Siga o Arsenal - Liverpool no Flashscore
Será o primeiro jogo de sempre entre estas equipas na Premier League a disputar-se numa quinta-feira, sendo que o último encontro do campeonato entre ambos neste dia da semana aconteceu em Anfield, em dezembro de 1947.
Liverpool procura oitava dupla vitória na liga
De forma algo preocupante para os londrinos do norte, os Reds venceram quatro dos últimos cinco jogos fora de casa na Premier League disputados numa quinta-feira, sendo a única exceção a derrota por 4-0 frente ao Manchester City em julho de 2020.
Além disso, contra nenhuma outra equipa o Arsenal perdeu mais jogos na Premier League do que frente ao Liverpool (26, igualando o Manchester United), com os visitantes a tentarem completar a oitava dupla vitória sobre o Arsenal na Premier League, algo que não acontece desde 2021/22.
As suas sete duplas vitórias já são o maior registo de qualquer equipa frente aos Gunners nesta competição.
É um duelo entre o primeiro e o quarto classificados, separados por Manchester City e Aston Villa, ambos com 42 pontos, seis atrás da equipa de Mikel Arteta.
Dependendo dos resultados do City frente ao Brighton e do jogo entre Crystal Palace e Villa, os londrinos do norte podem entrar em campo frente à equipa de Arne Slot com três, cinco ou seis pontos de vantagem.
Szoboszlai pode igualar Mané?
Independentemente desses dois resultados, o treinador espanhol irá certamente incutir nos seus jogadores que não interessa o que os outros fazem, desde que o Arsenal continue a vencer.
No último confronto entre as duas equipas, o Liverpool impôs ao Arsenal a sua primeira derrota na Premier League esta época, vencendo por 1-0 em Anfield graças a um magnífico livre de Dominik Szoboszlai na segunda parte.
O húngaro também tinha feito uma assistência no jogo anterior, em maio de 2025, e se voltar a marcar ou assistir neste encontro, tornar-se-á o primeiro jogador do Liverpool a participar em três golos consecutivos da Premier League frente ao Arsenal desde Sadio Mané em março de 2017 (dois golos, uma assistência).
Os homens de Slot não perdem há três duelos diretos para o campeonato, desde fevereiro de 2024, e os londrinos do norte têm assim contas a ajustar. Que melhor momento para o fazer?
Ambas as equipas em boa forma
Os anfitriões esperam garantir a sexta vitória consecutiva, enquanto o Liverpool não perde há seis jogos, pelo que ambas as equipas chegam a este duelo no topo da tabela em excelente momento.
O trio composto por Leandro Trossard, Viktor Gyokeres e Declan Rice tem protagonizado momentos de destaque pelo Arsenal esta época, sendo os dois primeiros os melhores marcadores da equipa, com cinco golos cada, seguidos por Rice, com quatro.
No entanto, pode não haver uma dependência excessiva deste trio.
Isto porque Bukayo Saka marcou em cada um dos seus últimos três jogos em casa para o campeonato frente aos Reds; contudo, em toda a história da liga, nenhum jogador do Arsenal conseguiu marcar em quatro jogos consecutivos em casa frente ao Liverpool.
O extremo oposto dos anfitriões, Gabriel Martinelli, esteve diretamente envolvido em seis golos (quatro golos, duas assistências) nos últimos sete confrontos da Premier League com o Liverpool, não tendo qualquer outro adversário com mais golos e assistências na competição (também seis frente ao Crystal Palace).
O jogador mais prolífico do Liverpool tem sido Hugo Ekitiké, que já marcou oito vezes, incluindo três golos inaugurais, estando empatado no quarto lugar da lista de melhores marcadores da liga em 2025/2026.
No entanto, o avançado ainda não regressou aos treinos do clube devido a um problema muscular, podendo assim não ser opção para este encontro.
Gakpo adora Londres
Dada a forte possibilidade de Cody Gakpo ser titular, o neerlandês quererá certamente aumentar o seu registo de três golos fora de casa na liga esta época, todos eles apontados nas últimas quatro deslocações a Londres (Chelsea, West Ham e Fulham).
Se voltar a marcar, Gakpo tornar-se-á o segundo jogador do Liverpool a marcar em quatro jogos fora diferentes na capital numa época da Premier League, depois de Mo Salah (duas vezes, em 2017/18 e 2020/21).

Ele e os seus colegas têm, sem dúvida, tornado a época emocionante para os adeptos neutros, já que só os jogos do Burnley na Premier League tiveram mais golos aos 90 minutos ou depois (10) do que os do Liverpool (nove – cinco a favor, quatro contra).
2023-24 (13), 2008-09 (12) e 2010-11 (10) são as únicas épocas em que houve mais golos do Liverpool aos 90 minutos, a favor e contra, numa campanha da Premier League.
Sem empates a zero desde 2015
O Arsenal concedeu golos em cada um dos últimos 20 jogos da Premier League frente ao Liverpool desde o empate a zero em agosto de 2015.
O Manchester United (30 entre 1953 e 1968) e o Tottenham (24 entre 1955 e 1967) são as únicas sequências mais longas sem baliza inviolada que os londrinos do norte tiveram na sua história na liga.

Em 10 jogos em casa na Premier League esta época, o Arsenal está invicto, com nove vitórias e um empate. O Liverpool soma quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas fora de casa, não perdendo fora para o campeonato desde novembro, frente ao Manchester City.
Os anfitriões também venceram os últimos sete jogos da Premier League no Emirates Stadium, e só uma vez sob o comando de Arteta conseguiram uma sequência mais longa em casa, com 10 vitórias consecutivas entre abril e dezembro de 2022.
Que grande jogo temos em perspetiva.

