Antevisão Premier League: City procura manter pressão, Tottenham e Newcastle, em crise, medem forças

Pep Guardiola, treinador do Manchester CIty
Pep Guardiola, treinador do Manchester CItyReuters / Phil Noble

O Manchester City pode aumentar a pressão sobre o líder da Premier League, o Arsenal, ao reduzir a diferença no topo para apenas três pontos, caso vença o Fulham esta quarta-feira, um dia antes de os Gunners visitarem o Brentford, que atravessa um bom momento.

O Arsenal mantém-se na liderança e está mais perto de conquistar o primeiro título em 22 anos, mas a reviravolta dramática do City frente ao Liverpool, no domingo, pode revelar-se um ponto de viragem para a equipa de Pep Guardiola.

Mais uma derrota comprometeu as aspirações do Liverpool à qualificação para a Liga dos Campeões e o plantel reduzido de Arne Slot enfrenta mais um teste complicado a meio da semana, fora, diante do Sunderland.

Tottenham e Newcastle estão ainda em maiores dificuldades na metade inferior da tabela, o que levanta dúvidas sobre o futuro dos respetivos treinadores, Thomas Frank e Eddie Howe.

Poderá o City baralhar a luta pelo título?

Bernardo Silva admitiu que até os próprios jogadores do City pensavam que a luta pelo título estaria praticamente decidida se não tivessem conseguido dar a volta a uma desvantagem de 1-0, já nos últimos seis minutos em Anfield.

A dúvida agora é se esta vitória marcante da equipa de Guardiola pode ser o impulso para mais um título de Liga.

O City habituou-se a terminar em força nas seis épocas em que conquistou o título com Guardiola em Inglaterra, mas venceu apenas dois dos sete jogos da Liga em 2026.

"Temos de acreditar e começar a ganhar jogos. É isso que conta no fim", afirmou Erling Haaland, que exige mais de si próprio nesta reta final pelo título.

O norueguês lidera destacado a corrida à Bota de Ouro, mas marcou apenas um golo de bola corrida nos últimos 13 jogos.

"Não marquei golos suficientes desde o início do ano e sei que tenho de melhorar", acrescentou Haaland.

Com um calendário favorável antes de o Arsenal visitar o Etihad em meados de abril, o City tem a oportunidade de realmente testar a fibra dos Gunners nesta fase decisiva.

A equipa de Mikel Arteta recuperou do seu próprio deslize em janeiro com quatro vitórias consecutivas em todas as competições.

No entanto, um Brentford confiante, que só perdeu duas vezes em casa esta época, será um duro teste à candidatura do Arsenal ao título.

Liverpool enfrenta deslocação difícil a Sunderland

O campeão da época passada está cada vez mais perto de falhar a presença na Liga dos Campeões na próxima temporada, estando agora a quatro pontos do top cinco.

O pior ainda pode estar para vir para Arne Slot, já que vai defrontar um Sunderland, que detém o único registo invicto em casa na Premier League.

Com poucas opções devido à longa lista de lesionados, os Reds não vão poder contar com o seu melhor jogador nesta época difícil, Dominik Szoboszlai, após o polémico cartão vermelho já perto do fim, frente ao City.

Com o Manchester United e o Chelsea a terem, em teoria, tarefas mais acessíveis esta semana, o Liverpool pode ver a distância aumentar ainda mais, o que só aumentará as especulações sobre o futuro de Slot.

Spurs "desesperados" por evitar luta pela descida

O domínio das equipas inglesas na Liga dos Campeões esta época é tal que tanto o Tottenham como o Newcastle avançaram facilmente para as fases a eliminar, mas encontram-se agora presos na metade inferior da Premier League.

As equipas defrontam-se no norte de Londres esta terça-feira, com Thomas Frank e Eddie Howe sob pressão.

Frank admitiu que os Spurs são os mais "desesperados", estando apenas seis pontos acima da zona de descida, no 15.º lugar.

O dinamarquês tem conseguido manter-se no cargo apesar dos constantes pedidos de demissão por parte dos adeptos do Tottenham.

Howe, por outro lado, continua a ser uma figura muito acarinhada em Tyneside, depois de ter terminado uma espera de 70 anos por um troféu nacional, ao conquistar a Taça da Liga na época passada, e de ter garantido por duas vezes a presença do clube na Liga dos Campeões em St. James' Park.

Na segunda-feira, garantiu que, para já, continua a ser o homem certo para o lugar.

No entanto, com Inglaterra e o Manchester United alegadamente interessados no técnico de 48 anos, Howe pode sentir que levou o Newcastle tão longe quanto possível até ao final da época.

Acompanhe a Premier League no Flashscore