O treinador do Arsenal, Mikel Arteta, recorreu a uma fonte incomum de inspiração, ao convidar pilotos da RAF para trabalharem com o seu plantel como parte de um novo projeto que visa melhorar a comunicação dentro de campo.
Desde contratar carteiristas para um jantar da equipa até utilizar enormes colunas para tentar recriar o ambiente de Anfield durante os treinos, Arteta está a ganhar fama pelas suas tentativas inusitadas de alcançar pequenas vantagens.
Segundo uma reportagem do Telegraph, o espanhol revelou o seu plano mais recente durante o Lead Better, Live Better Summit 2025, realizado no início deste mês.
Arteta explicou no evento, que decorreu no Londoner Hotel, em Londres: “Para muitos lugares. É uma melhoria constante. Posso acordar um dia e pensar ‘o meu processo no dia do jogo não é suficientemente bom’".
“Porque é que estamos a comunicar com os jogadores, começando entre nós, treinadores, passando pelos analistas, pelos outros membros da equipa, até à forma como a mensagem é transmitida. Não gosto. Quem é o melhor nisso?’", continuou.
“Por exemplo, os pilotos de aviões de combate britânicos. Vou contactar esses profissionais, perceber como comunicam, porque ali é uma questão de vida ou morte. Tenho a certeza de que não usam 20 frases ou 20 palavras se uma basta. Não dizem ‘olha, o vento está a vir deste lado, agora tens de virar à esquerda’, porque aí, pronto, acabou. Então, é uma palavra só".
“Então, qual é essa palavra? Quão específicos podemos ser? Quão claros podemos ser? E trazer esses pilotos e dizer ‘quero que analisem o nosso processo, durante três dias, como comunicamos, como fazemos isso nos treinos, como aplicamos e quero melhorar nisso’".
“E ser vulnerável, sabes, e ouvir críticas duras, como ‘vocês são péssimos nisto, precisam de melhorar’ e então ‘ok, vamos evoluir neste aspeto’. Compreender estas pessoas, como pensam, como trabalham, como isso se relaciona com a Fórmula Um, como se liga a outras áreas e tentar evoluir a partir daí".