Mais

Análise: Os argumentos que explicam a contratação de Luis Díaz pelo Bayern Munique

Luis Díaz em ação pelo Liverpool
Luis Díaz em ação pelo LiverpoolJake Kirkman / Every Second Media / DPPI via AFP, Flashscore

Luis Díaz, de 28 anos, vai jogar no Bayern de Munique. O clube bávaro chegou a acordo total com o Liverpool, depois de ter visto uma primeira proposta de 67 milhões de euros ser rejeitada. O valor foi entretanto revisto para os 75 milhões, cifra confirmada por fontes como David Ornstein e Fabrizio Romano.

O extremo colombiano, que na última época brilhou ao serviço dos reds, tinha solicitado uma melhoria salarial que nunca chegou a acontecer. Apesar do seu desempenho consistente, era apenas o 14.º jogador mais bem pago do plantel, muito abaixo do que demonstrou dentro de campo numa época marcante para o Liverpool, que voltou a conquistar a Premier League cinco anos depois, quebrando o ciclo de domínio do Manchester City.

Portanto, são vários os fatores que ajudam a explicar esta transferência, que representa um reforço de peso para o atual campeão da Bundesliga.

1 - Compatibilidade

O Bayern queria melhorar o seu ataque. Inicialmente, os bávaros pensaram em Nico Williams como alternativa. Estavam dispostos a pagar a cláusula. No entanto, o Barcelona foi o clube que mais interesse demonstrou no extremo campeão da Eurocopa com a Espanha.

No entanto, a contratação de Williams caiu à última hora. O Barcelona saiu da corrida, assim como o Bayern, que concentrou as suas forças em um Luis Díaz, jogador que já vinha a ser alvo de interesse dos bávaros há vários meses.

2 - Lesão de Musiala

Desde antes do Mundial de Clubes, o Bayern queria um extremo ou um avançado. Durante a competição, Jamal Musiala, uma das figuras da equipa, lesionou-se com gravidade e ficará entre quatro e cinco meses fora dos relvados devido a um procedimento delicado.

3 - Pouco interesse do Liverpool

Quando Luis Díaz pediu ao Liverpool um aumento salarial, o clube não quis igualar as condições exigidas. O clube aceitou, conscientemente, a situação e entendeu desde o primeiro minuto que chegariam ofertas pelo colombiano. O seu papel foi fundamental: ou uma oferta próxima dos 70 milhões, ou nada.

O Barcelona bateu à porta sem fazer uma oferta oficial. O Bayern, após uma primeira tentativa infrutífera, conseguiu igualar o que o clube britânico pedia.

4 - Renovação do plantel... E mais contratações?

O Liverpool tem sido um dos protagonistas do mercado de transferências. Wirtz, Frimpong, Ekitike, Kerkez, chegaram para dar força ao plantel dos Reds. Outros nomes são falados... como o caso de Isak, que não quer continuar no Newcastle na próxima temporada.

A venda de Luis Díaz permite ao Liverpool fazer um encaixe significativo e sonhar com mais nomes. Rodrygo, jogador do Real Madrid, é outra alternativa que pode chegar a Anfield.