A vitória do Leeds por 6-0 sobre o Stoke no início do dia significou que eles tiveram que esperar para ver se o Burnley conseguiria criar uma distância inabalável para os dois primeiros colocados da Championship.
Os comandados de Daniel Farke sabiam que voltariam à primeira divisão se o Sheffield United não conseguisse vencer o Burnley, segundo colocado, no jogo da noite.
Dois golos do capitão e melhor marcador do clube, Josh Brownhill, foram suficientes para selar a vitória do Burnley, que sofreu apenas 15 golos em todo o campeonato, faltando apenas dois jogos para o final.
O Leeds e o Burnley estão empatados no topo da tabela com 94 pontos, mas o Leeds tem uma diferença de golos muito superior, apesar do excelente registo defensivo da equipa de Scott Parker.
O Leeds, que jogou pela última vez na Premier League na temporada 2022/23, sofreu a agonia da derrota para o Southampton na final do play-off do Championship da temporada passada em Wembley.
O Sheffield United estava na luta pelo título até à recente perda de forma, com três derrotas consecutivas, o que obrigou a equipa de Chris Wilder a contentar-se com um lugar no play-off após a derrota.
Além dos Blades, os restantes lugares do play-off estão a ser preenchidos por Sunderland, Bristol City e Coventry, embora Middlesbrough, Millwall e Blackburn ainda tenham hipóteses de entrar.

Sporting encaixa 10 milhões de euros
A subida do Burnley significa desde logo um encaixe para o Sporting. Aquando da cedência de Marcus Edwards aos ingleses, foi negociado uma verba de 10 milhões de euros para transformar o acordo em definitivo caso o clube garantisse a subida à Premier League, objetivo que foi alcançado.
Desse valor, o Tottenham tem direito a 3,5 milhões de euros, já que detém 35% do passe do jogador.
Desde que assinou pelo Burnley, Marcus Edwards soma dois golos e uma assistência em 15 jogos.
