Siga o Liverpool - Newcastle no Flashscore
O Liverpool ocupa o sexto lugar, a dois pontos do quarto e três pontos à frente dos Magpies.
Questionado sobre a importância deste confronto na luta pelo top quatro, Slot afirmou: "Todos os jogos são cruciais, mas a forma como nos posicionámos agora faz com que cada jogo seja decisivo, porque o top quatro é o nosso objetivo."
"São todos jogos fundamentais e já sentimos na pele a dificuldade de jogar contra o Newcastle, são sempre partidas complicadas para nós, mas também para eles. É um jogo para o qual vale a pena esperar, porque ambos conseguimos um bom resultado durante a semana e jogar em casa, em Anfield, é sempre especial", acrescentou o treinador neerlandês.
O Liverpool chega a este encontro depois de uma goleada por 6-0 na Liga dos Campeões, frente ao Qarabag. Apesar de satisfeito, Slot alertou que é preciso fazer mais, depois dos deslizes na Premier League.
"Prefiro ganhar do que perder, por isso isso ajuda-nos. Sempre que ganhamos é positivo. Garantimos a qualificação para os oitavos de final e foi uma vitória importante, com boas exibições e golos, o que é sempre útil. Mas uma vitória não chega neste clube. Acredito que este é um desafio maior do que o que enfrentámos na quarta-feira, mas vencer é sempre bom, dá-nos uma sensação melhor durante a semana", explicou o treinador.
"Já achávamos que cada período era decisivo, isso não mudou, mas quanto mais nos aproximamos do fim, menos oportunidades temos para errar e agora já não podemos cometer muitos erros, e já cometemos demasiados. Concedemos demasiados golos nos últimos minutos, por isso, sim, é evidente que quanto mais perto estamos do fim, menos margem há para falhas", acrescentou Arne Slot.
Planos para o mercado tardio?
Jeremie Frimpong saiu lesionado na vitória sobre o Qarabag, o que levou Arne Slot a admitir logo após o jogo que o Liverpool pode recorrer ao mercado de empréstimos para reforçar o plantel.
Questionado para esclarecer essas declarações, limitou-se a dizer esta manhã: "Sim, já sabem a resposta. Se acharmos que há um jogador que nos pode ajudar e for possível, vamos avançar. São conversas que não acontecem nesta sala. Dei a resposta que tinha de dar. Se isso significa que é provável ou improvável...OK, pode ser um dia calmo na segunda-feira. Queres jogar golfe?"
Sobre Frimpong, Slot acrescentou: "Definitivamente não estará disponível amanhã, vai ficar de fora algumas semanas, mas não é tão grave como pensávamos. Portanto, há algo positivo numa situação que não era tão positiva. (Ibrahima) Konaté treina hoje, estará no grupo amanhã."
Além de Konaté, Arne Slot revelou que Curtis Jones também vai integrar a convocatória.
"O Curtis está novamente disponível; esteve doente, como já disse. Está apto. O Joe (Gomez) não estará disponível, mas não deverá demorar muito mais. No entanto, não estará disponível para o fim de semana", anunciou.
Questionado sobre a situação de Harvey Elliott no Aston Villa, Slot manteve-se reservado. Apesar de ter jogado ontem na vitória da Liga Europa frente ao RB Salzburg, Elliott continua fora dos planos do treinador Unai Emery.
Slot comentou sobre o jogador emprestado pelo Liverpool: "Foi bom vê-lo no relvado ontem. Conquistou o Europeu com os sub-21 de Inglaterra, mas a situação é clara. Neste momento, é jogador do Villa, e é tudo o que posso dizer."
Trabalhar com Salah
A vitória frente ao Qarabag também marcou o primeiro golo de Mohamed Salah desde novembro. Após o regresso do craque egípcio da CAN, Slot diz estar satisfeito com o empenho do avançado, depois do desentendimento antes do Natal.
"Acredito que tudo passa pela equipa e temos de o colocar em boas posições, estamos a conseguir isso cada vez mais com ele e com outros jogadores. O nosso jogo entre áreas é suficientemente bom para que os avançados estejam em posições promissoras e, se isso acontecer com frequência, os nossos jogadores vão corresponder às expectativas", afirmou.
"Contra o Bournemouth, o (Florian) Wirtz esteve em posição frente ao Bournemouth, tal como esteve para o golo contra o Qarabag, mas optou pelo passe...Fiquei satisfeito e feliz pelo Mo com o seu golo, e foi bom para ele, para o Federico e para o Florian aparecerem na lista de marcadores também", acrescentou Arne Slot.
"Não há lateral-direito natural para o Mo jogar? Depende (se é um problema), o que acontece com os extremos são as movimentações de sobreposição e pode-se isolar mais os extremos se isso não acontecer, pode-se dobrar a marcação e isso é sempre mais difícil, mas vi o (Wataru) Endo a fazer algumas movimentações interiores e de sobreposição. É diferente do Frimpong, sim, o Wata não tem essa qualidade para ultrapassar como o Jeremie, mas é um jogador inteligente e é médio, por isso cada jogador traz algo diferente à equipa. Tenho de garantir que o Mo está em posições suficientemente promissoras", explicou o treinador do Liverpool.
Exigências diferentes
Arne Slot, ao refletir sobre os problemas do Liverpool na Premier League, voltou a destacar as dificuldades em defender bolas paradas no campeonato, em comparação com o que têm vivido na Europa esta época.
"Agora são praticamente os mesmos jogadores, o jogo durante a semana tem impacto em partes dos nossos jogos ao fim de semana, mas há mais intensidade física na Premier League do que na Liga dos Campeões. Não vi um único lançamento longo do Marselha ou do Qarabag, as bolas paradas são de outro nível, por isso essa parte do jogo está mais desenvolvida em Inglaterra do que na Liga dos Campeões, mas na Liga dos Campeões também já defrontámos equipas muito fortes entre as áreas", afirmou.
"A Premier League tornou-se mais um jogo de área, meter a bola na área. Na Liga dos Campeões trata-se mais do jogo entre áreas", acrescentou.
Slot falou ainda sobre a evolução de Rio Nguhoma, que voltou a ser utilizado na vitória sobre o Qarabag. O treinador neerlandês admite que o desenvolvimento do extremo foi tal que Nguhoma já é visto como um jogador capaz de decidir jogos pela equipa técnica dos Reds.
"O Rio é diferente, entra quando precisamos de um golo ou em momentos em que o jogo ainda não está decidido. O Trey (Nyoni) está cada vez mais perto de uma situação em que o posso lançar e tem evoluído bem, está mais próximo de jogar em momentos de maior importância. Vai dando passos até que o treinador confie suficientemente em ti, o Rio já conquistou essa confiança", concluiu Arne Slot.
