Arne Slot vai estar atento à estreia de Vítor Pereira: "Só temos esta noite para perceber"

Slot é o treinador do Liverpool
Slot é o treinador do LiverpoolREUTERS

O treinador do Liverpool, Arne Slot, admite estar satisfeito com o momento da sua equipa antes da deslocação a Nottingham Forest, no domingo.

Siga o Nottingham - Liverpool com o Flashscore

Os Reds viajam até ao City Ground após uma vitória na Premier League diante do Sunderland e o triunfo na Taça de Inglaterra frente ao Brighton, no último fim de semana. O encontro marcará a estreia doméstica de Vitor Pereira no City Ground como treinador do Forest, depois de ter substituído Sean Dyche, despedido no início desta semana.

"Em comparação com há algumas semanas, não acho que tenha mudado muito. Nos últimos 19 jogos perdemos duas vezes, ambas no prolongamento, e não merecíamos perder esses jogos. Não precisávamos de ontem (quarta-feira) para perceber como é difícil vencer um jogo da Premier League. O que tornou a Premier League mais interessante esta época do que há quatro, cinco, seis anos é o facto de estar mais competitiva. Melhorámos em relação a três ou quatro meses atrás. Estamos numa posição muito melhor do que há uns meses. Existem mais razões, mas as duas mais simples são o nosso bom estado físico e o facto de estarmos muito mais eficazes nas bolas paradas neste momento."

Ir ao City Ground dá a Slot e ao Liverpool a oportunidade de corrigir o desaire sofrido em casa frente ao Forest, então orientado por Dyche, no início da temporada. O neerlandês reconhece que a preparação para o sistema de Vítor Pereira dependerá muito do que observar esta noite, já que o Forest está na Turquia para o play-off da Liga Europa frente ao Fenerbahce.

"Na altura era o terceiro ou quarto jogo do Sean Dyche. Isso torna tudo um pouco mais complicado. Só temos esta noite para perceber se o novo treinador vai alterar jogadores. O lado positivo é que há este jogo, e o treinador esteve na Premier League na época passada. Foi um jogo complicado para nós no início da época, a primeira meia hora foi muito boa da nossa parte, oportunidade atrás de oportunidade, depois concedemos num lance de bola parada e o jogo mudou completamente de rumo."

Além das duas vitórias consecutivas, Slot refere que ele e os jogadores aproveitaram a semana livre para recarregar energias. O treinador dos Reds concedeu à sua equipa uma breve pausa antes do duelo de domingo.

"É sempre bom ir a casa e ver a família, pois nem sempre estão por perto. Para os jogadores, foi importante terem algum tempo livre, praticamente não tiveram descanso nos últimos sete ou oito meses. Precisei da pausa? Não, não foi necessário. Talvez se me perguntar daqui a um mês seja diferente. Soube bem ter uns dias de folga, mas não era algo de que precisasse verdadeiramente. Na época passada talvez tivesse precisado mais. Estou a gostar do trabalho que faço aqui, gosto de trabalhar com os jogadores e com a equipa técnica."

Isak a recuperar

Antes de terminar, Slot falou longamente sobre Alexander Isak, cuja recuperação de uma fratura na perna está já na fase final. Tal como o selecionador da Suécia, Graham Potter, Slot recusa afastar a possibilidade de o avançado voltar a jogar pelo Liverpool ainda esta época.

"Está na fase final da reabilitação. O próximo passo é, naturalmente, começar a trabalhar com bola e depois integrar-se no grupo, e ainda demora algum tempo até estar pronto para jogar. É positivo que a recuperação tenha corrido bem, mérito para ele e para o nosso departamento médico. (Pré-época completa?) Vai dar-nos um jogador diferente daquele que temos agora, mas esperamos já ver um Isak diferente no final desta época em relação ao que mostrou até aqui. Infelizmente, nem para ele nem para nós vimos ainda o melhor Alex. Vamos vê-lo na próxima época. Todos sabemos que, quando voltas ao relvado, já não demora três meses a regressar. Mas estas últimas fases podem sempre mudar. Não vamos estabelecer prazos, mas é claro que estará disponível se tudo correr como planeado esta época."

E numa boa notícia para o Liverpool e para a Suécia, que vão disputar um play-off do Mundial em março, Slot acrescentou: "Será por volta da pausa internacional, depende se tiver algum contratempo. Final de março, início de abril, quando voltar a treinar com o grupo. Não significa que esteja logo pronto para jogar."