Antes de se juntar ao emblema londrino, em agosto de 2021, Aaron Ramsdale desceu de divisão ao serviço de Bournemouth e Sheffield United. Agora, o guarda-redes de 24 anos desempenha um papel fundamental na corrida do Arsenal pelo título da Premier League, tendo recentemente estado em evidência no duelo diante do Liverpool.
"Ele tem estado mesmo muito bem, talvez até contra as probabilidades", sublinhou Arteta na antevisão à deslocação da sua equipa ao reduto do West Ham, este domingo, num dérbi de Londres.
Acompanhe aqui as incidências do jogo.
"Quando olhamos para o seu passado e vemos de onde veio, ele passou por duas despromoções, é difícil imaginar isso. Mas vimos que ele tem caráter, carisma e personalidade para jogar pelo nosso clube e que tem as qualidades necessárias para a nossa forma de jogar", explicou o treinador espanhol, considerando que o desenvolvimento do guarda-redes "nas duas últimas épocas é excecional".
Ramsdale, que conta três internacionalizações por Inglaterra, fez 12 defesas na Premier League até agora, ficando apenas atrás de David de Gea, do Manchester United, e Nick Pope, do Newcastle, ambos com 13.
O técnico lembrou ainda que o clube procurou proteger o atleta aquando da sua chegada ao clube, altura em que recebeu comentários abusivos nas redes sociais, tendo efrentado as críticas antes mesmo de jogar pelo Arsenal.
"Foi difícil, ele teve de ter algum apoio e nós tivemos de o proteger, mas ele estava pronto para lidar com isso", revelou Arteta.
"Ele sabia que isso ia acontecer, nós discutimo-lo antes", acrescentou o treinador, admitindo ter dito a Ramsdale que este teria "muitos pontos de interrogação" sobre si pelo contexto do qual vinha.