Mais

Análise: O que pode decidir o duelo entre Newcastle e Arsenal

Tino Livramento, do Newcastle, compete com William Saliba, do Arsenal, pela bola
Tino Livramento, do Newcastle, compete com William Saliba, do Arsenal, pela bolaMichael Zemanek / Shutterstock Editorial / Profimedia

Em St. James' Park, no domingo, o Arsenal poderá ficar a oito pontos do líder da Premier League, o Liverpool, se os Reds vencerem o Chelsea no sábado à noite.

Siga o Newcastle - Arsenal com o Flashscore

Mesmo que a equipa de Arne Slot perca o seu primeiro jogo da época, os Gunners continuam a cinco pontos de distância e à procura da vitória que os aproximaria dos líderes.

Mikel Arteta falou no início da semana sobre como o seu telemóvel explodiu depois de ter conseguido um empate contra o Man City na última jornada.

"Quando voltei a ver o jogo e vi as estatísticas, fiquei surpreendido. Era impossível para mim prever um domínio tão grande do Arsenal durante 96 minutos. Nunca tinha acontecido em 17 anos de Pep como treinador", afirmou: "Ouvi muitas coisas no meu telemóvel, não acreditavam no que fizemos ao Manchester City. Pessoas que são treinadores, diretores, CEOs, presidentes".

Tudo isso é muito bonito, mas o facto é que o Arsenal não conseguiu vencer um dos seus principais rivais pelo título da liga, tal como não conseguiu ultrapassar a linha em Anfield no início da época.

O St. James's Park não é um terreno de caça feliz para o Arsenal

Sem marcar golos nas últimas três deslocações a Tyneside, em todas as competições, este não é um jogo que tenha boas recordações para o espanhol.

De facto, a última vez que o Arsenal saiu de St. James' Park com uma vitória foi em maio de 2023, e essa foi também o único triunfo no terreno nas últimas cinco tentativas. Em quatro jogos na época passada, apenas o último encontro - no Emirates Stadium - foi ganho pelos londrinos, com Declan Rice a marcar o golo mais importante.

Newcastle x Arsenal - Histórico recente de confrontos diretos
Newcastle x Arsenal - Histórico recente de confrontos diretosFlashscore

Com Piero Hincapié, Martin Odegaard, Gabriel Jesus, Noni Madueke e Kai Havertz, todos indisponíveis, os Gunners têm uma tarefa difícil pela frente, embora o regresso de Bukayo Saka possa dar um impulso muito necessário.

Já o Newcastle tem problemas de lesão, já que Jacob Ramsey, Yoane Wissa e Fabian Schar estão fora do jogo.

Newcastle com dificuldades para marcar

Apesar dos quatro golos marcados a meio da semana contra o Bradford City, o Newcastle tem tido dificuldades em marcar golos esta época, com Nick Woltemade ainda a habituar-se ao ritmo do futebol inglês.

Os dois golos dos Magpies contra o Liverpool não significaram nada depois de os Reds terem vencido o jogo no 10.º minuto dos descontos, e só marcaram mais um golo esta época - graças a Woltemade - contra o Wolves, que está em último lugar na tabela.

Em três ocasiões, os Reds foram completamente fechados, incluindo na última vez contra o Bournemouth, e isso deve ser uma preocupação para Eddie Howe.

A perda de Alexander Isak iria sempre perturbar o equilíbrio no balneário, mas um homem só não faz uma equipa e o Newcastle tem outros excelentes jogadores de ataque que deverão ser capazes de assumir a responsabilidade de marcar golos.

As fases finais podem ser cruciais 

Com a maioria dos golos marcados pelo Arsenal no campeonato a acontecerem nos 15 minutos que antecedem o intervalo e nos 15 minutos que se seguem, os anfitriões precisam de estar atentos se os londrinos tentarem terminar a primeira parte em força e entrar em ação na segunda.

Os Magpies conseguiram apenas dois golos na primeira parte na temporada 2025/26 da Premier League até agora, e é bem possível que Howe não veja o melhor da sua equipa até à fase final do jogo.

Depois de ter feito uma assistência no jogo com o Man City, as reivindicações de Eberechi Eze por um lugar a titular sob o comando de Arteta estão a aumentar.

Em Viktor Gyökeres, os visitantes têm também um jogador que é o segundo melhor marcador da Premier League esta época (três) e que tem a melhor taxa de conversão (43%) dos 10 jogadores mais cotados, que incluem Mo Salah, João Pedro e Erling Haaland.

Além disso, o Arsenal tem uma derrota nos últimos cinco jogos, o que é muito melhor do que uma vitória do Newcastle nos últimos cinco.

Batalha no meio-campo será fundamental

O único problema que persiste para os londrinos na luta pelo título é a sua capacidade de enfrentar certas equipas com garra e intensidade durante todo o jogo.

Para isso, jogadores como Jurrien Timber e Riccardo Calafiori precisam de chegar ao ataque de forma consistente e fornecer uma presença ofensiva suplementar, enquanto Declan Rice e Martin Zubimendi assumem o controlo de um meio-campo que pode ficar congestionado em alguns momentos.

Se eles não conseguirem fazer isso novamente, há uma forte probabilidade de o Arsenal ser dominado pela ameaça ofensiva de Joelinton, Bruno Guimarães e Sandro Tonali.

O Newcastle também precisa de começar a mostrar que é um dos melhores jogadores da Liga dos Campeões, e nada lhe daria mais motivação na Europa do que a segunda vitória em casa na temporada.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore