É evidente que não fez o suficiente para justificar o salário de 400 mil libras por semana, sem esquecer que fará 34 anos este verão e ficará apenas com mais um ano de contrato com o Liverpool.

Altura certa

Se o emblema de Merseyside quiser recuperar um valor razoável pela saída de Salah, dificilmente haverá melhor altura para o fazer sair de Anfield, seja de forma pacífica ou não. Talvez o verdadeiro problema para o Liverpool seja a escassez de jogadores capazes de preencher verdadeiramente o espaço deixado por Salah.

Um jovem talento que tem sido frequentemente elogiado pelas melhores equipas europeias é Nico Williams, do Athletic Bilbao.

xG de Mo Salah pelo Liverpool na Premier League 2025/26
xG de Mo Salah pelo Liverpool na Premier League 2025/26Opta by Stats Perform

Ele e Lamine Yamal criaram uma parceria notável ao serviço da seleção, e estiveram perto de se tornar colegas no Barcelona.

A decisão de Williams em manter-se fiel ao Athletic foi louvável, mas agora encontra-se na infeliz posição de não poder jogar pelos Leones. Tal como Lamine, tem sofrido de pubalgia, um problema na zona inguinal, mas a situação de Williams agravou-se de tal forma que o Athletic ordenou repouso absoluto e não o irá considerar para convocatórias até ter a certeza de que o problema desapareceu.

Nico Williams muito cobiçado

Isso por si só também cria um problema para o Barcelona e para o Arsenal, que, ao que tudo indica, já foram informados por intermediários de que o jogador irá ponderar uma transferência de San Mamés este verão. Se a lesão persistir durante grande parte da época, nenhum clube interessado conseguirá avaliar verdadeiramente o que o jogador pode acrescentar à equipa.

Para os catalães, já contam com Lamine, Raphinha e Marcus Rashford no plantel, pelo que é discutível se faz sentido gastar mais de 80 milhões de euros em Williams, enquanto o Arsenal também parece estar bem servido com jogadores como Gabriel Martinelli e Bukayo Saka e outros a atuar nas alas.

O Liverpool sabe, naturalmente, que Salah já ultrapassou o tempo de utilidade esta época, por isso será que Williams pode ser o jogador certo para ocupar o seu lugar, em vez de Jarrod Bowen ou Bradley Barcola, outros dois nomes recentemente apontados como possíveis reforços?

Registo modesto de Williams ao longo dos anos

Usando os números da época passada como referência, tendo em conta a forma atual de Salah e os problemas físicos de Williams, este último terá de se superar muito para chegar aos 29 golos e 18 assistências que Salah conseguiu em 38 jogos da Premier League em 2024/25.

Nos 29 jogos na LaLiga durante a mesma temporada, Williams somou apenas cinco golos e cinco assistências, e tem sido esse o padrão ao longo da sua carreira profissional.

Em 34 jogos na principal divisão espanhola em 2021/22, o extremo não conseguiu qualquer golo ou assistência; em 2022/23, registou seis golos e quatro assistências em 36 partidas, enquanto em 2023/24, os cinco golos e 11 assistências representaram uma melhoria, mas ainda longe do suficiente para uma equipa como o Liverpool – e numa Premier League que continua a ser uma das ligas mais físicas e exigentes do futebol mundial.

Ter técnica com a bola e velocidade para ultrapassar o adversário é importante, mas é preciso haver resultados concretos.

O Liverpool arriscaria muito

À primeira vista, 177 dribles bem-sucedidos nas últimas duas épocas parecem um bom número, até percebermos que Williams tentou 501 no total. Da mesma forma, recuperar a posse em 264 ocasiões merece reconhecimento, mas apenas 57 dessas recuperações foram no terço ofensivo, e perdeu a posse em 1090 outras situações. 

36 cruzamentos eficazes em jogo corrido contra 135 falhados, apenas 179 dribles completos em 466 tentativas e uma percentagem de passes certos que tem rondado os 70% nas últimas épocas, mostram que há muito por melhorar em todos estes aspetos.

Gráfico radar de Nico Williams - LaLiga 2025/26
Gráfico radar de Nico Williams - LaLiga 2025/26Opta by Stats Perform

Williams terá 24 anos quando a nova época começar e ainda tem margem para evoluir até atingir o seu auge, o que joga a seu favor, e percebe-se porque é que uma aprendizagem futebolística em Anfield seria apelativa. Ainda assim, o espanhol revela falta de maturidade em muitos aspetos do seu jogo.

O Liverpool também não atravessa o seu melhor momento coletivo, por isso subsistem grandes dúvidas quanto à sua contratação para a época 2026/27, mesmo que, em termos de estilo, provavelmente encaixasse bem na forma de jogar de Arne Slot.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore