Análise: Os potenciais destinos de transferência de Kenan Yildiz, extremo da Juventus

Kenan Yildiz, extremo da Juventus
Kenan Yildiz, extremo da JuventusProfimedia

A Juventus mantém-se confiante de que conseguirá segurar Kenan Yildiz com um novo contrato, mas vários clubes da Premier League estão atentos.

A Juventus e o jovem extremo continuam em negociações para um novo contrato de longa duração, com o gigante italiano a esperar conseguir avanços significativos para o convencer a assinar antes da janela de transferências de janeiro, segundo o especialista em transferências do Flashscore, Dean Jones.

Até lá, porém, a especulação vai continuar a crescer e os clubes da Premier League vão tentar atrair mais um talento europeu de topo para Inglaterra. Dean Jones adianta que o Tottenham é o mais recente a demonstrar interesse sério em Yildiz.

No entanto, qualquer negócio potencial não será fácil, já que os rivais londrinos Chelsea e Arsenal também estão na corrida pela assinatura do internacional turco. Mas, afinal, qual destes três clubes faria mais sentido para Yildiz?

3.º - Tottenham

Desculpem, adeptos dos Spurs, mas de entre os três clubes, o vosso seria provavelmente o menos atrativo para Yildiz, pelo menos para já. Thomas Frank foi contratado para estabilizar a equipa após o período caótico de Ange Postecoglou, mas a verdade é que tudo tem sido um pouco... aborrecido.

Um jogador da qualidade de Yildiz precisa de disputar a Liga dos Campeões com regularidade, e com o Tottenham a ocupar a 11.ª posição, com 22 pontos em 16 jogos, começa a parecer improvável que lá esteja na próxima época.

Taticamente, Yildiz tem um perfil semelhante ao de Mohammed Kudus. Na Juventus, atua como extremo ou como número dez, mas o problema é que os Spurs não têm um meio-campo suficientemente móvel para libertar Yildiz com rapidez e permitir-lhe ser eficaz.

Esse tem sido o maior problema do Tottenham esta época e, até ser resolvido, mais contratações para o ataque não fariam grande sentido. Ainda assim, Yildiz seria titular garantido nos Spurs, pois é muito superior a Mathy Tel, Randal Kolo Muani e Brennan Johnson.

2.º - Chelsea

O mesmo não se pode dizer do Chelsea. A equipa de Enzo Maresca investiu cerca de 100 milhões de euros em Jamie Gittens e Alejandro Garnacho para reforçar o lado esquerdo do ataque, embora Yildiz provavelmente fosse uma melhoria em relação a ambos.

Apesar disso, a política de rotação constante do Chelsea seria certamente um grande sinal de alerta para Yildiz, sobretudo numa fase crucial do seu desenvolvimento. E, tal como os Spurs, a presença na Liga dos Campeões também não é garantida no final da época.

Yildiz encaixa perfeitamente no perfil de extremo de Maresca. O italiano gosta que os seus jogadores de faixa tenham um papel importante na construção, e o internacional turco tem o controlo de bola e a capacidade de drible ideais para isso. Se o Chelsea estivesse disposto a torná-lo uma peça-chave, seria uma combinação perfeita.

1.º - Arsenal

Esta mudança faz todo o sentido. O Arsenal tem procurado um novo extremo esquerdo nas últimas épocas, com Gabriel Martinelli a não corresponder às expectativas e Leandro Trossard a não ser suficientemente consistente para assumir o protagonismo.

A contratação de verão, Noni Madueke, mostrou qualidade sempre que foi utilizado, mas nunca foi pensado para ser titular à esquerda. Chegou para ser suplente e, eventualmente, fazer concorrência a Bukayo Saka, sendo a sua polivalência apenas um bónus.

O Arsenal pode oferecer a Yildiz tudo aquilo que Chelsea e Tottenham não conseguem. Só uma queda de rendimento absolutamente inesperada impediria a qualificação para a Liga dos Campeões e, além disso, teria um papel de destaque. Entre estes três clubes, se o Arsenal avançar para a sua contratação, é para lá que Yildiz deve ir.