No entanto, é justo dizer que este confronto em particular perdeu o seu brilho nas últimas temporadas e que esses dias de glória já passaram há muito tempo.
Para os Red Devils, o 15.º lugar na época de 2024/25 foi o seu pior registo na Premier League e não desde 1974, quando foram despromovidos - em parte devido ao infame golo de calcanhar de Denis Law para o rival Manchester City - que o United tinha tido um desempenho tão fraco.
Apesar disso, e para crédito do treinador Ruben Amorim, o português não procurou esconder ou inventar desculpas, para além de sugerir que uma ou duas contratações em posições-chave poderiam mudar a sorte do clube.
Reencontro de Gyokeres com Amorim
Uma dessas contratações poderia ter sido Viktor Gyokeres, do Sporting, um jogador que se tinha destacado sob o comando de Ruben Amorim em duas épocas repletas de troféus em Alvalade.
Os seus 97 golos em 102 jogos em todas as competições iriam inevitavelmente resultar numa transferência para uma das principais equipas europeias, mas foi o Arsenal - que há muito seguia Benjamin Sesko - que garantiu a sua contratação.

Uma nota curiosa nesta história é que Sesko agora irá alinhar pelo United, e os seus 39 golos e oito assistências em 87 jogos pelo RB Leipzig também representam um registo de elite.
Um duelo direto entre ambos no confronto deste domingo pode muito bem decidir o desfecho da partida, e as suas capacidades na finalização também podem ser um fator importante para o sucesso de cada equipa nesta temporada.

A rotina de Sesko para se concentrar antes dos jogos também pode surpreender muitos.
“Medito pelo menos uma vez por dia e faço pausas deliberadas para descansar”, disse numa entrevista anterior: “Leio livros sobre o tema e experimento novos exercícios. Para mim, é tão importante como treinar com a equipa ou no ginásio.”
Reforçados significativamente este verão
A equipa de Mikel Arteta terminou em segundo lugar nas últimas três campanhas da Premier League, ficando sempre a um passo do título. Ganhar o troféu nesta que é a sua 100.ª campanha consecutiva na primeira divisão inglesa - mais do que qualquer outra equipa - seria uma forma adequada de assinalar essa ocasião.
O facto de terminar consecutivamente como vice-campeão talvez explique porque os londrinos do norte investiram tanto no mercado de transferências este verão.
Além de Gyokeres, o Arsenal contratou Martin Zubimendi, Noni Madueke, Cristhian Mosquera, Christian Norgaard e Kepa Arrizabalaga, enquanto o United reforçou a chegada de Sesko com as de Bryan Mbuemo, Matheus Cunha e Diego Leon.
Três anos desde que o United venceu o Arsenal em Old Trafford
Já lá vão quase três anos desde que os Red Devils venceram pela última vez os Gunners em Old Trafford, e isso aconteceu com um triunfo por 3-1 em setembro de 2022, num jogo em que Gabriel Jesus, do Arsenal, sofreu uma lesão da qual ainda está a recuperar. Como tal, não está disponível para ir a jogo.
Pelo lado do United, o guarda-redes Andre Onana deverá falhar a partida, pois luta para recuperar de uma pancada sofrida na pré-época, e se não puder jogar, Altay Bayindir será o substituto.
O único jogo que o Manchester United venceu contra os Gunners nos seis confrontos desde a vitória em 2022 foi o duelo da Taça de Inglaterra no Emirates, em janeiro. Perdeu quatro dos últimos cinco jogos na Premier League, com o Arsenal a marcar pelo menos dois golos em três desses jogos.
Um presságio para os adeptos da casa é o facto de, na única outra ocasião em que estes dois gigantes da Premier League se defrontaram na jornada inaugural da época em Old Trafford (1989/90), o United ter vencido por 4-1.
Arsenal invicto nos últimos 14 jogos fora de casa
Mikel Arteta não vai ficar preso ao passado, mas pode ficar satisfeito em saber que a sua equipa está invicta nos últimos 14 jogos fora de casa (7 vitórias, 7 empates), desde novembro do ano passado, e marcou 14 golos nas últimas 11 visitas ao Teatro dos Sonhos.
O Arsenal venceu cinco dos seus últimos seis jogos de abertura - incluindo os três últimos - mas o United é a equipa com mais vitórias na jornada inaugural (22), tendo também a melhor taxa de vitórias no primeiro jogo da época da Liga (67%).
Os Red Devils perderam apenas dois dos últimos 18 jogos em casa na Premier League contra o Arsenal, ambos sob o comando de Arteta. Se conseguirem sair vitoriosos no domingo, tornar-se-ão o primeiro clube na história do futebol inglês a vencer os Gunners 100 vezes.
O United também teria conseguido duas vitórias consecutivas, graças ao triunfo na última jornada da época passada contra o Aston Villa, depois de não ter conseguido duas vitórias seguidas ao longo da campanha de 2024/25, tanto sob o comando de Erik ten Hag como de Ruben Amorim.
Siga o Manchester United - Arsenal no Flashscore
