Hugo Ekitike marcou em Anfield ao fim de 46 segundos e Salah, lançado aos 26 minutos, assistiu o francês para o segundo golo, a meia hora do fim.
Salah acusou o Liverpool de o “atirar para debaixo do autocarro” depois de ter ficado no banco no empate 3-3 da semana passada em Leeds, o terceiro jogo consecutivo em que não foi titular.
Disse ainda que não tinha qualquer relação com o treinador do Liverpool, Slot, quando falou aos jornalistas após o jogo em Elland Road.
Ficou de fora da deslocação a meio da semana à Liga dos Campeões, em Milão, que o Liverpool venceu por 1-0, e foi alvo de grande atenção antes do jogo de sábado em Anfield.
Slot afirmou na conferência de imprensa de antevisão, na sexta-feira, que iria falar com o avançado mais tarde nesse dia, acrescentando: “Não tenho razões para não querer que ele fique.”
Após a vitória frente ao Brighton, Slot garantiu que não havia “questões por resolver” com Salah, cujo canto foi desviado de cabeça para o golo por Ekitike aos 60 minutos.
“Para mim, ele é agora igual a qualquer outro jogador,” afirmou: “Fala-se com os jogadores quando se está satisfeito ou insatisfeito com algo, mas não tenho nada a dizer sobre o que aconteceu em Leeds, depois do jogo.”
Slot confirmou que Salah foi excluído da convocatória para o jogo em Itália devido à entrevista que deu.
“Cada treinador toma decisões diferentes... mas ele não participou no jogo frente ao (Inter) Milão e falei com ele ontem,” explicou: "Acho que, como normalmente nunca falo sobre o que discutimos, não vou abrir uma exceção agora, mas penso que as ações falam mais alto do que o que foi dito. Ele voltou a estar na convocatória e, quando tive de fazer as primeiras substituições, lancei-o. E esteve em campo como todos os adeptos, incluindo eu, gostariam de o ver hoje.”
Salah, de 33 anos, que renovou contrato com o Liverpool por mais duas épocas em abril, vai agora partir para a Taça das Nações Africanas (CAN). A duração da sua ausência depende do percurso do Egito na competição em Marrocos, cuja final está marcada para 18 de janeiro. O avançado, que tem sido associado a uma transferência para a rica Liga Saudita, convidou a família para o jogo com o Brighton numa altura em que se especula sobre o seu futuro.
Slot desvalorizou a questão sobre se este poderia ter sido o último jogo de Salah pelo clube.
“Ele não foi o único jogador a dar a volta ao relvado a agradecer aos adeptos, porque os adeptos mereciam um agradecimento da nossa parte,” referiu.
O técnico neerlandês acrescentou: “O Mo vai agora para a CAN, espero que lhe corra muito bem, e, entretanto, teremos de jogar aqui sem ele, com poucos jogadores disponíveis neste momento.”
