Mais

Análise: O que o Manchester United precisa de fazer para tirar o melhor partido de Benjamin Sesko

Benjamin Sesko, do RB Leipzig, durante um amigável de pré-época contra o Toulouse
Benjamin Sesko, do RB Leipzig, durante um amigável de pré-época contra o ToulouseČTK / imago sportfotodienst / Markus Ulmer

Relatórios recentes sugerem que, apesar do interesse do Newcastle, o avançado do RB Leipzig, Benjamin Sesko, parece estar pronto para se mudar para o rival da Premier League, o Manchester United.

Seria um grande golpe para Ruben Amorim, especialmente tendo em conta que os Red Devils não têm futebol europeu de que se possa falar durante a época 2025/26.

Eddie Howe deve estar a arrancar os cabelos se mais um alvo de transferência tiver escapado às garras dos Magpies, enquanto a contratação de Sesko pelo clube de Old Trafford seria um verdadeiro impulso para a nova campanha.

Os problemas do plantel de Ruben Amorim são múltiplos, mas um dos principais nas últimas duas épocas foi sempre a falta de um ponta de lança de qualidade.

Rasmus Hojlund não conseguiu impressionar

Rasmus Hojlund foi contratado pelo antigo treinador Erik ten Hag à Atalanta, mas não conseguiu impressionar durante as duas épocas passadas no Teatro dos Sonhos.

Aos 22 anos, parece agora claro que foi trazido para a Premier League demasiado cedo na sua carreira, e qualquer confiança que tenha ganho ao jogar na Serie A parece ter-se evaporado há muito tempo.

Um avançado robusto e físico, a falta de velocidade de Hojlund em momentos cruciais foi muitas vezes a sua ruína.

Os números de Rasmus Hojlund
Os números de Rasmus HojlundFlashscore

Ninguém pode criticar a sua falta de esforço, pois não é por falta de tentativas que ele não tem sido capaz de aumentar o que tem sido um fraco rendimento em frente à baliza.

Por um investimento financeiro significativo de 83 milhões de euros, o Manchester United esperava muito mais do que 14 golos na Premier League nos 62 jogos que disputou até à data, o que pode explicar, de certa forma, a razão pela qual o clube está aparentemente disposto a vendê-lo por 48 milhões de euros, apenas dois anos depois de o ter contratado.

Sesko tem olho de atirador para o golo

Sesko custaria um pouco mais, 85 milhões de euros, e a esperança é que os seus 27 golos na Bundesliga em 64 jogos nas duas últimas épocas possam ser melhorados, especialmente porque Ruben Amorim vai querer garantir que o avançado recebe o mesmo serviço Viktor Gyokeres fez sob o seu comando no Sporting.

Com uma precisão de remate que chega aos 75%, é imperativo que o plantel de apoio do Manchester United jogue de acordo com os pontos fortes do esloveno. A sua taxa de conversão de 50% também indica um olho de atirador para o golo.

O golo de Benjamin Sesko contra o Bayern de Munique
O golo de Benjamin Sesko contra o Bayern de MuniqueOpta by Stats Perform

Para colocar estes números em perspetiva, Hojlund conseguiu uma precisão de remate de apenas 63,6% e uma taxa de conversão de 26,3%, mas esta desceu para 12,5% na época passada.

Uma nota de cautela pode ser encontrada no facto de Sesko estar na mesma fase da sua carreira que Hojlund, e os seus números talvez pareçam mais notáveis do que os do dinamarquês, porque ele não foi testado na "melhor Liga do mundo".

Plantel precisa de desempenhar o seu papel

Os Red Devils não se podem dar ao luxo de fazer mais uma aposta atacante nesta fase, e é aí que os outros jogadores de ataque do United podem desempenhar o seu papel.

Sesko destaca-se no jogo aéreo, pelo que as bolas em profundidade, apesar de terem sido uma caraterística do jogo do Sporting e do United, sob o comando de Amorim, podem não estar na ordem do dia se o clube quiser ver um retorno imediato em termos de golos.

O radar de Benjamin na Bundesliga 2024/25
O radar de Benjamin na Bundesliga 2024/25Opta by Stats Perform

Dos 213 duelos aéreos que disputou nas duas últimas épocas, Sesko ganhou 119, enquanto Hojlund ganhou apenas 58 nos 222 que disputou.

Uma área em que Hojlund supera Sesko é nas oportunidades criadas (45 contra 37), embora se possa argumentar que os avançados estão lá para aproveitar as oportunidades, em vez de as criarem para os outros. As assistências são importantes, mas um bom avançado será avaliado pelos golos que marca e não pelas assistências que dá.

O radar de Rasmus Hojlund na Premier League 2024/25
O radar de Rasmus Hojlund na Premier League 2024/25Opta by Stats Perform

Do ponto de vista da eficácia de passe, também aqui Sesko perde. Com uma percentagem de 39,1% na sua primeira época no Leipzig, o avançado recuperou em 2024/25 e aumentou a sua taxa de sucesso para 66,3%. É uma boa subida de forma, mas ainda assim insuficiente quando comparada com os 76,3% de Hojlund na época passada.

É provável que essa faceta do seu jogo tenha de ser trabalhada, uma vez que até Gyokeres pode apresentar uma taxa de eficácia de passe de 79,2% sob a tutela de Amorim.

Ruben Amorim tem uma preocupação imediata com a saída de jogadores

Talvez a preocupação mais imediata para o treinador e para a direção do clube seja a incapacidade de negociar jogadores que não são desejados, o chamado "grupo bomba".

Embora tenha havido interesse em jogadores como Alejandro Garnacho, Jadon Sancho e Antony, não foram confirmadas quaisquer propostas até ao momento, nem para Tyrell Malacia.

Com menos de duas semanas para o início da nova temporada da Premier League, Ruben Amorim tem de aceitar que os quatro jogadores poderão continuar a ser ativos do United, pelo menos por agora.

Outra época como a anterior fará com que os subordinados de Sir Jim Ratcliffe ajam rapidamente, por isso já existe uma enorme pressão sobre Sesko para corresponder, se e quando entrar em Carrington.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore