Mais

Análise: O que podemos esperar do dérbi entre Arsenal e Crystal Palace?

Marc Guehi, do Crystal Palace, e Jurrien Timber, do Arsenal, disputam a bola
Marc Guehi, do Crystal Palace, e Jurrien Timber, do Arsenal, disputam a bolaDavid Klein / Zuma Press / Profimedia

O Crystal Palace desloca-se ao Emirates Stadium no domingo, depois de uma surpreendente derrota na Liga Conferência frente ao AEK Larnaca. O desaire por 1-0 foi um final dececionante para o seu primeiro jogo em casa em competições europeias, e as aguias lamentam as inúmeras oportunidades desperdiçadas.

Mateta continua a ser o homem do Palace

Jean-Philippe Mateta, que falhou um golo feito nos descontos frente ao Bournemouth na última jornada - lance que teria garantido um triunfo por 4-3 aos londrinos do sul - acertou na barra diante do Larnaca e desperdiçou ainda várias outras ocasiões.

O avançado francês marcou, de facto, na última visita do Palace ao Arsenal, tal como Eberechi Eze, agora, claro, jogador dos Gunners.

Nessa ocasião, em 2024/25, os visitantes arrancaram um empate 2-2, com Jakub Kiwior e Leandro Trossard a marcarem para os anfitriões.

O Arsenal tem, de resto, dominado este confronto nos últimos tempos, mantendo-se invicto nos seis duelos mais recentes. Em cinco desses seis jogos, os Gunners marcaram pelo menos dois golos, e em duas ocasiões chegaram mesmo a marcar cinco à equipa de Oliver Glasner.

Melhor momento

O momento atual sugere que a equipa de Mikel Arteta é claramente favorita para prolongar esta série positiva.

Desde a derrota por 1-0 frente ao Liverpool, o Arsenal somou quatro vitórias e um empate, não tendo concedido mais do que um golo em qualquer desses encontros. Líder destacado da Premier League, um novo triunfo manteria os Gunners pelo menos três pontos à frente do perseguidor mais próximo, o Manchester City.

O Palace, por sua vez, ocupa a oitava posição e, embora a classificação não engane, está apenas a três pontos do City, que é segundo.

Também só perdeu uma vez nas últimas seis jornadas, fora frente ao Everton, mantendo a boa forma com que terminou a época passada.

No Emirates, em 2025/26, o Arsenal soma três vitórias e um empate, enquanto o Palace, fora de Selhurst Park, regista dois triunfos, um empate e a tal derrota frente aos Toffees.

Palace lidera em remates enquadrados

Ter mais dois dias de descanso pode jogar a favor dos Gunners, embora os Eagles também beneficiem de não terem de viajar para destinos longínquos da Europa na noite de quinta-feira.

Glasner espera que a sua equipa continue a liderar a tabela de remates enquadrados esta temporada. Até ao momento, os seus 43 remates à baliza são o melhor registo da divisão, enquanto os londrinos do norte têm o maior número de remates totais na elite (123) e são quem menos golos concedeu (três).

Mapa de remates do Crystal Palace frente ao Bournemouth
Mapa de remates do Crystal Palace frente ao BournemouthOpta by Stats Perform

O que pode surpreender muitos é que a equipa de Arteta é apenas a quinta melhor da Premier League em número total de passes (3931), tendo em conta a forte aposta do Arsenal em dominar o adversário através da posse de bola antes de desferir o golpe final.

Já quanto aos jogadores mais influentes de cada lado, não há grandes surpresas.

Arteta depende de Gyökeres

Viktor Gyökeres lidera a lista de marcadores dos Gunners com três golos, sendo também o internacional sueco quem soma mais remates totais (18, partilhando o topo com Eze) e mais remates enquadrados (sete).

A dependência do Palace em Mateta é ainda mais evidente, já que o ponta de lança é o melhor marcador (cinco golos), tem mais remates totais (28) e mais remates enquadrados (16).

Declan Rice, Bukayo Saka e Adam Wharton criaram cada um 13 oportunidades, sendo de esperar que este trio tenha também um papel decisivo no desfecho da partida.

Na verdade, a capacidade de Wharton para recuperar bolas no meio-campo será fundamental para permitir ao Palace subir no terreno e chegar a zonas perigosas, onde pode criar dificuldades ao Arsenal.

Uma esperada avalanche ofensiva dos anfitriões exigirá igualmente o melhor de Marc Guehi e dos seus colegas para travar as investidas adversárias. Se o internacional inglês tiver sorte, poderá até aumentar o seu registo de passes, que atualmente é de 424 nesta época.

Golos tardios

Ambas as equipas têm entrado de forma algo lenta em 2025/26, pelo que a ausência de golos na primeira meia hora seria apenas a confirmação da tendência.

É nos 15 minutos antes do intervalo e nos 15 minutos após o reatamento que o Arsenal se mostra mais eficaz, tendo marcado quatro vezes em cada um desses períodos.

Já o Palace costuma crescer nos 15 minutos finais de cada parte (três golos), embora seja de notar que entre os 75 e os 90 minutos os Eagles concederam mais golos (quatro), enquanto os Gunners marcaram mais (cinco).

Arsenal vs Crystal Palace - Resultados recentes dos duelos diretos
Arsenal vs Crystal Palace - Resultados recentes dos duelos diretosFlashscore

Perspetiva-se, por isso, um jogo emocionante e, tendo em conta que o Arsenal venceu sempre que marcou primeiro, Glasner terá de garantir que a sua equipa entra determinada desde o apito inicial para aumentar as hipóteses de surpreender em Londres.

Martin Odegaard, Gabriel Jesus, Noni Madueke e Kai Havertz continuam de fora nos londrinos do norte, enquanto Chadi RiadCheick Doucoure são baixas nos visitantes.

Siga o Arsenal - Crystal Palace com o Flashscore

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore