Mais

Arteta rendido ao talento de Dowman: "Só apetece abraçá-lo, ajudá-lo"

Dowman aplaude aos adeptos do Arsenal
Dowman aplaude aos adeptos do ArsenalHENRY NICHOLLS / AFP

O treinador do Arsenal, Mikel Arteta, explicou os cuidados necessários na gestão de Max Dowman.

Acompanhe as incidências da partida

O médio, de apenas 15 anos, pode ser titular esta quarta-feira na partida da Carabao Cup contra o Port Vale.

Na conferência de imprensa de antevisão, Arteta afirmou: "Bem, provavelmente estamos a aprender com ele. Antes de mais, é preciso preparar e compreender muito bem a nova realidade que enfrenta e todas as mudanças na sua vida. Por isso, temos de ajustar os seus horários, adaptar a sua educação, talvez até a sua rotina e o tempo que passa com a família".

"A alimentação é diferente, os padrões de sono mudam, a carga de treinos também, tal como a quantidade de informação, pressão e exposição. Portanto, há muitos fatores a gerir. Além disso, soma já muitos minutos em campo com equipas muito diferentes".

"Temos de ser cautelosos e é isso que estamos a tentar fazer da melhor forma possível: encontrar o equilíbrio para manter o Max o mais ligado possível à equipa principal, porque ele é, sem dúvida, um jogador que pode ajudar o grupo. Mas, exatamente por isso, é necessário encontrar a mistura certa de minutos, como aconteceu recentemente com os sub-23 e com a seleção inglesa, para que ele ganhe experiência e, quando for chamado para jogar connosco, esteja preparado", concluiu.

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

"Todos gostam dele"

Arteta foi questionado sobre a primeira vez que Dowman passou a bola por entre as pernas de um colega mais experiente durante um treino.

O técnico respondeu: "No início, a reação foi imediata: ‘dá-lhe uma pancada!’. Essa foi a primeira. Mas o Max, para ser justo, esteve excelente - aguentou e seguiu para a próxima. É natural que se leve para o lado pessoal: alguém que tinha 14 anos no ano passado, de repente começa a fazer certas coisas aos jogadores... e agora todos gostam dele".

"Só apetece abraçá-lo, ajudá-lo. Ele é um rapaz muito simpático e muito querido por todos aqui. Isso traz responsabilidade: cuidar de alguém com esse talento e garantir que fazemos tudo o que é preciso para lhe dar a melhor oportunidade de desenvolver o seu potencial. É apenas isso."