Análise: O primeiro dérbi da Premier League entre Sunderland e Newcastle desde 2016

Dan Ballard, do Sunderland, e Anthony Gordon, do Newcastle United, em confronto
Dan Ballard, do Sunderland, e Anthony Gordon, do Newcastle United, em confrontoProfimedia

No domingo, regressa o dérbi Tyne-Wear à Premier League, pela primeira vez desde março de 2016.

Acompanhe as incidências da partida

Nessa ocasião, Jermain Defoe inaugurou o marcador para o Sunderland antes de Aleksandar Mitrovic garantir o empate tardio para o Newcastle num empate 1-1.

Newcastle atravessa um bom momento

Desde então, só se defrontaram uma vez, em janeiro de 2024, num jogo da Taça de Inglaterra, com vitória do Newcastle por 3-0 – e a possibilidade de garantir supremacia local, além de manter-se acima do rival na tabela, deverá motivar ambas as equipas.

Os Magpies atravessam uma fase positiva e podem chegar ao quinto jogo consecutivo sem perder na Premier League se evitarem a derrota no domingo.

A forma do Newcastle
A forma do NewcastleFlashscore

Atualmente no 12.º lugar da tabela com 22 pontos, estão apenas a um ponto dos anfitriões, que iniciam o fim de semana na nona posição.

Eddie Howe e o seu plantel têm o peso da história recente contra si, já que o Newcastle não vence o rival local na principal divisão inglesa desde agosto de 2011, uma série que já vai em nove jogos – o maior registo de invencibilidade do Sunderland na história deste confronto.

Os Black Cats concederam apenas quatro golos ao Newcastle nesse período e marcaram 16.

Contas por ajustar em Wearside

Além disso, os Magpies perderam os últimos três jogos fora para o campeonato frente aos Mackems, mais do que nas 21 visitas anteriores somadas.

Howe certamente não precisará de recordar ao seu plantel a importância deste dérbi, nem o facto de o Newcastle nunca ter perdido quatro jogos consecutivos para o campeonato em casa do Sunderland.

Sunderland vs Newcastle - Resultados recentes frente a frente
Sunderland vs Newcastle - Resultados recentes frente a frenteFlashscore

No entanto, é preciso recuar até abril de 2006 para encontrar a última vez que os Magpies marcaram mais do que um golo num jogo da Premier League fora frente ao Sunderland.

Juntamente com o líder Arsenal, a equipa de Regis Le Bris também mantém a invencibilidade em casa na Premier League 2025/26, com quatro vitórias e três empates nos sete jogos já disputados no Stadium of Light, enquanto o adversário só conseguiu vencer uma vez fora esta época, empatando três e perdendo outros três encontros.

Na verdade, os anfitriões já somam mais pontos no Stadium of Light esta temporada (15) do que em toda a sua última temporada na principal divisão inglesa (14 em 2016/17).

Newcastle precisa de fechar a defesa

Um dos principais problemas que Howe e a sua equipa técnica enfrentam é o facto de o Newcastle ter marcado e concedido um golo em cada um dos últimos oito jogos para o campeonato.

Se quiserem aumentar as hipóteses de uma vitória moralizadora, a defesa terá de melhorar substancialmente, caso contrário arriscam igualar o registo de 13 jogos consecutivos a marcar e a conceder golos (entre dezembro de 1960 e março de 1961).

Os Magpies venceram três dos últimos quatro jogos na principal divisão, tantos como nos 13 anteriores, e o triunfo por 4-1 em Liverpool frente ao Everton pôs fim a uma série de nove jogos fora sem vencer longe de St. James' Park.

Tendo em conta que nenhuma equipa perdeu mais pontos a partir de posições de vantagem na Premier League esta época do que o Newcastle (11), e nenhuma recuperou mais pontos a partir de desvantagem do que o Sunderland (12), antevê-se um duelo mais interessante do que o habitual.

Bruno Guimarães com dificuldades fora de casa

Bruno Guimarães e Nick Woltemade são os melhores marcadores dos visitantes nesta época, ambos com cinco golos, enquanto Wilson Isidor lidera o ataque do Sunderland com quatro.

No entanto, todos os cinco golos de Bruno Guimarães esta temporada foram apontados em casa, e nove dos seus últimos 10 golos em todas as competições foram marcados em St. James’ Park.

Anthony Gordon também voltou a marcar após um longo jejum (22 jogos na Premier League sem qualquer golo). Apesar dos dois golos nos últimos dois jogos serem um incentivo, nunca marcou em três jogos consecutivos.

Ambos foram de penálti e nenhum jogador do Newcastle conseguiu marcar de penálti em três jogos seguidos na Premier League.

A importância de Granit Xhaka

Para o Sunderland, a importância de Granit Xhaka não pode ser subestimada num dérbi como este.

A sua experiência e capacidade de gerir o jogo serão fundamentais para ajudar a equipa a contrariar a pressão do Newcastle, e a sua qualidade de passe, tanto a defender como a atacar, pode ser determinante.

Não só é o jogador com mais assistências do Sunderland na Premier League esta época (quatro), como também criou mais oportunidades (18) e realizou mais passes no total (765).

Xhaka frente ao Liverpool
Xhaka frente ao LiverpoolKATE MCSHANE / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP/ Opta by Stats Perform

Destes, 317 foram realizados no seu próprio meio-campo, com apenas 27 sem sucesso, e 448 foram passes no meio-campo adversário, com 345 a chegarem ao destino.

Foram 261 passes para a frente, 245 dos quais terminaram no último terço, com 176 completos.

Quatro cartões amarelos (o registo mais elevado em igualdade nos Black Cats) revelam o seu lado mais combativo e, apesar de estar a um cartão da suspensão, dificilmente Xhaka deixará de assumir o jogo frente ao Newcastle.

Com tanto em jogo, este pode muito bem ser um verdadeiro clássico da Premier League.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore