Mais

Análise: Os números que corroboram o interesse em Antoine Semenyo, do Bournemouth

Antoine Semenyo, do Bournemouth, celebra um golo frente ao Fulham
Antoine Semenyo, do Bournemouth, celebra um golo frente ao FulhamGraham Hunt/ProSports / Shutterstock Editorial / Profimedia

Com o fim de mais uma pausa internacional, as atenções voltam-se para as competições domésticas este fim de semana, e para o Bournemouth isso significa uma deslocação ao Crystal Palace, que atravessa um excelente momento.

Tanto Oliver Glasner como Andoni Iraola destacaram-se como treinadores de referência, tanto pela sua visão tática como pela forma como conseguem extrair o melhor de plantéis pouco valorizados, conseguindo, com todo o mérito, apresentar um dos melhores futebóis da Premier League.

Semenyo, o talento que escapou ao Palace?

Não é por acaso que, antes deste confronto, os Eagles ocupam a sexta posição, com 12 pontos, enquanto os Cherries estão ainda melhor, em quarto lugar com 14 pontos.

O encontro de sábado promete ser tudo menos fácil para ambas as equipas, com o conjunto da Costa Sul a depender quase certamente do excelente momento individual do avançado Antoine Semenyo, jogador que chegou a treinar durante dois meses no Cystal Palace, antes de ser dispensado pelo clube do sul de Londres.

Os números de Semenyo
Os números de SemenyoFlashscore

Como devem lamentar ter deixado escapar o antigo goleador do Bristol City.

Nascido e criado em Chelsea, Selhurst Park teria sido uma viagem muito mais curta do que Ashton Gate, e agora, como peça fundamental no plantel de Iraola, Semenyo está a brilhar no principal escalão inglês.

Apenas Haaland apresenta um registo superior em 2025/26

Com seis golos e três assistências na época 25/26, incluindo um remate decisivo frente ao Liverpool em Anfield no início da temporada, só o gigante do Manchester City, Erling Haaland, tem mais (nove golos e uma assistência).

Curiosamente, nos 97 jogos disputados pelos Cherries, os 28 golos e 11 assistências de Semenyo igualam exatamente o registo de Dominic Solanke no mesmo período antes de se transferir para o Tottenham, sendo que até há pouco tempo era Solanke quem recebia mais destaque entre os dois avançados.

O ganês de 25 anos começa agora a despertar o interesse dos clubes do norte de Londres, assim como do Man United, embora uma cláusula de rescisão de 75 milhões de libras possa ser um obstáculo demasiado elevado para ambos neste momento.

O Liverpool também estará alegadamente atento ao jogador, interesse esse que só terá aumentado após os golos e a exibição de Semenyo no Noroeste no início da época.

Números globais de Semenyo merecem destaque

Mais um golo apontado, desta vez frente ao Fulham, no Vitality Stadium, foi talvez ainda mais impressionante, ao evidenciar tanto a sua capacidade de drible como a sua presença física e eficácia na finalização.

Semenyo aprecia claramente o duelo direto com os adversários e já disputou mais de 1000 desde que veste a camisola às riscas pretas e vermelhas.

Se juntarmos mais 359 duelos aéreos, 344 recuperações de bola, 101 desarmes tentados (65 ganhos), 71 alívios e 23 interceções defensivas, percebe-se melhor a dimensão completa do seu contributo ofensivo.

Radar de Antoine Semenyo na Premier League 2024/25
Radar de Antoine Semenyo na Premier League 2024/25Opta by Stats Perform

Embora o aspeto físico seja fundamental no arsenal de um ponta de lança moderno, felizmente para o ganês, não é a única arma que possui.

Como demonstrou nestes jogos, também é rapidíssimo, algo comprovado pelas 24 arrancadas rápidas que já protagonizou com a camisola do Bournemouth.

A sua precisão de remate nunca desceu abaixo dos 50% desde que chegou aos Cherries, o que revela uma notável eficácia sempre que tenta a sua sorte.

Conversão de remates pode ser melhorada

Atualmente, a taxa de conversão de remates de 35,3% pode ser algo enganadora, tendo em conta que a época ainda vai no início, pelo que os 13,3% registados em 2024/25 são um indicador mais fiável neste aspeto.

Talvez seja este o principal ponto a melhorar para que possa ser considerado um avançado verdadeiramente de elite, já que a sua taxa de conversão de grandes oportunidades é bastante positiva. Recorrendo novamente ao valor da época passada, os 29,4% são um dado digno de registo.

Mapa xG de Antoine Semenyo na Premier League 2025/26
Mapa xG de Antoine Semenyo na Premier League 2025/26Opta by Stats Perform

Também a sua capacidade de passe tem vindo a melhorar. Na primeira época em Bournemouth, a percentagem situava-se nos 66,7%, mas Semenyo trabalhou muito este aspeto e elevou-a para 78,2% na temporada passada.

O Bournemouth dificilmente estará disposto a vender, mas terá de aceitar, ainda que contrariado, que se surgir um clube de maior dimensão e o valor certo, pouco poderá fazer para travar a saída do jogador.

Deve ficar ou sair?

Com o Manchester United a ter contratado recentemente Benjamin Sesko e o Tottenham já com Solanke no plantel, é legítimo questionar porque razão algum destes clubes apostaria num avançado de perfil semelhante.

O Liverpool também reforçou o ataque com Alexander Isak e Hugo Ekitité, pelo que também não parece provável que Semenyo rume a Anfield.

Por agora, apesar de toda a especulação positiva, o melhor para o jogador será ignorar o ruído e focar-se no que faz melhor.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore