Análise: Olhar sobre o clássico festivo entre o Manchester United e o Newcastle

Harry Amass, do Man Utd, remata para golo contra o Newcastle United
Harry Amass, do Man Utd, remata para golo contra o Newcastle United Richard Lee / Shutterstock Editorial / Profimedia

Numa alteração ao habitual calendário festivo do futebol, há apenas um jogo da Premier League a ter lugar neste Boxing Day.

Acompanhe as incidências do encontro

O Manchester United de Ruben Amorim recebe o Newcastle United de Eddie Howe, com ambas as equipas a procurarem conquistar três pontos antes do programa de jogos do novo ano.

Ambas as equipas estão a ser dizimadas pelas ausências

Os Red Devils têm andado a brincar com a possibilidade de entrar no top 5 da Premier League nos últimos jogos, mas ainda não chegaram lá. Se vencessem os Magpies, fariam isso, pelo menos temporariamente.

O Newcastle, por sua vez, poderia empatar com o United se saísse vitorioso do seu compromisso em Old Trafford.

Ambas as equipas estão dizimadas por ausências, já que não contam com sete jogadores cada.

Bruno Fernandes é a última ausência do United. O capitão foi substituído ao intervalo, pela terceira vez na sua carreira, no Teatro dos Sonhos, depois de ter dado a entender que tinha lesionado o tendão durante o jogo contra o Aston Villa.

Bruno é mesmo a maior baixa

Dado que o talismã português só falhou 17 dos 325 jogos do Man Utd desde que se estreou em 2020 - e a equipa venceu 48,1% dos jogos do campeonato em que ele esteve presente, caindo para 33,3% na sua ausência -, a sua omissão será a mais sentida.

Kobbie Mainoo também está de fora depois de se ter lesionado durante o treino, enquanto este jogo chega demasiado depressa para a dupla de defesas-centrais Matthijs de Ligt e Harry Maguire.

Bryan Mbeumo, Amad Diallo e Noussair Mazraoui estão ausentes para a Taça das Nações Africanas pelos seus respetivos países, mas Amorim terá Casemiro de volta após a suspensão por cinco cartões amarelos.

Nick Pope poderá dar um empurrão a Howe, uma vez que se espera que regresse, mas William Osula, Kieran Trippier, Tino Livramento, Dan Burn, Sven Botman, Jamaal Lascelles e Emil Krafth estão de fora.

Jogos recentes a favor do Newcastle

Em termos de resultados recentes no confronto direto, as coisas estão muito a favor dos visitantes, com os Magpies tendo vencido cinco dos últimos seis jogos entre as equipas, incluindo duas partidas a zero em Old Trafford.

Na verdade, além de uma vitória por 3-2 para os Red Devils em maio de 2024, o Man Utd marcou apenas um golo (numa derrota por 4-1 no St. James' Park em abril de 2025) nos outros cinco jogos.

Os últimos duelos
Os últimos duelosFlashscore

No entanto, é de salientar que o Newcastle venceu apenas uma das suas últimas 10 visitas ao Teatro dos Sonhos (2-0 em dezembro de 2024) e, dos oito jogos fora de casa disputados esta época, só saiu com os três pontos numa única ocasião.

O Manchester United foi derrotado pelo Aston Villa por 2-1 depois de uma série de quatro jogos sem perder, em que empatou com o Bournemouth e o West Ham e venceu o Wolverhampton Wanderers e o Crystal Palace.

Defesa de Amorim precisa de ser reforçada

O Newcastle perdeu apenas uma vez nos últimos seis jogos, uma devastadora derrota por 1-0 contra o rival Sunderland. Venceu o Burnley, o Everton e o Manchester City, mas empatou com o Tottenham e o Chelsea.

Defensivamente, Amorim precisa de garantir que os seus quatro defesas se reforcem significativamente. Embora os Red Devils tenham marcado 31 golos nesta época da Premier League (o segundo maior número de golos a par do Arsenal), também sofreram 28, o maior número de golos entre os 14 clubes da Premier League.

A equipa lidera o campeonato em termos de remates totais (281) e remates à baliza (97), e os 31 golos marcados só foram superados pelo Man City.

Sem o seu melhor marcador, Mbeumo (seis) - que também tem o maior número de remates à baliza (24) - e o melhor assistente, Bruno Fernandes (sete) - que criou o maior número de oportunidades (51) e fez o maior número de passes (976) -, o Manchester United terá de contar com Matheus Cunha (maior número de remates, 47) para marcar os golos da vitória.

Probabilidades de vitória
Probabilidades de vitóriaOpta by Stats Perform

Em 13 dos 17 jogos do campeonato até ao momento, ambas as equipas marcaram, e a sua época até à data pode provavelmente ser melhor resumida pelo seu desempenho contra o Bournemouth, um empate 4-4 que foi emocionante e entusiasmante em alguns momentos, mas também exasperante.

Se os anfitriões começarem a marcar um ou dois golos, isso certamente terá um impacto positivo na sua temporada.

Será que Woltemade conseguirá aumentar o seu número de golos em Old Trafford?

O Newcastle tem exatamente o problema inverso.

Os 22 golos sofridos são um dos melhores registos defensivos da temporada 2025/26 da Premier League, mas apenas marcaram 23 golos, o que lhes confere uma fraca diferença de golos de +1.

Sete desses golos foram marcados por Nick Woltemade, contratado no verão, que provavelmente nunca irá esquecer o golo na própria baliza que deu ao Sunderland a vitória no dérbi.

Os seus 11 remates à baliza são também os mais frequentes, enquanto Bruno Guimarães continua a olear as rodas dos Magpies, criando o maior número de oportunidades (20) e fazendo o maior número de passes (775).

Independentemente de os golos já terem sido marcados na fase final do jogo, os últimos 15 minutos podem ser apimentados, uma vez que ambas as equipas foram as que mais marcaram e as que mais sofreram golos entre os 75 e os 90 minutos.

Uma festa de arromba espera por si...

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore