Mais

Árbitro que ofendeu Jürgen Klopp suspenso por dois meses em Inglaterra

David Coote apitando uma partida da Premier League na última temporada
David Coote apitando uma partida da Premier League na última temporadaReuters / Tony O Brien

O ex-árbitro da Premier League David Coote recebeu uma suspensão de oito semanas pela Federação Inglesa de Futebol (FA), esta quarta-feira, por ter proferido comentários xenófobos contra o ex-treinador do Liverpool, Jürgen Klopp, num vídeo que viralizou no ano passado.

Coote havia sido demitido pela entidade dos árbitros do futebol inglês, a PGMOL, após o vídeo – gravado em julho de 2020 – circular nas redes sociais a mostrar o árbitro a, alegadamente, ofender Klopp. Após uma investigação da PGMOL, a sua permanência no quadro de árbitros foi considerada insustentável.

O juiz de 43 anos foi acusado pela FA em junho e uma Comissão Reguladora independente agora impôs, além da suspensão de dois meses, a participação obrigatória num programa educativo presencial. Coote admitiu culpa no caso e pediu desculpas pela sua atitude.

"O árbitro agiu de maneira imprópria e/ou usou palavras abusivas e/ou insultuosas sobre Jurgen Klopp num vídeo gravado por volta de julho de 2020", disse a FA.

"Também foi alegado que suas ações constituem uma 'Violação Agravada', conforme definido na Regra E3.2 da FA, já que incluíram referência – expressa ou implícita – à nacionalidade (do treinador)".

Coote está proibido de atuar em qualquer jogo da UEFA até junho de 2026 depois de o jornal The Sun publicar um outro vídeo em que, segundo o órgão, o árbitro aparece a cheirar um pó branco durante uma partida do Euro-2024.