Mais

Análise: Sunderland deve insistir para ter Granit Xhaka como contratação de referência

Granit Xhaka, jogador do Bayer Leverkusen, interessa ao Sunderland
Granit Xhaka, jogador do Bayer Leverkusen, interessa ao SunderlandPedersen/NurPhoto / Shutterstock Editorial / Profimedia
Depois de oito longos anos, o Sunderland está finalmente de volta à Premier League e, para não se tornar um dos clubes que oscilam entre a Premier League e o Championship, o proprietário Kyril Louis-Dreyfus parece querer apostar forte.

Com apenas 27 anos de idade, o empresário suíço-francês é mais jovem do que alguns jogadores, mas não está no clube apenas para brincar.

Black Cats vão investir este verão

Em menos de cinco anos desde que assumiu o comando do clube, o Sunderland foi promovido duas vezes, inclusive na épica final do play-off do Championship contra o Sheffield United, em maio.

A perda de Jobe Bellingham para o Borussia Dortmund durante o verão foi um duro golpe para o clube, mas o técnico Regis Le Bris já conseguiu comprar Habib Diarra do Strasbourg (34,7 milhões de euros), Simon Adingra do Brighton (24 milhões de euros), Enzo Le Fee da Roma (23 milhões), Chesmine Talbi do Club Brugge (20 milhões), Noah Sadiki do Union Saint-Gilloise (17 milhões) e Reinildo Mandava do Atlético de Madrid a custo zero.

Agora, o clube está a fazer uma oferta ambiciosa para trazer o experiente jogador do Bayer Leverkusen, Granit Xhaka, de volta à Premier League.

O suíço de 32 anos tem 137 internacionalizações pelo seu país e uma vasta experiência na Premier League graças ao seu tempo no Arsenal, para não mencionar o facto de ter desempenhado um papel fundamental ao ajudar o Leverkusen a conquistar o seu primeiro e único título da Bundesliga em 2023.

Ainda lhe restam três anos de contrato com a equipa alemã, mas parece haver um entendimento de que poderá ser autorizado a sair se surgir a proposta certa.

Fiabilidade de Xhaka não é posta em causa, apesar da sua idade

O Sunderland já não tem a oportunidade de reencontrar o ex-jogador Jordan Henderson, que assinou contrato com o Brentford, mas o estilo combativo e as qualidades de liderança de Xhaka lembram muito o de Hendo.

Talvez muitos se surpreendam ao constatar que o suíço cometeu mais faltas (93) do que sofreu (69) na Alemanha, mas os 10 cartões amarelos podem ser melhorados se quiser tornar-se um trunfo para um novo clube.

Os números de Xhaka
Os números de XhakaFlashscore

Os Black Cats também vão precisar de jogadores experientes para complementar um plantel jovem e enérgico, cujo único objetivo na sua primeira época de regresso deve ser a consolidação. Para isso, a contratação de Xhaka faz todo o sentido.

Durante a sua passagem pelo Leverkusen, apenas Edmond Tapsoba (102), Jonathan Tah (109), Piero Hincapie (97), Jeremie Frimpong (110) e Robert Andrich (92) disputaram mais jogos do que os 78 de Xhaka, dos quais 75 como titular.

Portanto, a menos que o azar de sofrer uma lesão, a fiabilidade de Xhaka não está em questão.

Estatísticas incríveis de acerto de passes

Com uma precisão de 88,7% nos passes mais baixos e chegando a 94,6%, o médio defensivo raramente desperdiça um passe. Tendo feito 6.957 ao longo das suas duas temporadas na Alemanha, pode orgulhar-se de um nível tão alto de precisão.

Passes de Granit Xhaka pelo Bayer Leverkusen 2024/25
Passes de Granit Xhaka pelo Bayer Leverkusen 2024/25Opta by Stats Perform

Xhaka também não se esquiva quando se trata de trabalhar duro pela equipa. Os seus 378,2 quilómetros percorridos durante a época de 2024/25 foram o quinto melhor registo de qualquer jogador da Bundesliga. As 2426 corridas intensas também são indicativas de um jogador que dá o exemplo em campo.

Claro que não se pedem nem se dão tréguas a Xhaka, pelo que não é de admirar que tenha ganho 285 dos duelos individuais e 76 dos duelos aéreos em que participou, para além de ter recuperado 460 bolas.

Toques de bola de Granit Xhaka 2024/25
Toques de bola de Granit Xhaka 2024/25Opta by Stats Perform

Dos 94 desarmes que tentou nas duas últimas épocas, registou uma percentagem mais do que satisfatória de 72,4% conseguidos.

É verdade que a presença no ataque nunca foi o seu forte, dada a sua posição na equipa, mas ai de qualquer adversário que lhe dê uma oportunidade de golo.

É que todos os seus seis golos pelo Leverkusen foram marcados de fora da área - tal como 15 dos 25 que marcou pelo Arsenal - graças a um pé esquerdo fantástico.

Sunderland precisa de garra e determinação

A garra, a determinação, a vontade de vencer e os padrões que Xhaka estabelece para si mesmo e para os que o cercam são o que o Sunderland precisa se quiser fazer mais do que se encontrar numa luta contra a descida durante toda a temporada.

Gráfico de radar de Granit Xhaka 2024/25
Gráfico de radar de Granit Xhaka 2024/25Opta by Stats Perform

Por cerca de 10 milhões de euros, o jogador seria uma grande contratação. No entanto, as riquezas da Arábia Saudita podem tentar o jogador a viver no Oriente Médio.

O NEOM SC, da Arábia Saudita, fez uma oferta pelo jogador, além de ter oferecido um grande pacote financeiro ao próprio Xhaka.

Se o salário for o único critério de escolha, não há dúvidas de que o suíço irá para a Arábia Saudita. No entanto, voltar para a Premier League como o ponto de apoio de uma equipa com um projeto claro e a ambição de o concretizar pode ser uma tentação nesta fase da sua carreira.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore