Confirmado: Liam Rosenior vai ser apresentado como treinador do Chelsea esta segunda-feira

Liam Rosenior vai suceder a Enzo Maresca no comando do Chelsea
Liam Rosenior vai suceder a Enzo Maresca no comando do ChelseaJUSTIN SETTERFIELD / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

Esta segunda-feira, o Chelsea deverá anunciar oficialmente a chegada de Liam Rosenior ao comando dos Blues. O inglês abandona assim Estrasburgo, um ano e meio depois de ter chegado à Alsácia.

Não é uma surpresa. Após a saída de Enzo Maresca de Londres, o nome de Liam Rosenior estava em destaque em todas as conversas. Treinador que se destacou ao serviço de uma equipa do grupo BlueCo, vai assinar, juntamente com os seus adjuntos Khalifa Cissé e Justin Walker, pelo Chelsea, esta segunda-feira, segundo informações do L'Equipe. Deixa o Racing Club de Estrasburgo, menos de dois anos após a sua chegada.

Graças a Rosenior, um plantel jovem conseguiu garantir lugares europeus na época passada, para disputar a Liga Conferência. Este ano, voltou a colocar a equipa alsaciana no top 5 durante boa primeira metade da temporada, mas apesar de os alsacianos terem terminado no topo da fase de grupos, atravessam uma série negativa na Ligue 1, sem vitórias desde 9 de novembro (3 derrotas e 2 empates) e ocupam a 7.ª posição na classificação, a 8 pontos do pódio.

Para que a transferência se concretize, o Chelsea terá de pagar uma indemnização. Os Blues, 5.º classificados na Premier League, depois de terem arrancado um empate este domingo frente ao Manchester City, recebem agora um treinador inexperiente num clube desta dimensão.

Agora, o Estrasburgo terá de encontrar um novo treinador. Vários nomes são apontados: Eric Ramsay (33 anos, Minnesota FC, antigo treinador da equipa B do Chelsea), Brian Barry-Murphy (47 anos, Cardiff, ex-treinador da equipa B do Manchester City), Callum McFarlane (33 anos, treinador dos sub-21 do Chelsea) e o português Filipe Coelho (adjunto de Rosenior).

O L'Equipe acrescentou este domingo à noite mais um nome: o antigo treinador do Bournemouth (2022-2023) e do Wolverhampton (2023-2024), atualmente comentador na BBC, Gary O'Neil (42 anos).