Análise: Porque é que o subvalorizado Leandro Trossard continua a ser tão importante para o Arsenal

Leandro Trossard, internacional belga do Arsenal
Leandro Trossard, internacional belga do ArsenalSportimage, Sportimage Ltd / Alamy / Profimedia

Leandro Trossard foi apontado como possível saída do Arsenal no verão, mas agora é, provavelmente, o jogador ofensivo mais importante do clube.

A janela de transferências de verão de 2025 prometia ser uma autêntica revolução para o Arsenal. Mikel Arteta tinha finalmente recebido um avançado capaz de conduzir a equipa à glória na Premier League e Noni Madueke foi contratado para dar profundidade e concorrência nas duas alas.

No entanto, as coisas não correram exatamente assim. Viktor Gyokeres parece desajeitado, o seu primeiro toque é desastroso e tem dificuldades em acompanhar os colegas. Madueke mostrou qualidade a espaços, mas ainda não vimos o suficiente do antigo jogador do Chelsea para o avaliarmos de forma justa.

Felizmente para o Arsenal, o clube conta com uma lista extensa de jogadores incrivelmente consistentes, algo que mais nenhum emblema da Premier League possui, e poucos têm sido tão importantes como Leandro Trossard nesta época.

O jogador mais subvalorizado da Premier League?

Os adeptos do Arsenal estavam ansiosos para que o clube contratasse uma “melhoria” em relação a Trossard no verão. Nico Williams, do Athletic Bilbao, foi apontado, tal como Rodrygo, do Real Madrid, entre outros, mas nenhuma dessas transferências avançou ou sequer esteve perto de acontecer.

Que se saiba, não houve qualquer petição, mas Trossard permaneceu e até recebeu um novo contrato algo invulgar, que não prolongou a sua ligação ao clube, mas garantiu um aumento salarial significativo, o que mostra que Mikel Arteta o valoriza.

Trossard começou a época como suplente utilizado, mas foi após uma entrada brilhante na vitória por 2-0 na Liga dos Campeões, frente ao Athletic Bilbao, em que marcou um golo e fez uma assistência, que Arteta decidiu dar-lhe mais oportunidades.

Desde então, foi titular em 13 dos últimos 19 jogos em todas as competições e tornou-se o melhor marcador do Arsenal na Premier League, em igualdade com Gyokeres, ambos com cinco golos, liderando também nas assistências, com quatro.

A sua exibição no recente 4-1 frente ao Aston Villa demonstra exatamente porque é que Arteta quis mantê-lo. Trossard marcou o terceiro golo do encontro e fez a assistência para o quarto, mas não se ficou por aí.

O belga terminou o jogo com três oportunidades criadas, perdeu a posse apenas uma vez, teve cinco toques na área adversária e venceu dois dos cinco duelos disputados. Foi o tipo de exibição consistente a que já nos habituou, mas com resultados concretos a coroar a sua atuação.

O que nos dizem os números de Trossard?

Trossard está a superar as expectativas no que toca ao seu contributo para golos. O belga tem um xG de 3,95, mas já marcou cinco golos, dois deles de fora da área. Não é um jogador que remate muito, com apenas 27 remates, dez dos quais enquadrados com a baliza.

Atualmente, o Arsenal tem a quarta maior média de posse de bola na Premier League, o que significa que, na maioria das vezes, os adversários colocam mais jogadores atrás da linha da bola e obrigam o Arsenal a encontrar soluções para ultrapassar essas barreiras.

Por isso, os números de drible de Trossard não impressionam. Completou apenas nove, a uma taxa de 39,1% nos seus 15 jogos na Premier League. Ainda assim, só perdeu a posse 15 vezes e conquistou 16 faltas.

Arteta está claramente confortável em deixar o extremo focar-se no aspeto ofensivo do seu jogo. Dos seus 607 toques, 69 foram na área adversária, enquanto os seus números defensivos são, no máximo, medianos.

Trossard fez 11 desarmes, venceu 40 duelos com uma taxa de sucesso de 44,9%, realizou quatro interceções e recuperou a posse na zona ofensiva em três ocasiões. Tudo isto não é preocupante quando se tem Riccardo Calafiori, William Saliba, Gabriel e Jurrien Timber a dar segurança atrás.

O que diz Arteta sobre Trossard?

Arteta é um grande admirador de Trossard, e percebe-se porquê. Antes do jogo frente ao Bournemouth, no sábado (3 de janeiro), elogiou o extremo pela sua consistência desde que chegou do Brighton em 2023.

Acho que tem sido muito consistente, muito estável, tal como todos os jogadores da frente, diria eu, porque todos têm contribuído de forma excelente ao longo da época, seja como titulares ou a entrar para fazer a diferença”, afirmou.

É isso que precisamos. Onde quer que os coloquemos, trazem qualidades diferentes à equipa, mas penso que estão num grande momento. (Eles precisam de) querer começar, mas também cumprir o seu papel quando têm de entrar e fazê-lo de forma extraordinária. É algo que melhorámos bastante, por isso, sempre que lançamos jogadores em campo, estão realmente a decidir os jogos. É isso que queremos", acrescentou Arteta.

Acho que tem subido de nível em cada época. É um jogador muito inteligente, que realmente quer vencer, encontrou o seu papel, atingiu a maturidade aqui e penso que o seu nível de confiança está mais alto, é um jogador capaz de criar momentos mágicos e muito importante para nós. Estamos muito satisfeitos com ele, ele sabe disso, já falámos muitas vezes sobre isso e penso que ele também está muito feliz aqui", elogiou o treinador do Arsenal.

Veredicto

O Arsenal precisa que os seus jogadores de ataque assumam responsabilidades se quiser finalmente conquistar o título no final da época, não pode depender de deslizes do Manchester City como aconteceu no empate (0-0) com o Sunderland na quinta-feira (1 de janeiro).

Por agora, Trossard mantém a equipa a funcionar e pode muito bem ser o avançado mais importante para a segunda metade da temporada.