Mais

Arne Slot enfrenta choque de realidade no Liverpool e problemas começam a surgir

Arne Slot, treinador do Liverpool
Arne Slot, treinador do LiverpoolERDEM SAHIN / EPA / Profimedia

O Liverpool começou a temporada com sete vitórias consecutivas, ameaçando varrer tudo à sua frente, mas as derrotas consecutivas evidenciam problemas urgentes que Arne Slot precisa de resolver.

Os Reds viajaram para Galatasaray na terça-feira, ansiosos para recuperarem da derrota com o Crystal Palace no fim de semana, que acabou com o seu recorde perfeito na Premier League.

Mas um penálti convertido por Victor Osimhen na primeira parte colocou a equipa da casa em vantagem e o Liverpool não conseguiu responder, apesar de ter dominado a posse de bola e de ter feito 16 remates em Istambul.

Não há razão para Slot entrar em pânico - o Liverpool ainda tem dois pontos de vantagem na liderança da Premier League e venceu o jogo de estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Mas uma série de vitórias dramáticas no final do jogo tem mascarado desempenhos pouco convincentes desde a dispendiosa reconstrução do plantel que conquistou o título da Premier League na época passada, a primeira de Slot como treinador do clube desde que substituiu Jurgen Klopp.

O Liverpool gastou cerca de 500 milhões de euros em novas contratações, numa altura em que o clube procurava construir uma equipa forte.

Florian Wirtz chegou do Bayer Leverkusen por 125 milhões de euros para dar asas à magia criativa, mas o alemão ainda não marcou um golo ou fez uma assistência na Premier League ou na Liga dos Campeões.

Alexander Isak, um recorde do clube e contratado por 137 milhões de euros, ainda não está em plena forma depois da sua prolongada transferência do Newcastle.

Hugo Ekitike é, sem dúvida, o único dos novos contratados a deixar a sua marca até agora, marcando três golos na Premier League, mas esteve ausente contra o Crystal Palace, depois de ter sido expulso na vitória do Liverpool na Taça da Liga contra o Southampton.

Grande parte das atenções tem-se centrado em Wirtz, que chegou a Anfield com a reputação de ser um dos talentos mais promissores do futebol mundial.

Mas o ex-capitão inglês Wayne Rooney questionou o papel do alemão, dizendo no seu programa na BBC que ele "prejudica o equilíbrio do Liverpool e a forma de jogar".

Jamie Carragher, antigo defesa do Liverpool, também acredita que o equilíbrio da equipa não está bem e diz que Wirtz precisa de ser retirado da linha de fogo.

"Ele não está nas corridas", disse à CBS Sports.

"É um jovem que está a chegar a uma nova liga - tem muito tempo para evoluir como jogador do Liverpool. Mas, neste momento, acho que ele tem de sair da equipa, o Liverpool tem de voltar a ser o que era na época passada e, a partir daí, ganhar alguma confiança, ganhar alguma solidez defensiva. Porque neste momento é uma confusão. Não são as derrotas, não são as derrotas. Isto está a acontecer desde o primeiro dia", acrescentou.

Para agravar os problemas no ataque, a forma de Mohamed Salah caiu depois de uma campanha brilhante na época passada. O egípcio ficou de fora da equipa titular na Turquia.

Problemas defensivos

O Liverpool também parece vulnerável na defesa, com o defesa-central francês Ibrahima Konaté a ser alvo de duras críticas pelo seu desempenho contra o Palace.

O clube não tem muitas opções na defesa central, ao lado do capitão Virgil van Dijk, depois de ter perdido a contratação de Marc Guehi, do Palace, no dia-limite de transferências.

Arne Slot teve uma dor de cabeça extra quando o recém-contratado central italiano Giovanni Leoni, de 18 anos, sofreu uma lesão no joelho na sua estreia, na semana passada, que o deixará de fora por até um ano, enquanto Joe Gomez tem sido uma figura periférica até agora.

O Liverpool também está a habituar-se a uma nova dupla de laterais, depois de anos de excelentes prestações de Trent Alexander-Arnold e Andy Robertson.

Slot trouxe Jeremie Frimpong para o lugar de Alexander-Arnold na lateral direita e preferiu o recém-contratado Milos Kerkez ao veterano lateral esquerdo Andy Robertson.

Frimpong foi criticado pelo treinador neerlandês pelo seu posicionamento na derrota tardia em Selhurst Park e foi utilizado como extremo na Turquia.

Para piorar a situação de Arne Slot, o influente guarda-redes Alisson Becker vai falhar a complicada viagem de sábado ao Chelsea, depois de se ter lesionado em Istambul, enquanto Ekitiké está a ser avaliado depois de ter saído a coxear.

Van Dijk disse que "não deve haver pânico" e que seria absurdo sugerir que o Liverpool está em crise depois de um período tão curto.

Mas Arne Slot tem certamente motivos para pensar, uma vez que enfrenta o seu primeiro grande desafio em campo desde que chegou a Anfield.