Antoine Semenyo está a caminho de ser o mais recente jogador a ser contratado por um dos ‘big six’ da Premier League, com o Manchester City alegadamente muito perto de garantir o extremo do Bournemouth por 70 milhões de euros.
No entanto, o jogador de 25 anos não é o único fora dos lugares europeus a realizar uma grande época, e é provável que haja muita atenção sobre estes big fish em clubes de menor dimensão.
Assim, apresentamos três jogadores que acreditamos poderem ser o ‘próximo Semenyo’ e garantir transferências milionárias num futuro não muito distante.
3. Iliman Ndiaye – Everton
Tal como Semenyo, Ndiaye é um avançado de enorme versatilidade, capaz de atuar em qualquer posição atrás do ponta de lança, mas tem sido utilizado sobretudo como extremo direito, agora que Jack Grealish está prestes a jogar na esquerda.
O jogador do Everton não tem sido tão produtivo em frente à baliza como Semenyo, com quatro golos e duas assistências em 16 jogos na Premier League, mas em defesa de Ndiaye, não está a jogar num sistema tão ofensivo como o seu homólogo do Bournemouth.
Ndiaye destaca-se com a bola nos pés. É um driblador de alto volume, já completou 34 dribles na Premier League esta época, e o seu controlo de bola e aceleração tornam-no um pesadelo para qualquer defesa adversário.
Chegou a ser noticiado que o Manchester City estava interessado em contratar Ndiaye, mas agora que a equipa de Pep Guardiola está a apostar em Semenyo, essa transferência parece improvável. O Everton exigiria um valor elevado a qualquer clube que tentasse contratar uma das suas principais figuras.
2. Yankuba Minteh – Brighton
O Brighton é conhecido por descobrir talentos escondidos e vendê-los por lucros astronómicos. Moises Caicedo para o Chelsea continua a ser o maior negócio da história do clube, mas dificilmente será a última venda acima dos 100 milhões de euros que veremos.
A contratação de Minteh foi pouco convencional, mas no sentido de terem observado o jogador durante um ano enquanto atuava na segunda divisão eslovena. O Newcastle estava com problemas de PSR e, depois de Minteh ter feito uma época impressionante, por empréstimo no Feyenoord, o Brighton decidiu ajudar.
Minteh tem muito potencial, mas ainda é bastante inexperiente. A sua maior fraqueza é a falta de regularidade: em alguns jogos é o melhor em campo, noutros passa despercebido. Ainda assim, é o mais jovem desta lista, com apenas 21 anos, por isso tem tempo para evoluir.
Apesar disso, continua a ser um dos jogadores mais criativos do Brighton, tendo criado 28 oportunidades, completado 19 cruzamentos e realizado 44 dribles com sucesso. Espera-se que o Chelsea avance para a sua contratação em breve.
1. Kevin Schade – Brentford
Brentford, Brighton e Bournemouth são clubes com muitas semelhanças, e não é apenas por começarem todos por B. Cada um adota uma abordagem muito metódica ao recrutamento, sabendo que alguns dos jogadores que contratam podem não ficar muito tempo, mas que poderão render um bom encaixe financeiro.
O verão foi de grandes mudanças para o clube do oeste de Londres: não só perderam Thomas Frank, como também Bryan Mbeumo e Yoanne Wissa, os dois jogadores mais produtivos do ataque.
Igor Thiago assumiu o lugar de Wissa, e Schade parece ser o homem certo para substituir Mbeumo. Com seis golos e uma assistência em 18 jogos na Premier League, é o que mais se aproxima de Semenyo (9) em termos de golos marcados.
A sua exibição na vitória por 4-1 frente ao Bournemouth foi de destaque. Schade mostrou-se extremamente eficaz, ao apontar um hat-trick em seis remates, com 50 toques na bola, nove deles dentro da área adversária. Tal como os outros dois, também poderá haver movimentações para o jogador de 24 anos.
