Recorde aqui as incidências do encontro
A equipa de Arteta foi abalada por uma lesão do defesa neerlandês Jurrien Timber no treino de sexta-feira. Como se não bastasse, o lateral italiano Riccardo Calafiori juntou-se ao crescente boletim clínico ao contrair um toque durante o aquecimento antes do duelo com o Brighton.
Ben White e Cristhian Mosquera também ficaram de fora, pelo que Myles Lewis-Skelly foi chamado para lateral-esquerdo e o médio inglês Declan Rice começou a partida como lateral-direito. Apesar dos problemas físicos, o Arsenal somou a terceira vitória consecutiva na liga pela margem mínima, recuperando a liderança ao Manchester City, que tinha vencido por 2-1 em Nottingham Forest algumas horas antes.
"O que mais me agrada é que estamos a passar por muitos problemas e a lidar com eles de forma incrível. Ontem (sexta-feira) perdemos o Jurrien e hoje (sábado) perdemos o Calafiori no aquecimento. O Declan teve de jogar a lateral-direito e viram a exibição que fez. É este o espírito e é esta a vontade dos nossos jogadores. Falei com o Declan e disse-lhe que tinha de jogar ali e ele respondeu: 'Está bem. Aceito o desafio. Vou dar o meu melhor'. É uma atitude fantástica de se ver", afirmou o técnico espanhol.
O Arsenal tem sofrido bastante com lesões nos últimos 18 meses, com o avançado brasileiro Gabriel Jesus a regressar recentemente após quase um ano afastado dos relvados.
"Tivemos de sofrer"
Kai Havertz continua indisponível, enquanto o defesa brasileiro Gabriel Magalhaes entrou na segunda parte, reforçando as opções defensivas de Arteta, naquela que foi a sua primeira aparição desde o início de novembro.
"Neste momento já sobrevivemos seis meses, por isso vamos ver. Faltam mais cinco meses e meio. Esperemos que as coisas melhorem. Hoje recuperámos o Gabriel (Magalhães) mais cedo do que o previsto. Só conseguimos controlar o que fazemos, e estamos a fazer muitas coisas bem. Precisamos de melhorar para conseguir uma vantagem maior e precisamos de recuperar jogadores para garantir que todos se mantêm frescos. Jogar de três em três dias vai ser um desafio", atirou.
O Arsenal estava confortável depois de Martin Odegaard ter inaugurado o marcador com o seu primeiro golo da época na primeira parte, antes de um autogolo de Georginio Rutter ter aumentado a vantagem após o intervalo.
Mas Diego Gomez reduziu a diferença aos 64 minutos e David Raya teve de fazer uma excelente defesa a remate de Yankuba Minteh para segurar a vitória nos instantes finais.
"Muito satisfeito com a exibição. Fomos muito dominadores, tanto individual como coletivamente. Criámos muito perigo, mas a diferença no resultado devia ter sido bem maior. Com a quantidade de situações e oportunidades claras que criámos, nunca devia ter ficado 2-1. Mas é assim a Premier League. Eles marcaram no primeiro remate e depois o David (Raya) teve de fazer uma grande defesa", analisou.
"Todos queremos ganhar tanto. Devíamos ter feito o terceiro golo e aí tudo teria sido diferente. Não conseguimos, por isso tivemos de sofrer um pouco mais", finalizou.
O Arsenal volta a jogar na terça-feira, num duelo crucial frente ao rival pelo título Aston Villa, no Emirates Stadium.
