Mais

Análise: O que vai acontecer com os jogadores considerados dispensáveis pelo Manchester United

Rashford deverá rumar ao Barcelona
Rashford deverá rumar ao BarcelonaCARL RECINE / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
À medida que o Manchester United continua a reformular o seu plantel de verão, vários jogadores enfrentam um futuro incerto. Analisamos o que se segue para as estrelas indesejadas do clube.

Tem sido uma janela de transferências de verão estranha para o Manchester United. A contratação de Matheus Cunha e a chegada iminente de Bryan Mbeumo foram atenuadas pela incapacidade de transferir algumas das estrelas que não têm futuro no clube.

Marcus Rashford, Jadon Sancho, Alejandro Garnacho, Antony e Tyrell Malacia foram todos aconselhados a procurar novos clubes e, apesar de terem sido feitas movimentações no mercado, Ruben Amorim queria que todos tivessem saído antes do início da pré-época.

Agora que todos estão de volta aos treinos, foi-lhes pedido que chegassem ao complexo de Carrington depois das 17:00, para garantir que não se misturam com os jogadores que estão atualmente nos planos de Amorim, embora Antony tenha sido visto algumas vezes com o grupo principal.

A apenas um mês da janela de transferências de verão, analisamos o que o futuro reserva às estrelas indesejadas do Manchester United.

Marcus Rashford

Numa reviravolta bastante notável, Rashford deu um passo importante para a sua carreira e está prestes a juntar-se ao Barcelona, campeão da LaLiga, por empréstimo para a época de 2025/26, depois de terem perdido Nico Williams e Luis Diaz.

Williams acabou por dar uma volta de 180 graus quando o Barça não conseguiu oferecer-lhe a garantia de que poderia registá-lo sem problemas, enquanto o Liverpool simplesmente não quer vender Diaz a ninguém este verão.

De acordo com Fabrizio Romano, toda a papelada está pronta e Rashford vai aceitar uma redução salarial de 15% para concretizar a transferência, com o Barcelona a cobrir todos os seus salários, tirando 300 mil libras por semana dos livros de pagamento do United.

Tendo em conta os problemas que tiveram com a regra 1:1 da LaLiga quando tentaram contratar Williams, resta saber quando poderão efetivamente registar Rashford. Talvez o United possa facilitar o processo com a contratação de Marc-Andre ter Stegen?

Alejandro Garnacho

O jovem argentino falou abertamente sobre os seus sentimentos após a derrota do United por 1-0 frente ao Tottenham na final da Liga Europa da última temporada. Frustrado por só ter tido direito a 20 minutos de jogo, Garnacho criticou a decisão de Amorim.

O resultado foi que Amorim bateu o pé e Garnacho foi considerado excedentário. Com apenas 21 anos, tem muita experiência na Premier League, com 93 jogos, 16 golos e 10 assistências. Além disso, tem potencial para crescer.

Números de Garnacho
Números de GarnachoFlashscore

O Chelsea esteve interessado em janeiro e, de acordo com o The Athletic, continua a ser um alvo, mas depois da contratação de Jamie Gittens, Garnacho não é uma prioridade e alguém terá de sair antes de o clube fazer uma transferência.

Garnacho quer permanecer na Premier League, com o Tottenham e o Aston Villa também interessados. O United avalia-o em 60 milhões de euros, e com razão, mas torna tudo muito mais difícil quando o mundo sabe que se quer vender. Não se surpreendam se forem forçados a um empréstimo de última hora.

Jadon Sancho

Sancho talvez seja a contratação mais dececionante do Manchester United nos últimos tempos. Quando chegou, o extremo era suposto ser a próxima grande figura, o homem que levaria o clube de volta ao seu lugar e a Inglaterra à glória no Mundial.

Quatro anos e dois empréstimos pouco satisfatórios depois, o United está desesperado para se livrar dele. O Chelsea estava interessado em contratá-lo permanentemente neste verão, mas não conseguiu chegar a um acordo com Sancho que fosse compatível com a sua estrutura salarial atual, então pagou 7 milhões de euros para mandá-lo de volta a Old Trafford.

Os números de Sancho
Os números de SanchoFlashscore

De acordo com o jornal italiano Sport Mediaset, Sancho está prestes a juntar-se à Juventus por um valor ligeiramente inferior aos 30 milhões de euros que o Chelsea tinha de pagar pelo seu empréstimo. Sancho também está disposto a aceitar uma redução salarial para concretizar a transferência.

O futebol italiano não é o mais previsível, especialmente quando se trata de transferências. Os adeptos do United não devem ficar muito entusiasmados enquanto não o virem a vestir a famosa camisola preta e branca.

Antony

De todos estes jogadores, manter Antony talvez não seja assim tão mau. O habilidoso brasileiro redescobriu a sua forma e o seu amor pelo jogo quando esteve emprestado ao Real Betis na segunda metade da época passada, conduzindo o clube à sua primeira final europeia de sempre, antes de perder para o Chelsea.

Graças à sua boa forma em Espanha, o United terá pedido cerca de 60 milhões de euros por Antony.

Infelizmente, tal como no caso de Garnacho, o facto de se dar a conhecer ao mundo que se está desesperado por vender um jogador não costuma fazer com que se consiga o valor pretendido. O jogador foi associado a uma transferência para o Bayer Leverkusen, mas Erik ten Hag encerrou o assunto recentemente.

Desde então, não houve muito barulho. O Atlético de Madrid tinha sido associado ao jogador, mas parece que o assunto ficou arrumado. Ainda assim, Antony não teve uma grande desavença com Amorim como os outros, a sua confiança está de volta, talvez ainda possa fazer contar para o técnico português.

Tyrell Malacia

Amorim joga com alas e, com a chegada de Patrick Dorgu em janeiro, parece que tem o jogador que deseja para ocupar a posição de lateral esquerdo. Malacia é uma infeliz vítima de um novo sistema.

Passou a segunda metade da época passada emprestado ao PSV, mas o clube decidiu não ativar a opção de compra de 12 milhões de euros que tinha no contrato de empréstimo, depois de Malacia ter feito apenas 12 jogos na campanha do título.

As lesões de Malacia
As lesões de MalaciaFlashscore

Malacia tem capacidade para ser um bom jogador numa equipa decente da Premier League, mas depois da lesão horrível que o fez perder mais de um ano de futebol, qualquer transferência seria um risco. Tal como Antony, não parece haver nenhuma ligação concreta para Malacia, mas com um preço pedido de 7 a 12 milhões de libras, alguém devia arriscar no neerlandês.