Os tremores no solo foram registados por cientistas da Universidade de Liverpool durante a goleada por 5-1 que garantiu aos Reds o título da Premier League.
Os dados revelaram que os 60.415 adeptos presentes no estádio provocaram seis eventos sísmicos com magnitudes entre 0,7 e 1,75 na escala de Richter.
O tremor mais significativo foi causado pelo golo de Alexis Mac Allister, aos 24 minutos da primeira parte, que colocou o Liverpool em vantagem por 2-1. Mac Allister fez literalmente a terra tremer, com um sismo de 1,74 na escala de Richter.
O segundo maior abalo, medido em 1,60, ocorreu após o golo de Mohamed Salah, marcado em frente à icónica bancada Kop, na segunda parte.

Farnaz Kamranzad, uma das investigadoras responsáveis pelas medições, afirmou ao site oficial do Liverpool que a experiência “é um grande lembrete de que a geociência pode captar a energia da emoção humana de formas poderosas e surpreendentes”.
“Foram pequenos sismos, não suficientemente fortes para serem sentidos nas bancadas, mas poderosos o bastante para deixar uma marca clara e duradoura em Anfield. Cada celebração deixa um rasto sob os nossos pés, uma impressão digital sísmica de alegria coletiva, inscrita na memória da Terra muito depois do apito final”, acrescentou.
