Anfield, estádio maldito para Guardiola há dez anos

Guardiola, treinador do Manchester City
Guardiola, treinador do Manchester CityADRIAN DENNIS / AFP

O Manchester City desloca-se este domingo ao relvado de Anfield para um teste de alto nível frente ao Liverpool. Para Pep Guardiola, o desafio é duplo: manter-se na luta pelo título e quebrar a maldição de um estádio onde só conseguiu vencer uma vez em dez visitas.

Acompanhe as incidências da partida

O topo da Premier League volta a ser protagonista com um duelo eletrizante entre Liverpool e Manchester City. Este embate de domingo promete ser decisivo para os Sky Blues: atualmente a seis pontos do líder Arsenal, os comandados de Guardiola já não podem falhar. Uma derrota pode ser fatal para as suas aspirações ao título.

Por outro lado, o Liverpool de Arne Slot, que ocupa o sexto lugar a apenas um ponto do top 5, vê na receção ao campeão em título uma oportunidade de ouro para afirmar o seu território e reforçar as suas ambições de qualificação para a Liga dos Campeões na próxima época.

Mas para lá dos pontos, é um desafio psicológico de enorme dimensão que espera o Manchester City. Ao analisar o histórico recente dos duelos diretos em casa dos Reds, percebe-se a dificuldade que Guardiola enfrenta: o técnico catalão só venceu uma vez nas suas últimas dez deslocações a Anfield.

Histórico de confrontos
Histórico de confrontosFlashscore

Anfield tornou-se, ao longo dos anos, a verdadeira besta negra do treinador espanhol. Mesmo no auge com os Sky Blues, o antigo mentor do Barcelona viveu as suas visitas a Anfield como autênticos pesadelos, apresentando um registo modesto de apenas uma vitória, três empates e seis derrotas.

O calvário começou logo na sua primeira visita a Liverpool em dezembro de 2016, com uma derrota pela margem mínima, 1-0. Um ano depois, em janeiro de 2018, Pep Guardiola assistiu impotente a um festival ofensivo dos Reds, acabando derrotado num jogo épico (4-3).

Nessa mesma época, o trauma transferiu-se para o palco europeu nos quartos de final da Liga dos Campeões. O jogo da primeira mão em Anfield foi um autêntico desastre para Guardiola, cuja equipa caiu por 3-0 em abril de 2018, antes de ver as suas esperanças de apuramento dissiparem-se definitivamente após novo desaire na segunda mão.

Depois desta série negra, Guardiola conseguiu travar a tendência com um empate sem golos em outubro de 2018. Mas o alívio durou pouco: em novembro de 2019, os Cityzens voltaram a cair, desta vez por 3-1.

A posição das duas equipas na tabela
A posição das duas equipas na tabelaFlashscore

A única exceção surgiu em fevereiro de 2021. Nesse dia, Guardiola finalmente conquistou Anfield com uma vitória expressiva por 4-1, graças a um bis de Gündogan e golos de Foden e Sterling.

Infelizmente para o City, esse triunfo foi apenas uma breve exceção. Nas suas quatro últimas visitas a Anfield, o treinador espanhol teve de se contentar com dois empates e duas derrotas, partilhando pontos (2-2 em outubro de 2021 e 1-1 em março de 2024) antes de voltar a perder (1-0 em outubro de 2022 e 2-0 em dezembro de 2024).

O bastião mais difícil de conquistar do Big Six

Estatisticamente, o Liverpool é o adversário mais complicado para Guardiola fora de casa entre o Big Six. Apenas o Tottenham se aproxima, com um registo de cinco vitórias, um empate e sete derrotas para o catalão.

É importante relativizar os números dos Spurs, que alternaram entre White Hart Lane (até 2016/17), o exílio em Wembley em 2017/18 e o novo estádio ultra-moderno a partir da época seguinte.

Pelo contrário, outros palcos ingleses têm sido bem mais favoráveis a Pep. Stamford Bridge revelou-se acolhedor, com cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas em onze confrontos frente ao Chelsea.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Até Old Trafford, outrora terreno hostil para o City, transformou-se num autêntico jardim para o ex-treinador do FC Barcelona. Frente aos Red Devils, apresenta um registo positivo de sete vitórias, três empates e quatro derrotas.

Mas a sua presa favorita é, sem dúvida, o Arsenal. No Emirates Stadium, Guardiola ostenta estatísticas impressionantes: oito vitórias, três empates e quatro derrotas, destacando-se uma notável sequência de sete triunfos consecutivos entre março de 2018 e fevereiro de 2023.